1º Dia - ORIGEM / TEFÉ / RESERVA MAMIRAUÁ / RECONHECIMENTO DO ENTORNO E APRESENTAÇÃO
Os visitantes serão recebidos no aeroporto de Tefé (Companhia Azul). Caso seja de interesse do visitante, poderá ser realizado um sobrevoo (opcional e terceirizado, contratado pelo próprio visitante) para rastrear o sinal VHF das onças e se maravilhar com a beleza da planície amazônica, na companhia de pesquisadores do Projeto Iauaretê. Após sobrevoo ou diretamente após chegada em Tefé, os visitantes seguirão para o porto da cidade. Lá pegarão um barco que os levará para a Pousada
Uacari. Depois de viajar pelo rio Solimões por mais ou menos uma hora, os visitantes chegarão à Pousada Uacari. Durante o percurso será possível avistar animais aquáticos como o boto-vermelho (Inia geoffrensis) e o tucuxi (Sotolia fluviatilis). A Pousada Uacari está localizada estrategicamente em uma área riquíssima em fauna, próxima ao lago Mamirauá, no meio da Reserva. Essa gigantesca unidade de conservação protege mais de 1.124.000 hectares de floresta, rios e lagos e é habitat de diversas espécies raras e ameaçadas, algumas dessas encontradas somente dentro ou no entorno dos limites da reserva, como os impressionantes macaco-uacari-branco (Cacajao calvus calvus) e o macaco-decheiro-de-cara-preta (Saimiri vanzolinii). A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá não é somente um projeto bem-sucedido de conservação, mas também um projeto pioneiro que envolve a população local e permite que ela se beneficie da conservação da biodiversidade. Após o check-in, os visitantes terão uma oportunidade de explorar o entorno da Pousada para se habituar à floresta alagada e auxiliar os pesquisadores na instalação de armadilhas fotográficas nas trilhas para a captura de imagens dos animais, que serão apresentadas no final do programa. Após o jantar, haverá uma pequena apresentação sobre a Reserva Mamirauá, Pousada Uacari e o projeto Iauaretê. No final, irão conversar sobre a programação dos próximos dias.
Almoço e jantar;
Pernoite na pousada.
2º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / ATIVIDADES DE PESQUISA / APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. O pesquisador estará em uma canoa à parte com o receptor VHF. Os hóspedes também poderão manusear o receptor e ajudar a encontrar a misteriosa onça. Será respeitada uma distância mínima de segurança. Os objetivos são contemplar o maior felino do continente americano, tirar fotografias, contribuir com a pesquisa e aprender sobre seu comportamento e modo de vida. Durante a tarde o turista será envolvido em uma das atividades de pesquisa rotineiras do Projeto Iauaretê, como a inspeção das armadilhas-fotográficas instaladas nas árvores. O objetivo é captar imagens de animais e de vestígios da presença dos felinos, como por exemplo, restos de caça ou de carcaça de animais. Após o jantar será exibido o documentário “The Trapper”.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.
3º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / OBSERVAÇÃO DO PÔR DO SOL NO LAGO MAMIRAUÁ
Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. À tarde o grupo visitará o lago Mamirauá para observar o lindíssimo pôr-do-sol no lago. No caminho até a cabeceira do lago é possível avistar o macaco-uacari (Cacajao calvus calvus), jacaré-açú (Melanosuchus niger), alencorne (Anhima cornuta), cigana (Opistocomus hoazin), periquito-estrelinha (Brotogeris sanctithomae) e muitas outras aves.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.
4º Dia - EM BUSCA DAS ONÇAS / VISITA ÀS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Após o café da manhã o grupo sairá a campo para procurar as onças. À tarde o grupo poderá visitar uma das quatro comunidades que recebem hóspedes da Pousada Uacari: Boca do Mamirauá, Caburini, Sítio São José e Vila Alencar. Na comunidade eles terão a oportunidade de conhecer de perto como vivem os ribeirinhos. Nos caminhos de ida e volta, poderão procurar as preguiças-bentinho (Bradypus variegatus), uma das principais presas da onçapintada. Após o jantar, os visitantes poderão ver as imagens das armadilhas fotográficas.
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite na pousada.
5º Dia - RESERVA MAMIRAUÁ / TEFÉ / ORIGEM
Nesta última manhã, caso haja tempo, os visitantes poderão sair para um pequeno passeio após o café da manhã. O check-out será realizado e os visitantes seguirão para a cidade de Tefé, onde serão deixados no aeroporto (de acordo com o horário de voo da Azul) ou no hotel.
Obs.: a programação pode variar conforme condições climáticas e a movimentação das onças.
Café da manhã;
Sem pernoite incluso.
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.