Caminho de Santiago: a maior rota de peregrinação da Europa

Com 1.200 anos de existência o Caminho de Santiago de Compostela é a mais tradicional e importante rota de peregrinação da Europa. É chamado também de Caminho de Santiago ou Caminho de Compostela pelos mais íntimos.

Embora Santiago tenha sido um Apóstolo, o Caminho de Santiago não é um caminho exclusivamente católico. As pessoas o procuram pelas mais diferentes razões: autoconhecimento, busca interior, turismo, lazer, cultura, gastronomia e também religião.

Caminho de Santiago - Igreja de Santa Maria de Eunate

Caminho de Santiago - Igreja de Santa Maria de Eunate

O Caminho de Santiago e seu significado

Seja qual for a razão, é uma experiência inesquecível. É impossível sair ileso. Ao longo destes 21 anos e uma convivência diária com peregrinos, afirmo com certeza: a pessoa que vai não é a mesma que volta.

Cada um a seu tempo e do seu jeito sentirá seus efeitos.

Aprendizados como desprendimento material, momentos de reflexão e introspecção, contato com a natureza. Valorizar o amor, a amizade e a fraternidade. Prestar atenção aos pequenos sinais, perceber a importância e leveza da simplicidade são apenas algumas lições que aprendemos no Caminho.

Caminho de Santiago - Peregrinos

Caminho de Santiago - Peregrinos

  

Quem foi Santiago?

Tiago, também conhecido como Santiago Maior foi um dos Apóstolos mais próximos a Jesus.

Quando Jesus foi crucificado, precisou fugir de Jerusalém e passou cerca de quinze anos pregando na Espanha, na região da Galícia. Quando retornou à Jerusalém, o rei Herodes mandou decapitá-lo e jogou seus restos mortais pelas muralhas da cidade. Seus discípulos recolheram seus restos mortais o enterraram onde hoje é a cidade de Santiago.

Caminho de Santiago - Santiago de Compostela

Caminho de Santiago - Santiago de Compostela

Por volta do ano 800, um camponês viu um facho de luz vindo do céu e iluminando um determinado ponto. No local foi construída uma pequena capela, onde hoje está a Catedral de Santiago.

Após a descoberta e divulgação do achado tiveram início as peregrinações para visitar o túmulo do Apóstolo Santiago, tornando-se uma das mais antigas e tradicionais rotas de peregrinação.

 

Porque fazer o Caminho de Santiago

Não existe uma razão única. O que percebo em meu contato diário com peregrinos e futuros peregrinos é que as razões que mais os motivam são a busca pela individualidade, a possibilidade de estar consigo mesmo, ter um momento só seu, repensar a vida ou pelo simples prazer de caminhar.

Tem uma máxima peregrina que diz: “quando você pensa no Caminho é porque você já está no caminho”.

Caminho de Santiago - Trilha

Caminho de Santiago - Trilha

Um dos fatores impeditivos é o receio de se lançar ao desconhecido em terras estranhas, com idioma e hábitos diferentes, a total falta de informações e experiência em caminhadas de longa distância, o que levar, falta de companhia ou mesmo a questão financeira.

Portanto se você leu este artigo e sentiu os olhos brilharem e o coração bater mais forte, não estranhe o friozinho na barriga – é normal e eu também senti. Prepare-se chegou o seu momento!

Respire fundo, informe-se com um de nossos consultores e venha viver esta experiência.

Tenha certeza de que você não será mais a mesma pessoa.

Venha com a Pisa Trekking para Santiago de Compostela! Confira aqui nossos pacotes para viver essa experiência, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia outros textos:

 

Sobre o Autor:

José Palma percorreu o Caminho de Santiago em 1996. Empresário que simplificou sua vida vivendo a rotina deste imenso universo peregrino. É idealizador do Caminho do Sol e autor do livro “Relatos de um cajado.”  Desde 2007 publica artigos semanais sobre “caminhos&caminhantes”, no Jornal TRIBUNA de Piracicaba. É Confrade da Ordem de Santiago, Embaixador CURTLO e consultor da PISA Trekking para o Caminho de Santiago.

 

Sobre a Fotógrafa:

Catarina Florêncio é fotógrafa profissional há 30 anos e percorreu o caminho de Santiago de Compostela em 2006, nos meses de maio e setembro. Todo o percurso Francês (800 km) foi percorrido em duas etapas em função dos problemas que teve nos pés. Com sua máquina profissional que levou para o caminho fez muitas fotos. Desde então começou a fazer exposições fotográficas sobre o tema. Ganhou um concurso de fotografia entre mais de 100 fotos, e foi convidada pelo SESI para fazer uma exposição itinerante em todo o estado de São Paulo durante 4 anos (2012 a 2015), e em 2009 foi convidada pela Universidade de Compostela a participar e registrar o curso sobre o caminho de Santiago. Também percorreu o caminho de Santiago (trecho Aragonês) em 2007, e em 2008 e 2009 fez outros trechos na França.

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Caminho de Santiago: a maior rota de peregrinação da Europa

Deixe uma resposta