Dica de Viagem: Principais pontos turísticos da África do Sul, além dos Safáris

A África do Sul é um dos destinos mais diversos de seu continente. Muito mais do que só os safáris típicos africanos, a região oferece cidades modernas, costas paradisíacas e até vinícolas reconhecidas internacionalmente. Para conhecer as opções além dos safáris, hoje o Blog Vida ao Ar Livre mostra os principais pontos turísticos da África do Sul.

Turismo na África do Sul: CAPE TOWN

Para começar bem a lista, falaremos de uma das três capitais do país. E não pense que Cape Town vive apenas de política; a cidade transborda natureza da montanha ao mar.

Cape Town - Vista para a Table Mountain - Os principais pontos turísticos da África do Sul

Cape Town - Vista para a Table Mountain

  • Montanha:

Quando o assunto é montanha, não há quem bata a Table Mountain, um imenso platô que pode ser visto de diversos pontos da cidade. E para subir os 1.000m de altura, você pode apreciar uma vista de teleférico ou se aventurar por uma hora de caminhada. Seja lá a forma que escolher, a vista das praias e casas ao fundo vale todo esforço.

Se você estiver inspirado com as grandes alturas, suba também a Lion’s Head, a segunda montanha mais alta da cidade. E para terminar o dia, passe pelo Signal Hill, que inicialmente servia como posto de sinalização para os navios próximos, e hoje oferece uma das vistas mais disputadas do pôr-do-sol. Até difícil pensar que as três estejam a menos de 5km de distância do mar.

 

Cabo da Boa Esperança - Os principais pontos turísticos da África do Sul

Cabo da Boa Esperança

  • Mar:

Falando nele, as praias daqui encantam justamente por esse contraste de altitudes, visto agora de baixo. Afinal, imagine colocar suas coisas na areia, e ter uma formação rochosa incrível compondo a paisagem. Na praia Camps Bay, os Doze Apóstolos se misturam às casas à beira mar e formam um cenário único.

Outra praia bastante especial é a de Boulders, que fica a uma hora de carro de Cape Town. Pense que nela você encontrará pinguins! Sim, uma espécie das aves da Antártica, os Jackass, descansam e tomam sol nas areias sul-africanas. Aliás, em todo continente africano, esse é o lugar onde nós humanos podemos chegar mais próximos dos bichinhos.

E para completar a trinca marítima, descemos mais 30min em direção ao Cabo da Boa Esperança, região muito disputada pelos antepassados europeus. Nos tempos modernos, as águas turbulentas do encontro dos Oceanos Atlântico e Índico traz pelo menos 25 naufrágios no currículo. Além disso, os penhascos e vento forte do “Cabo das Tormentas” ajudam a criar a mística e imponência desse último canto do mar.

 

Cape Town - Os principais pontos turísticos da África do Sul

Cape Town vista do alto

  • Cidade:

No meio dessa natureza toda, a civilização chegou e deixou algumas construções atraentes. A primeira delas é o V&A Waterfront, que além de prédios residenciais, traz um complexo de restaurantes, cafés, shopping, artesanato, museus, aquário e até roda gigante. Bastante coisa para que você possa voltar outros dias e descobrir lojinhas que não tinha visto antes. E o melhor, praticamente um píer, já que tudo é à beira-mar.

Ali perto fica Bo Kaap, um bairro conhecido pelas casinhas coloridas. Mas muito mais do que o visual, o interessante aqui é conhecer a história. Não só você verá mesquitas e pessoas de turbante dos migrantes malaios vindos no século XVII, como também entenderá que as paredes pintadas pelos próprios moradores depois do apartheid simbolizam e celebram a diversidade racial.

E para encerrar (um recorte) dos atrativos de Cape Town, conheça também o Kirstenbosch Botanic Gardens. Fundado em 1913, ele é um dos maiores jardins botânicos do mundo e Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2004. São cerca de 7.000 espécies de plantas muitas vezes em risco de extinção. Caminhe, tire fotos, faça um piquenique e com sorte, no meio disso tudo, você encontra a king protea, a flor nacional do país.

Conheça aqui os roteiros em Cape Town.

 

Vinícolas - Os principais pontos turísticos da África do Sul

Vinícolas

Turismo na África do Sul: VINÍCOLAS

Depois de ir dos céus às águas em único dia, é hora de um refresco. Para isso, nada melhor do que um bom vinho. E se você acha que só França, Itália, Chile ou nossos hermanos dominam essa arte, saiba que os sul-africanos já vem se destacando há alguns anos entre os enólogos de plantão.

A 40min de Cape Town, Stellenbosch e Franschhoek são duas das principais cidades em produção de vinho da região. O diferencial aqui é a uva, a Pinotage, que foi criada e refinada pelos sul-africanos. Sua cor roxa forte dá um vinho bastante escuro, encorpado e com sabor que se prolonga na boca.

Quer dizer, isso é o que dizem! Para tirar a prova, só indo para lá experimentar. E de quebra, conhecer todo o processo de produção das vinícolas. Quem sabe você não pensa em repaginar a adega quando voltar?

Confira aqui o roteiro que passa pelas vinícolas sul-africanas.

 

Rota Jardim - Os principais pontos turísticos da África do Sul

Rota Jardim

Turismo na África do Sul: ROTA JARDIM

Quando o lugar é bonito, até as estradas são de cair o queixo. De Stellenbosch, seguimos para o sul, sentido costa até uma das rodovias mais cênicas do mundo. Imagine cruzar 800km com montanhas fechando de um lado, o mar abrindo de outro e uma flora sempre nova guiando o caminho (que, inclusive dá o nome da rota). Isso quando não dirigimos sobre platôs e o horizonte é o limite.

De Port Elizabeth a Cape Town, algumas das cidades mais interessantes são Knysa, Plettenberg Bay, Oudtshoorn e Hermanus. Knysa pelas torres de arenito que dividem oceano de lago; Plettenberg Bay pelas vistas panorâmicas das escarpas e rios do Parque Nacional Tsitsikamma e, claro, pelo bungee jump mais alto do mundo; Oudtshoorn pelo tour subterrâneo nas Cango Caves e pela corrida de avestruzes no Safari Ostrich Show Farm; e Hermanus para avistar as baleias nos meses de inverno e primavera.

Veja aqui o roteiro que cruza a Rota Jardim.

 

Com essa infinidade de atrativos, está mais do que na hora de você conhecer a África do Sul. O bom é que se você não quiser deixar de lado os animais, vários roteiros conjugam os safáris com os destinos que você conheceu neste texto. E para fazer tudo isso com mais segurança e conforto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos quase dez roteiros diferentes de turismo na África do Sul. Confira aqui estes roteiros e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

 

Leia mais roteiros sobre a África do Sul:

CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta