Dica de Viagem: Onde ficam, como ir e quando ir aos Aparados da Serra

Apesar de grande parte da Mata Atlântica hoje estar concentrada entre São Paulo e Paraná, na faixa da Serra do Mar, podemos encontrar remanescentes em outras áreas do Brasil. Descendo um pouco mais no mapa, os Aparados da Serra misturam esse bioma a florestas de araucária, pampas gaúchos e, os característicos cânions, que dão fama à região, para formar um cenário único e rico no Sul do país. Caso você nunca tenha ouvido falar deles, não se preocupe. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre explica onde ficam, como ir e quando ir para os Aparados da Serra.

Onde ficam os Aparados da Serra?

Fazendo a divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Parque Nacional dos Aparados da Serra se estende por pouco mais de 100km² de área. Mas é impossível programar uma viagem para a região sem lembrar do Parque Nacional da Serra Geral. Isso porque, além deles estarem bem coladinhos um com o outro, enquanto um dos principais cânions (o Itaimbezinho) fica nos Aparados da Serra, um outro (o Fortaleza) fica na Serra Geral.

Dos desfiladeiros de ambos os Parques Nacionais caem cachoeiras como a Andorinhas e o Véu de Noiva, de 200m e 480m, respectivamente. E para termos a melhor vista dos cânions, quedas, vegetação e tudo que a região oferece, você percorrerá trilhas de diversas extensões e dificuldades.

Como ir para os Aparados da Serra?

Como dissemos, Aparados da Serra fica bem na fronteira dos estados sulistas. No entanto, a não ser que você more em Santa Catarina, o Rio Grande do Sul costuma ser a porta de entrada para quem vem do resto do Brasil.

Isso porque de Florianópolis até Praia Grande, cidade catarinense mais próxima do Parque Nacional, serão 300km. Já de Porto Alegre até Cambará do Sul, cidade gaúcha mais próxima, serão apenas 190km. Isso sem contar o charme à parte de cidadezinha de interior que ela tem, com direito a igrejinha, praça e rua principal.

De qualquer forma, vale lembrar que pelas duas vias, você terá que percorrer cerca de 20km em estrada de terra. Como não é qualquer carro que aguenta o tranco, ainda mais num terreno desconhecido, é recomendável contratar um guia que te ajude a explorar a região com segurança. Confira aqui os roteiros que a Pisa Trekking oferece em Aparados da Serra.

Quando ir para os Aparados da Serra?

Tudo depende do tipo de viagem que você quer fazer. No inverno, a temperatura é bem baixa, algumas vezes até negativas. Em contrapartida, as chuvas nessa época são raras e o mais importante é que as chances de nevoeiro são mínimas.

O que é o contrário no verão. Dependendo do dia, a temperatura será muito agradável e perfeita para banhos de cachoeira. No entanto, além de chuvas mais frequentes, os nevoeiros podem acabar fechando a vista dos cânions. Sabendo das particularidades, os Aparados da Serra podem ser visitados em qualquer época do ano.

Agora que já sabe as informações básicas dos Aparados da Serra e, de quebra, da Serra Geral, você está pronto para aventura! Veja aqui todos os pacotes que a Pisa Trekking oferece na região, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia mais textos sobre a região sul do Brasil:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta