Dica de Viagem: Onde fica, como ir e melhor época para visitar o Pantanal

Você sabia que o Pantanal é a maior planície alagada do mundo? Pois bem, os quase 200.000km² compreendem a área de uma Suíça e Portugal juntos só que com uma população predominantemente animal. Em outras palavras, isso significa que é mais fácil você encontrar um jacaré descansando ao sol do que um cidadão qualquer. Não à toa, são 20 milhões deles, número maior do que o encontrado em toda Austrália. E olha, que nem falamos das ariranhas, capivaras, tamanduás, piranhas e muitas outras espécies. Fato é: depois disso tudo, só falta saber onde fica, como ir e a melhor época para visitar o Pantanal.

Onde fica o Pantanal?

O Pantanal é um dos biomas mais ricos em diversidade das Américas. E não nos restringimos ao Brasil porque, apesar de nós sermos detentor de 150.000km², o bioma se estende pela Bolívia e Paraguai. Como o próprio nome diz, é um grande pântano que ganha forma durante o período de chuvas, que alaga toda planície.

No Brasil, ele se situa nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e quase alcança o limite das capitais, Cuiabá e Campo Grande, respectivamente.

Como ir para o Pantanal?

Aliás, são justamente por essas duas capitais que a aventura começa. E para saber por qual delas você deve vir, tudo depende da fazenda, pousada, lodge ou refúgio no qual você escolher ficar hospedado. Sim, não há experiência mais autêntica do que acordar no meio da natureza, servido com comida típica da região e com uma infraestrutura de trilhas, safáris fotográficos e passeios de barco e cavalo.

Ou seja, se a ideia é ficar no Pantanal Sul, em fazendas como a 23 de Março ou a Aguapé, venha por Campo Grande. Se a ideia é explorar o Pantanal Norte, na Araras Eco Lodge ou na Pousada do Rio Mutum, venha por Cuiabá.

É simples! E dessas cidades, você pode deixar a cargo da Pisa Trekking toda a logística por terra, já que muito pouco é asfaltado, várias são as pontes de madeira que você precisará cruzar, muitos aterros represam água das cheias, e se isso não for suficiente, você ainda pode ser surpreendido por animais selvagens pelo caminho. E olha que até carros 4x4 penam, principalmente na época das chuvas. Mas tudo isso é por um motivo: manter a área o mais preservado possível.

Entrada no Pantanal Norte por Cuiabá

Entrada no Pantanal Sul por Campo Grande

Melhor época para visitar o Pantanal?

Com uma riqueza dessas, temos uma boa notícia: o Pantanal te espera de braços abertos o ano todo! Dependendo da época do ano você terá experiências diferentes, o que é ótimo para voltar depois.

Nos meses de seca, de maio a setembro, é a época perfeita para observação de animais. Isso porque como a água é mais escassa, eles se amontoam para matar a sede. É também o momento em que as aves ostentam suas plumagens para conquistar um parceiro para se acasalar. E apesar das árvores se desfazerem das folhas para economizar água, caso vá em meados de agosto, você poderá ver a região tomada pelas cores dos ipês rosa e amarelo.

Já nos meses de chuva, de outubro a maio, é quando a água e vegetação estão no seu ápice e o Pantanal assume a forma como é mais conhecido. Os espelhos d’água estarão por todo lado, inclusive as vezes na própria estrada, o que torna os passeios mais emocionantes. Nessa época, os mamíferos sobem para lugares mais altos, mas em contrapartida, cegonhas e jacarés abundarão quase como pombos.

Em termos de temperatura, na estação seca, a média será de 21ºC, enquanto que na época de chuvas, a temperatura fica na casa dos 32ºC.

Como você pode ver, o Pantanal te aguarda com experiências únicas e marcantes. E uma dica para quem pretende visitar o Pantanal Sul é conjugar a viagem com Bonito, e para quem tanto olhou agora se esbaldar nas águas e atividades do Centro-Oeste. Confira aqui o roteiro que passa pelas duas regiões.

Já quem pretende ir para o Pantanal Norte pode estender a viagem para o Cristalino Jungle Lodge, no norte do Mato Grosso, onde já temos o sul da Amazônia. Ou seja, serão inúmeras outras espécies de borboletas, orquídeas, aves e mamíferos. E tudo com a infraestrutura e pensamento sustentável de um dos lodges mais premiados do Brasil. Veja aqui o roteiro neste santuário amazônico.

E mais uma vez, para uma viagem mais segura e confortável, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos viagens no Brasil e no mundo. Veja aqui algumas opções de pacotes para o Pantanal Sul, e aqui para o Pantanal Norte. Qualquer dúvida é só consultar nossos atendentes e daí pra frente é aproveitar a viagem!

 

Leia outros textos sobre o Centro-Oeste do Brasil:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta