Dica de Viagem: Viagens 2 em 1

Às vezes, você quer que uma viagem renda mais. Talvez, simplesmente queira aproveitar uma passagem aérea. Ou, quem sabe, tirou mais dias de férias e finalmente tem tempo para exercitar o seu lado aventureiro. Ou, então, acha que teria uma experiência cultural muito mais completa se pudesse visitar vários lugares de uma região ao invés de apenas um. Seja como for, que tal encarar um roteiro de viagens 2 em 1 e suprir essa vontade? Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra algumas opções.

Destinos Internacionais
América Latina

Começando lá no extremo norte da América Latina, temos México e Guatemala. Cerca de 4000 anos atrás, era lá que prosperava a cultura maia. Os sítios arqueológicos que sobraram na região são como uma janela para um outro mundo, tantas são as ruínas de estátuas, templos e palácios lá presentes. A cultura atual, porém, também tem o seu lugar no roteiro que une esses dois destinos, bem como a cultura caribenha que também mostra as caras na porção da viagem que se dá no México.

E falando em Caribe, que tal um roteiro que conjuga Costa Rica e Panamá, dois dos principais destinos para quem quer relaxar na praia? A começar pela Costa Rica, testemunharemos a majestosidade do vulcão Arenal, mergulharemos nas águas cristalinas do Parque Nacional Tortuguero e conheceremos a cultura afro-caribenha de Puerto Viejo. Já no Panamá, exploraremos, principalmente, o arquipélago paradisíaco de Bocas del Toro. A viagem se encerra na capital do país, a Cidade do Panamá.

Um pouco mais ao sul do continente, encontraremos Peru e Bolívia. Sabemos que, aqui, os atrativos turísticos são muitos, mas o tempo sempre é pouco! É por isso que selecionamos os principais destinos na região de Cuzco, Machu Picchu e Lago Titicaca e La Paz para otimizar ao máximo os nossos dias.

Uma dosagem de cultura inca com sítios arqueológicos como Sacsayhuaman, Kenko e Tambomachay, chegando ao ápice no Vale Sagrado dos Incas e em Machu Picchu, para depois seguir em direção a Puno, da onde sairemos para visitar o Lago Titicaca e seus arredores, e, por fim, aterrissar em La Paz? Não é para os fracos do coração.

E, para mudar um pouco a paisagem, que tal uma viagem “desertos 2 em 1” com Atacama e Uyuni? O Salar de Atacama é o maior da América do Sul, e conta com mais de 100km de extensão. Já o de Uyuni é o segundo maior, e nele, com sua superfície branca que se estende até onde a sua vista consegue alcançar, você chegará a perder a noção de real e imaginário.

África e Oriente Médio

A África é diversa demais para ser possível eleger uma paisagem que consiga representá-la por inteiro. Mas nada como explorá-la na sua forma mais selvagem, num safari no Quênia e Tanzânia, para ter um gostinho do que ela é capaz. São seis parques e reservas naturais no total, para você observar formas de vida tão livres que você se sentirá como se estivesse assistindo a um documentário da BBC Earth!

Mas se você quer um outro tipo de emoção na sua vida, que tal contemplar as pirâmides num roteiro Marrocos e Egito? No Marrocos, você poderá visitar as Cidades Imperiais. Elas desempenharam extrema importância histórica no período de colonização árabe e hoje formam povoamentos cujas construções todas têm a mesma tonalidade de cor. Já no Egito, além das pirâmides, você poderá conhecer templos milenares na região de Luxor, e ainda observar outros tantos a partir de um cruzeiro no Nilo

E para aproveitar o clima da região, que tal ir além da África e adentrar o Oriente Médio na Jordânia e Líbano? A cidade de Amman, na Jordânia, será o nosso destino principal, pois é a partir de lá que conheceremos atrativos como o Castelo de Ajlun, o Mar Morto e a cidade de Petra. Em Petra, avistaremos o Tesouro, monumento esculpido em rocha e famoso por ter aparecido no filme de Indiana Jones. No Líbano, nosso foco será em visitar sítios arqueológicos greco-romanos e bizantinos.

Escandinávia

Um pouco mais ao norte de tudo e todos, uma viagem 2 em 1 que une Noruega e Finlândia te aguarda. Já pensou em visitar uma fazenda de huskies e caminhar com raquetes nos pés em uma imensidão branca? Ou, que tal, observar a aurora boreal sem precisar se preocupar com o frio, pois você poderá fazê-lo do conforto do seu quarto com teto de vidro? 

Só mesmo na terra do Papai Noel para tudo isso acontecer. Inclusive, você pode se aprofundar nesse folclore e conhecer a vila de Santa Claus, onde fica a oficina e o correio do Papai Noel. E já que você está no fim do mundo mesmo, onde tudo é possível, dê uma passadinha no castelo de gelo Kemi, construído a cada inverno com impressionantes proporções e detalhismo.

Sudeste asiático e Oceania

Em outro canto do mundo, Tailândia, Vietnã e Camboja unem-se para quebrar o padrão e fazer uma viagem “3 em 1”. Prepare-se para ajudar Bangkok a manter a sua posição como cidade que mais recebe turistas no mundo, pois é por lá que você irá chegar. Aproveite para visitar os templos Wat, conhecidos por sua arquitetura única, e os canais que cortam a cidade. Ela não é chamada de “Veneza do Oriente” por nada! 

Depois, seguiremos em direção a Hanói, capital do Vietnã, onde você poderá se esbanjar com pratos típicos do país, como o Pho Ga, sopa de macarrão com frango. O roteiro também inclui um cruzeiro à Baía de Halong e à histórica Ho Chi Minh. Encerre esse bem bolado em Siem Reap, no Camboja, cidade que abriga o mais importante sítio arqueológico do sudeste asiático.

E para fechar os destinos internacionais com chave-de-ouro, nada melhor do que passar 17 dias na Austrália e Nova Zelândia. Atravesse o continente em meio a praias, desertos, gêiseres, vulcões e cenários do Senhor dos Anéis, aproveitando tanto grandes centros urbanos quanto pequenos refúgios selvagens. A diversidade é típica da Oceania, que, em meio a tudo isso, ainda te surpreenderá com fauna e flora que você nunca viu antes.

Destinos Nacionais
Centro-Oeste

Para você, Jalapada parece um nome estranho, como se fosse uma comida feita com um bem-bolado dos melhores ingredientes de determinada região? Bem, é quase isso. Nesse roteiro que une Jalapão e Chapada dos Veadeiros, prepare-se para conhecer algumas das mais belas cachoeiras do Brasil, escondidas numa natureza pura e de beleza estonteante. 

No Jalapão, você poderá fazer canoagem no Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo. Já na Chapada dos Veadeiros, para você ter a correta noção do que significa estar no ponto mais alto do Centro-Oeste, não há lugar melhor do que as Cataratas dos Couros. Lá, o Rio dos Couros despenca em diversas cachoeiras em um grande cânion com cerca de 300m de desnível.

Outra forma de conhecer o Centro-Oeste através de suas paisagens mais famosas é viajar por Pantanal e Bonito. O Pantanal é considerado a maior área úmida contínua do mundo, ocupando cerca de 140.000km². Lá, você terá a opção de se hospedar em uma variedade de fazendas diferentes, sendo uma delas a Fazenda Aguapé, com a opção de aproveitar a área de diversas maneiras. Passeio a cavalo, caminhada, safári fotográfico e focagem noturna são apenas algumas delas!

Em Bonito, os passeios em grutas são a grande novidade. A Gruta do Lago Azul, por exemplo, te recebe com pedras pontiagudas na entrada e te leva a quase 100m de profundidade. No coração desse mundo subterrâneo, você encontra um magnífico lago azul turquesa. Surpresas que você só encontra nos passeios em Bonito.

Nordeste

A Rota das Emoções não recebe esse nome à toa. Nesse roteiro que une Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, você testemunhará o que existe de mais lindo no que se refere a praias, lagoas e dunas. Isso será feito com auxílio de veículos 4x4 e lanchas rápidas já que, afinal, você estará percorrendo três estados brasileiros diferentes.

Nesse roteiro, é importante notar o regime de chuvas da região: de fevereiro a maio ela está presente, e de junho a janeiro não. Em geral, para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é preferível pegar a época logo depois do período chuvoso, quando as lagoas estão mais cheias. Mas, de qualquer forma, a paisagem será magnífica no período que for, apenas de formas diferentes!

No sul da Bahia, outra viagem 2 em 1 dá as caras em Itacaré e Maraú. A grande jogada dessa experiência é a exclusividade que você sente ao chegar na região. Pouco tempo atrás, as charmosas praias de Itacaré nem constavam nos mapas. E essa “preservação” não era apenas no papel: de fato, a Mata Atlântica ainda massivamente presente na região cria uma espécie de microclima, sendo responsável pelas noites fresquinhas e agradáveis.

Em Itacaré, chegar às praias geralmente envolve uma caminhada em meio à mata. Às vezes, por causa da presença da vegetação de manguezal, até colocar o pé na lama é necessário. Para ir de Itacaré a Maraú, similarmente, você também vai ter que passar por alguns trechos de estrada de terra. Mas todo o esforço é recompensado pelas paisagens incríveis que você irá encontrar!

Norte

Para finalizar a nossa lista, apresentamos uma viagem “4 em 1” com Belém, Ilha de Marajó, Alter do Chão e Amazon Juma Lodge. Aqui, você poderá experimentar a Amazônia paraense, que tem sua vantagem sobre as outras “amazônias” devido ao maior contato com a cultura local que ela propicia. 

O ar colonial de Belém. A insuperável coletânea arqueológica da Ilha de Marajó. As praias de águas mornas e doces de Alter do Chão. O conforto proporcionado por um hotel à beira-rio integrado à natureza que o circunda do Amazon Juma Lodge. Todas os indícios apontam para que essa seja uma viagem amazônica completa e inesquecível. E o melhor: ela é.  

Agora que você tem um leque de sugestões para empreender uma viagem verdadeiramente completa, que tal começar a pensar em termos concretos? Para escolher o melhor roteiro para você, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Confira todos eles aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes.

Leia outros textos sobre destinos que se complementam:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta