Para onde viajar no Reveillon?

O fim de ano está chegando, e você ainda não sabe para onde ir. Praia ou montanha? Território nacional ou internacional? Roteiro mais ativo ou contemplativo? As opções são muitas, e as dúvidas maiores  ainda. É por isso que, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te ajuda a decidir para onde viajar no Reveillon. 

Sul da Bahia

Uma caminhada pelo Sul da Bahia é a receita perfeita para começar o ano com o pé direito. E coloca caminhada nisso: são 80km entre as praias de Cumuruxatiba e Trancoso. Mas tanto é a beleza que você encontra ao longo desse percurso, com caminhadas à beira-mar, pernoites em acampamento e muita água de coco, que você vai acabar querendo mais.

Apesar de existirem diversas praias no Sul da Bahia, algumas desertas e outras mais movimentadas, a de maior destaque é, sem dúvida, a Praia do Espelho. Com nome que remete à cristalinidade de suas águas, esta é considerada uma das mais belas praias do Brasil, com corais que produzem uma interessantíssima variação de cores. Também passaremos por outras praias como  Corumbau, Caraíva e Barra do Cahy, esta última nomeada a “primeira praia do Brasil”, por acreditar-se que ela foi a praia descrita por Pero Vaz em sua carta ao rei de Portugal. É muita beleza e história, tudo junto e misturado.

Confira aqui o roteiro de Reveillon para o Sul da Bahia.

Vale do Pati

Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Pati é um cantinho especial dessa imensidão de paredões rochosos, em que toda a majestosidade desse lugar fica escancarada na frente dos seus olhos. A travessia, além de ser a mais antiga da Chapada Diamantina, é considerada a mais bonita do Brasil. Se já não é difícil de acreditar nisso vendo fotos, imagina estando lá de verdade?

São 5 dias de trekking, com opção de fazer um passeio à parte e conhecer a Cachoeira do Buracão, que com seus 100m de queda em forma circular e cânion sinuoso, se tornou um dos principais atrativos da área. Os pernoites se dão em casas de moradores locais, que oferecem quartos e banheiros coletivos, e nos alimentam com refeições típicas deliciosas. Assim, além de apreciar uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, você também ajuda a economia local. Um Reveillon para ser lembrado.

Confira aqui o roteiro de Reveillon para o Vale do Pati.

Itararé

O Vale do Itararé fica a apenas 150km de São Paulo, na divisa com o Estado do Paraná, e é o lugar ideal para comemorar o Reveillon se você quer um passeio especial mas não muito distante. Em Itararé você encontra cânions de mais de 150m de altura, rios, cachoeiras, grutas e uma abundância de natureza, tamanho é o seu esplendor.

A região já foi rota de tropeiros e palco para confrontos históricos. O Morro Chato, por exemplo, foi ponto de observação na Revolução de 1932, e o Rio Itararé foi transposto na Revolução de 1930. Hoje, porém, a região leva uma vida típica do interior. Para encerrar os seus dias de muito banho de cachoeira, deliciosos jantares são servidos, incluindo uma especial ceia de Ano Novo. 

Confira aqui o roteiro de Reveillon para o Vale do Itararé.

Chapada dos Veadeiros

Localizada em Goiás, a Chapada dos Veadeiros é rica em muitas coisas, mas principalmente em quedas d’água. É por isso que, se você quer começar o Ano Novo com energias renovadas, esse é o lugar para se visitar. O seu cartão-postal, os Saltos do Rio Preto, é composto por duas quedas impressionantes: uma de 80m, e outra de 120m.

O Rio dos Couros também ganha destaque ao despencar em várias “etapas” num grande cânion com 300m de desnível, produzindo um festival de cachoeiras e piscinas. Outra paisagem igualmente impressionante, mas diferente de tudo que você já viu antes, é o Vale da Lua, uma formação rochosa que foi esculpida por milhares de anos pelas águas que ali passavam, assemelhando-se a crateras lunares. 

Confira os roteiros de Reveillon para a Chapada dos Veadeiros - Completo, Essencial e Express.

Monte Roraima

O Monte Roraima está lá na divisa entre Brasil, Venezuela e Guiana. Pode ser que a maioria das pessoas não pense em Roraima como um destino turístico ideal para o Reveillon. Ao fazer as expedições ao topo do Monte Roraima, porém, você vai entender porque esse lugar misterioso pode ser tão impressionante.

Com 2.723m de altura, o Monte possui fauna e flora bastante inusitadas, contando com jardins pré-históricos e espécies endêmicas  da região. Alguns atrativos imperdíveis são o Vale dos Cristais, onde cristais de todas as formas e tamanhos podem ser encontrados no chão, e o Ponto Tríplice, onde um totem triangular marca o encontro das fronteiras dos três países. Uma viagem para o Monte Roraima é como uma viagem no tempo, e ao chegar no cume, você vai se sentir no topo do mundo. 

Confira os roteiros de Reveillon para o Monte Roraima - Circuito Mágico Makunaima e Circuito Místico Catedral

Chapada das Mesas

O Nordeste não se resume às suas praias, e a Chapada das Mesas, no Maranhão, está aí para provar isso. O seu nome deriva das diversas formações rochosas que despontam do cerrado, lembrando mesas de diversos tamanhos e formatos. Dito isso, não é porque você está longe da praia que também está longe da água! A região é rica em cachoeiras e poços cristalinos .

A Cachoeira Santuário da Pedra Caída, por exemplo, é uma das mais famosas da região e considerada uma das mais bonitas do Brasil. Com 46m de queda, fica escondida dentro de um cânion, e o seu acesso se dá por meio de uma caminhada de 600m através de uma grande falha geológica com paredões de 50m de cada lado. É uma verdadeira escultura da natureza e que merece ser celebrada numa época do ano tão especial. 

Confira aqui o roteiro de Reveillon para a Chapada das Mesas.

Patagônia

A Patagônia é um destino com paisagens bastante diversas. Você não precisa decidir entre visitar uma região com montanhas nevadas, ou com colinas desérticas ou glaciares, pois é possível encontrar tudo isso em uma mesma viagem de poucos dias. Entre Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, e El Calafate, as opções de passeios são muitas, e cabe a você construir a melhor viagem de Reveillon que consegue imaginar.

Em El Calafate está o Perito Moreno, glaciar quase do tamanho de Buenos Aires e que pode ser conhecido através de um mini trekking sobre a sua superfície de gelo. De lá, também partem passeios para Torres del Paine, parque chileno nomeado a partir de um conjunto de espetaculares montanhas escarpadas, e para El Chaltén, a capital argentina do trekking. Já em Ushuaia, saem passeios para o Canal de Beagle, passando por ilhas de pinguins e leões marinhos, e para o famoso Trem do Fim do Mundo

Confira aqui o roteiro de Reveillon para a Patagônia.

Atacama

O Deserto do Atacama está longe de ser um destino monótono. A sua infinidade de areias, que denotam um lugar intocado pelo tempo, é quebrada por lagos que abrigam flamingos andinos, cavernas e cordilheiras de sal, formações geológicas diferenciadas, encontradas principalmente nos Vales da Luna e da Morte, e ainda tantos vulcões e gêiseres. É um lugar de encher os olhos. 

O ponto de partida para a maioria das atividades é a cidade de San Pedro de Atacama. Além de ser possível fazer um roteiro que abrange um pouco de todos os atrativos do Deserto, também é possível se dedicar à subida de um de seus vulcões, como o Vulcão Toco, de 5.640m. Essa ascensão envolve uma caminhada por sua encosta, que pode não ser bem uma escalada, mas certamente é íngreme. Nada mal para um começo de ano!

Confira aqui os roteiros de Reveillon para Atacama - Tesouros do Deserto e Vulcão Toco.

África do Sul

Para uma viagem de Reveillon verdadeiramente selvagem, nada melhor do que um safári na África do Sul. O Kruger National Park é considerado um dos melhores parques para safáris, abrigando, em seus quase dois milhões de hectares, animais como leões, leopardos, elefantes, rinocerontes, girafas e zebras. A depender do dia da saída da viagem, a sua hospedagem pode ocorrer em um dos três seguintes lodges, localizados em reservas privadas dentro do parque: Shiduli Private Game Lodge, Kapama River Lodge ou Moditlo River Lodge.

E aproveitando que você já está na região, uma passadinha em Cape Town também nunca é demais. Situada na base da Table Mountain, é a “capital legislativa” do país, e considerada a cidade mais bonita da África. Você pode usar o seu tempo livre para conhecer suas praias, montanhas e marcos históricos. Aqui, as hospedagens podem se dar no Holiday Inn, no Southern Sun Waterfront ou no Park Inn Foreshore.

Confira aqui o roteiro de Reveillon para a África do Sul. 

Mendoza

E para encerrar o ano com estilo e requinte, que tal passar o Reveillon na província argentina do vinho, Mendoza? Existem mais de mil bodegas espalhadas pela região, que oferecem vinhos que vão dos mais populares aos mais sofisticados, todos com uma personalidade única. Aproveite para saber mais sobre os processos de suas fabricações, e saia de lá um verdadeiro connoisseur.

No verão, as atividades de aventura na região são favorecidas: é possível fazer ciclotursimo pelas vinícolas e rafting pelas águas geladas do Rio Mendoza. Mas dá para ir para Mendoza e não guardar um tempo para avistar os picos nevados das suas incríveis montanhas? Claro que não! Por estar localizada no pé da Cordilheira dos Andes, essas paisagens são abundantes. Algumas atrações imperdíveis são Potrerillos, Uspallata, Puente del Inca, e, claro o Monte Aconcágua, a montanha mais alta fora da Ásia.

Confira aqui o roteiro de Reveillon para Mendoza.

Agora que você já sabe para onde viajar no Reveillon, não perca tempo e agende o seu passeio! Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Escolha o ideal para você aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e aproveite!

Leia mais textos sobre épocas para viajar:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 330 outros assinantes

Deixe uma resposta