Principais dicas sobre Alter do Chão

Alter do Chão é uma vila que ganhou fama após ter sido eleita pelo jornal inglês The Guardian como o destino de praias mais bonito do Brasil. Apesar do seu estilo simples e pacato, a natureza que a circunda é exuberante, indo muito além das praias elogiadas pelo jornal. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta as principais dicas sobre Alter do Chão.

Onde fica Alter do Chão?

A vila de Alter do Chão está localizada no oeste do Pará, dentro do município de Santarém, na margem direita do Rio Tapajós. Além de contar com diversas praias fluviais de águas mornas e doces, a região também é uma porta de entrada para a Amazônia, contando com um dos trechos mais bem preservados da floresta.

A melhor maneira de ir para Alter do Chão partindo de São Paulo é por avião, em um vôo com duração de quase 6 horas e cujas escalas geralmente ocorrem em Brasília, Belém ou Manaus. E chegando ao Aeroporto de Santarém, ainda é preciso percorrer uma distância de 33 km até Alter do Chão.

Melhor época para visitar Alter do Chão?

A melhor época para visitar Alter do Chão depende da experiência que você deseja ter. O verão amazônico ocorre de agosto a janeiro, e essa é a época mais popular entre os turistas. Durante o período de seca, o nível do rio está mais baixo, começam a aparecer as praias de areias branquinhas e finas, e os dias estão sempre ensolarados - essa é a visão clássica que se tem de Alter do Chão.

Já entre os meses de fevereiro a julho há o inverno amazônico, correspondente ao período de chuvas. As praias desaparecem, assim como boa parte dos turistas. Porém, o cenário se torna até mais bonito: os níveis dos rios aumentam, e os igarapés se enchem, permitindo passeios em meio ao ambiente amazônico, que nessa época está ainda mais cheio de vida. 

O que fazer em Alter do Chão?

Uma das principais opções do que fazer em Alter do Chão é visitar a Ilha do Amor. Essa ilha, na verdade, é um banco de areia separado da vila apenas por uma estreita faixa de água, que pode ser atravessada a nado ou de barco, dependendo da época do ano. A praia é repleta de quiosques e mesinhas espalhadas pela areia, sendo que o principal espetáculo ocorre no fim de tarde, quando é possível observar o pôr-do-sol sobre o Rio Tapajós.

A Ponta do Cururu também oferece um fim de tarde espetacular. Essa é uma fina e longa ponta de areia que avança sobre a água, servindo como um ótimo ponto de observação de botos que gostam de brincar no rio durante o cair da noite. Ao contrário da Ilha do Amor, esse local conta com pouca infraestrutura, ficando praticamente vazio durante o dia.

Para uma visão mais abrangente, é possível seguir uma trilha que leva até o topo do Morro da Piraoca, o ponto mais alto de toda a região. De lá, consegue-se avistar toda a região que circunda a vila de Alter do Chão, tomada por vegetação amazônica, bem como alguns pontos mais conhecidos como o Lago Verde, o Lago das Piranhas, a Ilha do Amor e a Ponta do Cururu. 

A Floresta Nacional do Tapajós proporciona uma bela mudança de cenário para quem quer ir além das praias. A reserva tem mais de 600.000 hectares, abrigando florestas primárias, igapós, igarapés, praias escondidas e comunidades indígenas que, por vezes, recebem visitantes. Uma delas é a comunidade de Maguari, que abriga 50 famílias, e cuja economia se baseia no uso sustentável dos recursos da floresta. Dentro da floresta é possível fazer trilhas e passeios de canoa ao longo dos igarapés.

Também é possível conhecer Alter do Chão através de um roteiro a bordo, navegando pelas águas dos rios Tapajós, Arapiuns e seus afluentes. Além de estar integralmente conectado à floresta, ouvindo os seus sons e sentindo seu perfume, você também conhece mais sobre a cultura local, através de paradas nas comunidades ribeirinhas e das oficinas de artesanato que são oferecidas lá

No roteiro a bordo também é possível fazer paradas para mergulhos e para trilhas em meio à floresta, que são acompanhadas por guias locais que explicam curiosidades sobre a fauna e flora amazônica.

Onde ficar em Alter do Chão?

Alter do Chão é um destino turístico popular, portanto não faltam opções de pousadas e hotéis para ficar. E como a vila é pequena, também não é preciso se preocupar tanto com a localização da hospedagem; embora, para aqueles que gostam mais da vida noturna e de visitar o comércio, seja indicado pegar uma estadia perto da Igreja Nossa Senhora da Saúde

O Beloalter Hotel é uma opção localizada em uma praia privativa em Lago Verde, a poucos minutos de caminhada da Ilha do Amor. A propriedade é antiga e fica em uma área verde de 10 hectares, contando com vegetação nativa e frutífera, piscina, quiosque com churrasqueira e forno à lenha, e quartos que possuem varandas. Da praia privativa do hotel saem passeios de barco que levam aos igarapés e a expedições de mergulho.

Créditos: Beloalter Hotel - Facebook

Já a Pousada Boutique Vila de Alter oferece uma experiência um pouco mais requintada. Contando com um terreno de 4 mil m², as instalações da pousada estão conectadas por uma passarela em meio à vegetação nativa, aludindo ao compromisso que a pousada tem com a sustentabilidade. As estadias são em bangalôs construídos com tábuas de madeira, enfeitados com artesanatos indígenas da região. Os lençóis são de 400 fios e as toalhas são de algodão puro. 

Créditos: Vila de Alter Pousada Boutique - Facebook

Por fim, o Hotel Mirante da Ilha é o maior hotel de toda a região, estando localizado próximo ao centro, com quartos que dão vista para a Ilha do Amor. Embora as instalações sejam mais simples, ainda há piscina e bar, e o café da manhã ocorre no terraço do prédio, dando vista para toda a paisagem ao redor. Esse hotel tem uma localização incomparável.

Créditos: Hotel Mirante da Ilha

Agora que você já sabe onde fica, melhor época, o que fazer e onde ficar em Alter do Chão, que tal começar a planejar uma viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Pará. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Norte do Brasil:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Um Comentário em: “Principais dicas sobre Alter do Chão

  1. ALTER DO CHÃO
    A Amazônia é o santuário da natureza
    E um pedaço do céu de tanta beleza!
    Para os anjos da guarda da sua defesa,
    Alter do Chão é o altar dessa grandeza!

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

Deixe uma resposta