Depois de um ano difícil, marcado pela pandemia e a quarentena, a vontade de sair de casa e respirar o ar puro da natureza é quase incontrolável. A vantagem é que, em alguns destinos mais isolados e controlados, já é possível fazer isso com segurança. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te apresenta algumas opções de viagens para fazer no Réveillon 2021 e aproveitar o que ainda resta de 2020.
Conteúdo
- 1 Chapada dos Veadeiros
- 2 Chapada das Mesas
- 3 Amazônia - Juma Amazon Lodge
- 4 Jalapão - Volta ao Parque com Trilhas e Rafting
- 5 Península de Maraú - Pousada de Taipu de Fora
- 6 Serra da Capivara - Arqueologia & Natureza
- 7 Expedição Costa Potiguara
- 8 Conheça os nossos roteiros!
- 9 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é considerada um berço de águas devido à grande quantidade de nascentes que ela abriga. Por isso, uma viagem para lá não é completa sem alguns banhos nas cachoeiras e nos rios com águas verde-esmeralda que estão espalhados por todo o seu território. Dos corpos d’água geralmente visitados pelos turistas, os Saltos do Rio Preto, as Cataratas dos Couros e a Cachoeira Loquinhas são os mais conhecidos.
O Vale da Lua também é uma dos principais atrativos deste destino, tendo em vista que o seu solo rochoso foi esculpido pela água ao longo de milhares de anos, dando a impressão de serem crateras lunares. Além de contar com um caráter mais isolado, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros também está fazendo uma escala para impedir que os turistas superlotem a região.
Confira aqui o roteiro para a Chapada dos Veadeiros.
Chapada das Mesas
A Chapada das Mesas é menos conhecida do que a dos Veadeiros, mas um passeio para lá é igualmente gratificante. Localizada no sul do Maranhão, ela é um misto de sertão, bosques de buritizais, cerrado, cânions e quedas d’água que rendem belas fotos e refrescantes banhos de cachoeira.
Um de seus atrativos mais procurados é o Poço Azul, que é uma piscina natural que contém altas concentrações de carbonato de cálcio, o que torna as suas águas extremamente cristalinas e azuis. Esse fenômeno também é observado no Encanto Azul, um lago que fica escondido entre grandes paredões de rocha. Para se deslocar entre um atrativo e outro dentro da Chapada das Mesas é necessário utilizar veículos 4x4, mas às vezes o trekking também rende algumas vistas recompensadoras.
Confira aqui o roteiro para a Chapada das Mesas.
Amazônia - Juma Amazon Lodge
O Juma Amazon Lodge está localizado a 100 km de Manaus, em uma região completamente isolada e integrada à Floresta Amazônica, à beira do Rio Juma. Durante a sua estadia, os guias do hotel te levam para trilhas em meio à mata fechada, com direito a explicações sobre a fauna e flora locais. Também são feitos piqueniques com pratos da culinária regional, e visitas às casas de ribeirinhos.
O Juma Lodge é construído sobre palafitas, ficando na altura da copa das árvores para atender à época de cheia dos rios. O próprio percurso de Manaus até o lodge é uma aventura por si só, ao ser feita com lanchas rápidas e passar pelo famoso Encontro das Águas, onde há a confluência do Rio Negro, com águas escuras, e o Rio Solimões, com água barrenta.
Confira aqui o roteiro para o Juma Amazon Lodge.
Jalapão - Volta ao Parque com Trilhas e Rafting
O Jalapão é uma região praticamente inóspita do leste do Tocantins, marcada pela presença de dunas douradas, rios, fervedouros e as típicas veredas do cerrado. Embora o transporte entre atrativos se dê com veículos 4x4, as trilhas e o rafting permitem que o visitante conheça o parque com maior profundidade e a partir de perspectivas diferentes. Essa é uma das opções de viagens para fazer no Réveillon 2021 mais "dinâmicas".
Os principais cartões-postais da região são o Morro da Catedral, uma “escultura” de 180m de altura que se assemelha a uma catedral, a Serra do Espírito Santo, que é cercada por um longo e extenso platô de arenito, e a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira da região, com 100m de largura e 15m de altura. É aqui também que ocorre o artesanato com capim dourado, conhecido como o Ouro do Jalapão.
Confira aqui o roteiro para o Jalapão - Volta ao Parque com Trilhas e Rafting.
Península de Maraú - Pousada de Taipu de Fora
A Península de Maraú é um destino do litoral sul da Bahia, que tem como principal atrativo as piscinas naturais de Taipu de Fora. As piscinas são formadas por corais e arrecifes que deixam as marés mais suaves, permitindo passeios de stand-up paddle, mergulho de snorkel ou apenas um simples banho de mar.
À beira-mar, também é possível adquirir bebidas e petiscos nos bares que ocupam a orla, para quem prefere relaxar e se bronzear na areia. A Pousada de Taipu de Fora está localizada em frente às piscinas naturais, mas em um ponto da praia sem muita movimentação. Lá há Wi-Fi gratuito e buffet de café-da-manhã.
Confira aqui o roteiro para a Península de Maraú.
Serra da Capivara - Arqueologia & Natureza
A Serra da Capivara é um dos destinos mais interessantes de todo o Brasil, apesar de passar despercebido pela maioria dos turistas que vão ao Nordeste. É lá que está presente a maior concentração de sítios arqueológicos de toda a América, com fósseis de mais de dez mil anos.
Dos mil sítios cadastrados, 173 estão abertos à visitação e se encontram em excelente estado de preservação. E a região também se destaca pelas suas características geomorfológicas, contando com cânions e com a famosa Pedra Furada, que fica dentro do sítio com os vestígios mais antigos do homem pré-histórico na América. Um passeio pela Serra da Capivara também pressupõe longas e prazerosas caminhadas de apreciação da caatinga.
Confira aqui o roteiro para a Serra da Capivara.
Expedição Costa Potiguara
A Costa Potiguara se refere à região paradisíaca que se estende do litoral norte da Paraíba ao sul do Rio Grande do Norte, onde está presente um mosaico de unidades de conservação e reservas indígenas. Se você gosta de caminhar por praias desertas, praticar esportes de aventura, e conhecer mais sobre a história e a cultura do Brasil, esse é o lugar para você.
O povo indígena potiguara está presente nessa região há vários séculos, e, hoje, é possível visitar suas aldeias e aprender mais sobre o seu modo de vida e o seu artesanato. A expedição começa em João Pessoa e termina na Praia da Pipa, passando por vilas de pescadores e oferecendo deliciosas oportunidades de provar a gastronomia local, tomar banhos de cachoeira e dormir ouvindo o som das ondas.
Confira aqui o roteiro de Travessia Costa Potiguara.
Agora que você já conhece algumas viagens para fazer no Réveillon 2021, que tal já agendar o seu passeio? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para dezembro 2020. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre esses destinos: