O que 2020 nos ensinou

O ano de 2020 chegou ao fim, e nós já estamos prontos para dar adeus a todos os desafios que marcaram esse período. Mas a verdade é que 2020 não será esquecido facilmente; afinal, como poderíamos jogar fora todos os aprendizados que tivemos, e todas as provas de resiliência que demonstramos? Neste final de ano, o Blog Vida ao Ar Livre reflete sobre o que 2020 nos ensinou.

Aprendizados de um ano difícil

O Réveillon 2021 será bastante diferente do que foi o anterior. Em 31 de dezembro de 2019, estávamos aguardando ansiosamente o início de uma nova década, fazendo planos ousados e festejando ao lado de amigos e família. O otimismo estava no ar, assim como as diversas oportunidades de mudança e renovação.

Hoje, estamos um pouco mais cautelosos. Além de não podermos mais nos reunir com outras pessoas que não sejam do nosso núcleo familiar, também sabemos que, por mais que nós façamos planos e tenhamos boas intenções, ainda existe a possibilidade de que algo vire as nossas vidas de cabeça para baixo e inviabilize os nossos projetos. 

Isso, porém, não deve nos impedir de continuar sonhando - e, sim, deve nos ensinar a sermos adaptáveis, resilientes e agradecidos. Talvez a sua grande viagem não tenha acontecido, ou o seu negócio tenha fechado com apenas alguns meses de funcionamento. Mas só de termos chegado ao final de 2020 com vida e saúde - em um ano em que muitos não tiveram esse privilégio - podemos nos considerar sortudos.

Esperança para seguir em frente

A pandemia da COVID-19 fez com que nos deparássemos com a fragilidade da vida humana, e nos obrigou a considerar o bem-estar do outro em cada ação praticada. Por trás do uso da máscara e do distanciamento social, sempre havia a consciência de que, se eu não estou fazendo isso por mim, eu estou fazendo por outros que talvez não tenham as mesmas chances do que eu para enfrentar esse vírus.

Em 2020, ouvimos falar sobre a resiliência dos profissionais de saúde, sobre o trabalho incansável dos cientistas para o desenvolvimento de uma vacina, e sobre as diversas iniciativas de ONGs para auxiliar as pessoas que mais foram afetadas por esta crise. Em meio a tanta tristeza, portanto, também tivemos razão para cultivarmos a esperança. 

O mundo mudou bastante no último ano, e nós também nos tornamos mais fortes. Em 2021, estaremos juntos nos renovando e aprendendo cada vez mais. A pandemia ainda não acabou, e ainda será preciso aguentar mais alguns meses de distanciamento social - porém, se cumprirmos com os protocolos de saúde e segurança, poderemos sair desta crise sabendo que fizemos a nossa parte. 

A Pisa Trekking deseja a você um feliz e próspero Ano Novo! Esperamos poder encontrá-lo em mais aventuras em 2021. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes para todo o mundo. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a pandemia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta