Para onde viajar nas Férias de Julho no Brasil?

Está chegando o momento crucial de decidir para onde viajar nas férias de julho. Embora o momento ainda seja delicado por conta da pandemia, existem destinos que oferecem experiências inesquecíveis ao ar livre e não atraem multidões de turistas. Quer aproveitar a alta temporada de maneira segura? Confira para onde viajar nas férias de julho no Brasil.

Aparados da Serra 

Se é de frio que você gosta, não existe opção melhor do que ir ao Sul do Brasil durante as férias de julho e visitar o maior conjunto de cânions da América do Sul. Aparados da Serra é um parque localizado na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que se destaca pelos seus desfiladeiros com paredões verticais que chegam a medir 700 metros. Durante o inverno, o clima é seco, sem chuvas, e as temperaturas ficam em torno de 15°C de dia e 5°C à noite.

Os dois cânions mais famosos da região são o Itaimbezinho e o Fortaleza. Ambos podem ser explorados através de trilhas que percorrem as suas bordas, sendo que o primeiro também conta com uma trilha que vai por baixo, entre os paredões. A paisagem dos cânions é o principal atrativo, mas as diversas cachoeiras, e os passeios de quadriciclo, cavalo, e bicicleta através dos campos de altitude também rendem boas experiências.

Confira aqui os pacotes para Aparados da Serra.

Santa Catarina

Santa Catarina apresenta uma boa receptividade aos roteiros de cicloturismo, abrigando tanto passeios que destacam a cultura local, como é o caso do Cicloturismo no Vale das Cervejas, que inclui paradas para degustação em cervejarias artesanais ao longo do caminho, bem como passeios que valorizam o desafio e o esforço, como o Cicloturismo em Serra Geral, que vai de Urubici, município de maior altitude no estado, até Florianópolis.

Mas quem não anda de bicicleta também tem opções. Em Urubici, é possível fazer um roteiro de aventura, conhecendo os principais atrativos da região, como o Morro da Igreja e a Pedra Furada, através do trekking; ou, então, fazer um roteiro panorâmico, que passa por atrativos um pouco mais distantes, como o Cânion da Ronda e a cidade de São Joaquim, com traslados de carro. Urubici é um dos destinos mais frios do Brasil, e fica ainda mais belo durante o inverno.

Confira aqui os pacotes para Santa Catarina.

Lençóis Maranhenses

Já para quem quer fugir do frio, a melhor escolha é ir para Lençóis Maranhenses. É justamente em julho que esse destino está na sua melhor forma: as chuvas já passaram, mas as lagoas de águas verde-azuladas, que se intercalam com as dunas brancas fofinhas, ainda estão cheias. Uma visita aos Lençóis Maranhenses pode ficar restrita a esse local, ou então ser conjugada com outros destinos no Nordeste.

Quem prefere ficar apenas em Lençóis pode optar por um roteiro mais “tradicional”, com traslados de carros e passeios por rotas turísticas como o Circuito Lagoa Azul, ou então optar pelo roteiro de Travessia, em que os deslocamentos são feitos a pé e passam por vilarejos isolados. Já quem quer fazer uma viagem mais abrangente pode optar pelos roteiros da Rota das Emoções, que também passam por destinos como Delta do Parnaíba, Barra Grande, Jericoacoara, Santo Amaro e Fortaleza

Confira aqui os pacotes para Lençóis Maranhenses.

Amazônia

Em julho, a Amazônia está no seu período de cheia, e esse é o momento ideal para quem quer fazer passeios de barco em meio à floresta, e também observar animais como a onça-parda e a pantera negra, que se refugiam nas árvores para fugir da inundação causada pelo aumento do nível dos rios. Se hospedar em um hotel de selva, como o Uacari Lodge, o Juma Amazon Lodge, o Anavilhanas Jungle Lodge e o Cristalino Jungle Lodge, é a melhor maneira de garantir conforto e imersão na Amazônia.

Embora os hotéis estejam localizados em regiões distintas da floresta, e ofereçam passeios e instalações levemente diferentes, todos compactuam com os princípios de sustentabilidade e garantem bastante contato com a natureza. Para aproveitar ao máximo o período de cheia, também é possível optar por um roteiro de navegação pelo Rio Negro, que percorre o coração da Amazônia durante 4 dias em um navio que mais parece um hotel de charme.

Confira aqui os pacotes para a Amazônia.

Jalapão 

O Jalapão é uma unidade de conservação localizada no Tocantins, que apresenta paisagens que reúnem fervedouros, cachoeiras, dunas e serras. O mês de julho está inserido na época da seca da região, e é o mês ideal para quem quer mergulhar nas águas cristalinas dos fervedouros, ou então fazer travessias que passam pelos principais cartões-postais da região, como a Serra da Catedral e a Pedra Furada.

O Jalapão é receptivo a esportes radicais como rafting e rapel, e existem alguns roteiros, como a Volta ao Parque e as Travessias Jalapoeiras, que reforçam esse aspecto mais “ativo” do destino. Outros, como o Jalapão 360° e o Safári no Jalapão, são mais contemplativos e buscam ressaltar as belezas da região. 

Confira aqui os pacotes para o Jalapão.

Pantanal

O Pantanal é o destino ideal para realizar a observação de animais, e o mês de julho, que aqui também faz parte da época de seca, reforça esse potencial uma vez que a água fica restrita a alguns poços e os animais se amontoam para matar a sede. É possível encontrar macacos, cervos, tamanduás, emas, tatus, gaviões e até onças-pintadas nas planícies pantaneiras.

As principais atividades da região, portanto, são os safáris fotográficos, as focagens noturnas e os passeios de barcos e canoas em busca de animais, além de caminhadas em meio à vegetação que proporcionam um contato mais próximo com a natureza. A hospedagem se dá em fazendas locais, onde é possível aprender sobre o manejo de gado, visitar casas de arreios e conhecer mais sobre a história da região. 

Confira aqui os pacotes para o Pantanal.

Agora que você já sabe para onde viajar nas Férias de Julho, que tal começar a planejar um passeio? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui, e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 372 outros assinantes

2 Comentários em: “Para onde viajar nas Férias de Julho no Brasil?

Deixe uma resposta