Serra do Amolar, um Pantanal ainda desconhecido

Uma cadeia de montanhas em meio a planícies alagadas: essa não é uma paisagem comum no Pantanal brasileiro, mas é o que observamos na Serra do Amolar. Fora da rota turística tradicional, por conta de seu acesso restrito, esse destino reúne comunidades ribeirinhas, inscrições rupestres e muita natureza exuberante.

O mundo que se desdobra por essa região é exclusivo, e pode ser explorado por caminhadas e passeios de lancha. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta a Serra do Amolar, um Pantanal ainda desconhecido.

Onde fica e como chegar à Serra do Amolar?

A Serra do Amolar está localizada na borda oeste do Pantanal, próximo à fronteira com a Bolívia, no Mato Grosso do Sul. Ela pertence ao município de Corumbá, que fica a aproximadamente 400 km da capital Campo Grande. A serra é considerada uma área de conservação prioritária, sendo cercada por parques nacionais.

Apenas barcos e aviões conseguem chegar lá. Desses, o transporte por água é mais comum, sendo possível encontrar lanchas que fazem o caminho pelo Rio Paraguai ao longo de algumas horas, ou então cruzeiros, que fazem o percurso em alguns dias, partindo de Corumbá.

Já para chegar em Corumbá, partindo de São Paulo, existem mais opções. De avião, há voos diretos que saem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e duram cerca de 2 horas. Também é possível chegar por Campo Grande, e pegar um transfer terrestre de algumas horas até Corumbá.

Qual a melhor época para visitar a Serra do Amolar?

Assim como no resto do Pantanal, a Serra do Amolar pode ser visitada ao longo do ano inteiro. Dependendo da época, porém, você terá experiências diferentes.

A época de seca, que vai de maio a setembro, é perfeita para observação de animais - como a água é mais escassa, eles se amontoam para matar a sede. Já nos meses de chuva, de outubro a maio, os níveis do rio estão no seu ápice, e o Pantanal assume a forma como é mais conhecido, com espelhos d’água por todo o lado.

No que se refere à temperatura, na estação seca, a média é de 21ºC, enquanto que na época de chuvas, ela fica por volta de 32ºC.

O que fazer na Serra do Amolar?

Existem diversas atividades que fazem sucesso na Serra do Amolar. O trekking, por exemplo, pode ser praticado pelos mais de 100 km de trilhas que já foram mapeados na região, com percursos para todos os gostos e ritmos.

A Trilha Sul, uma das mais conhecidas, possui 12 km de ida e volta, em um terreno quase completamente plano. Ela passa por áreas de campos e matas, e oferece a possibilidade de avistar mamíferos como o macaco zogue-zogue e o macaco-prego, bem como aves e borboletas. Ao final da trilha, é possível tomar banho em uma piscina de água natural. 

A Trilha Morrinhos, por sua vez, tem 6 km de ida e volta, mas apresenta uma subida íngreme no final. A caminhada ocorre por áreas sombreadas dentro da mata, até chegar a um mirante de 150 metros de altura, que oferece uma vista privilegiada da planície pantaneira. 

É durante as caminhadas que se tem o maior contato com a flora da região, conhecendo sua importância para o equilíbrio do ecossistema pantaneiro. A mata ciliar predomina perto dos rios, enquanto o resto é como uma mistura entre cerrado e caatinga.

Já nos passeios de lancha pelos rios, o foco é para a fauna, que possui representantes como jacarés, tuiuiús e a onça-pintada. Aqui, é preciso atenção, porque a avistagem desses animais às vezes dura poucos segundos. Permaneça sempre de câmera e binóculos nas mãos!

Pela água, também é possível seguir para os pequenos sítios arqueológicos e as comunidades ribeirinhas da região.

Esse é o caso da Baía Gaíva, uma das primeiras áreas ocupadas no Pantanal, e que abriga inscrições rupestres desses primeiros habitantes. No Morro do Cará-Cará, onde a população se refugiava durante os períodos de cheia, também é possível encontrar alguns desses registros.

Já na Barra do São Lourenço, conhecemos artesãs ribeirinhas que fazem trançados com a fibra de camalote, e famílias que se sustentam através da agricultura, pesca, pecuária e extrativismo. Nesse lugar, é possível notar uma expressiva influência cultural de povos indígenas, europeus e negros, promovida pela navegação no Rio Paraguai.

A Serra do Amolar é um destino com grande potencial turístico, e que tem atraído a atenção do ecoturismo. Por isso, para garantir uma experiência ainda exclusiva, a hora de viajar é agora.

Agora que você já sabe o que te espera na Serra do Amolar, falta só marcar o seu passeio. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para o Pantanal. Confira todos eles aqui, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boas viagens!

Leia mais textos sobre o Pantanal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta