Trekkings na Cordilheira Blanca, o que devo saber?

A Cordilheira Blanca é uma das cadeias de montanhas mais belas do mundo, que nasce através de picos nevados, lagunas cristalinas e vales exuberantes. Ela está localizada no norte do Peru, a 400 km de Lima, e é, atualmente, um dos destinos mais cobiçados por trekkers e aventureiros que curtem viver nas alturas. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre explica o que você deve saber antes de embarcar em uma viagem de trekking na Cordilheira Blanca.

Altitude

A elevada altitude é uma das principais características da Cordilheira Blanca. Ao longo dos seus 180 km de extensão, são mais de 30 montanhas que ultrapassam os 6.000 metros de altitude. A maior delas, Huascarán, chega a medir 6.700 metros, sendo considerada o ponto mais alto de todo o Peru. 

Durante o trekking, no entanto, nós não ficamos nessas alturas a todo o momento. A elevação mínima dos passeios costuma ser de 3.000 metros, pois é nessa faixa onde está a cidade de Huaraz, base para as atividades na região. Já a máxima é de 5.000 metros, que costuma ser atingida em roteiros mais “radicais”.

Ainda assim, é necessário providenciar um período cuidadoso de aclimatação, com duração de alguns dias, pois a diferença para o organismo ainda é muito grande: a cidade de São Paulo, por exemplo, está a menos de 800 metros de altitude.

Clima

Por conta da elevada altitude, o clima na Cordilheira Blanca é considerado seco e temperado, com temperaturas que variam de 4ºC a 23ºC. 

De outubro a março, há a estação de chuvas, que é a menos indicada para fazer trekking, já que as trilhas ficam mais perigosas e o tempo fica fechado, o que pode impedir que você aviste os picos mais altos. A pluviosidade é especialmente alta durante os meses de janeiro a março. 

Já de abril a setembro, temos a estação de seca, também considerada o “verão andino”. É nessa época que, ironicamente, as temperaturas ficam mais baixas, podendo chegar a menos de 0ºC durante a noite. Porém, praticamente não há nuvens no céu.

Um dia típico na Cordilheira Branca inicia-se com uma manhã fria e nublada, que vai clareando até chegar ao meio dia, quando as temperaturas atingem cerca de 20ºC. Isso perdura pelas primeiras horas da tarde, até que o frio começa a retornar no início da noite.

Estrutura

Boa parte da infraestrutura turística da Cordilheira Blanca está localizada na cidade de Huaraz. Há hotéis, restaurantes, cafés, mercados, farmácias, bancos e tudo mais que você pode esperar de uma cidade que recebe vários viajantes. 

Porém, mesmo ao longo das trilhas, você não fica totalmente desamparado. Há locais de acampamento delimitados e equipados com banheiros, os caminhos são bem definidos e possuem placas, e há pequenos vilarejos espalhados pelo percurso, onde é possível conhecer os moradores locais.

Um deles, Huayhuash, inclusive se destaca por oferecer banhos termais, onde os trekkers podem aproveitar para diminuir o ritmo e descansar as pernas. 

Roteiros

Na Cordilheira Blanca, existem roteiros para todos os tipos de viajantes. O roteiro de Trekking e Cultura, por exemplo, é indicado para aqueles que querem conhecer a região, mas não têm o condicionamento físico necessário para encarar as grandes caminhadas. 

São apenas três dias de trekking, com cerca de 6 km cada. Também há paradas para conhecer Chavin de Huantar, um famoso sítio arqueológico do Peru, e visitar lagunas como a Willcacocha e a Churup, que possuem águas azul-turquesa e são rodeadas por montanhas.

O roteiro de Travessia Santa Cruz x Llanganuco, por sua vez, tem dificuldade intermediária, e é o caminho mais clássico da Cordilheira Blanca. São cinco dias de caminhada, envolvendo cerca de 8 km cada, avistando picos que parecem encostar no céu, lagoas de cores exuberantes e vales cheios de vida.

A Expedição Cordilheira Huayhuash, por fim, é o roteiro mais radical na região. Huayhuash é uma cadeia de montanhas que se estende por 30 km e abriga a segunda mais alta montanha do Peru: Yerupajá, com 6.634 metros. O circuito de aproximadamente 160 km ao redor do maciço de Huayhuash é uma das mais espetaculares rotas de trekking do mundo. 

São nove dias de trekking, que envolvem cerca de 10 km por dia. Apesar de ser uma caminhada dura e ainda pouco conhecida, ela traz como recompensa paisagens de beleza insuperável.

Condicionamento físico

Para aproveitar o que a Cordilheira Blanca oferece de melhor, é necessário ter um bom condicionamento físico. A depender do roteiro, isso significa que você só precisa conseguir aguentar algumas poucas horas de trekking diárias, e ter a perna forte o bastante para não cambalear durante as subidas.

Em outros, porém, é imperativo estar em ótima forma. Por isso, durante os três meses que antecedem as expedições, recomenda-se incorporar exercícios aeróbicos na rotina, como ciclismo, natação ou corrida, a fim de otimizar a sua experiência no trekking.

Afinal, durante a viagem, o foco deve ser ao máximo em aproveitar o mundo à sua volta.

Agora que você já sabe o que esperar do trekking na Cordilheira Blanca, que tal agendar a sua viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Cordilheira Blanca. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Peru:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta