Por que viajar para a Patagônia Argentina neste inverno?

De maio a setembro, a Patagônia argentina se torna um verdadeiro parque de diversões no gelo. Passeios de trenó, trekking na neve, snowboard e esqui são todas atividades comuns na época. As baixas temperaturas podem espantar muitos turistas, mas diversas novas oportunidades se abrem, permitindo conhecer paisagens magníficas que só existem aqui.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te explica por que você deve viajar para a Patagônia argentina neste inverno.

Aproveitar os baixos preços

O inverno é a baixa temporada na Patagônia argentina, o que significa que é possível encontrar preços mais acessíveis nas passagens aéreas, hospedagens, restaurantes e passeios, sem ter a sua experiência prejudicada.

Afinal, as cidades são bem preparadas para receber os visitantes durante o frio: as pousadas e hotéis possuem aquecedores potentes, e muitas agências continuam operando para aproveitar a chegada dos esportistas de neve.

Além disso, atualmente, viajantes brasileiros levam uma vantagem adicional: a moeda local argentina, o peso, vale aproximadamente R$ 0,04. Ou seja, com 1 real, é possível comprar cerca de 25 pesos argentinos, o que ajuda a diminuir um pouco os gastos da viagem. 

Atividades na neve

A neve, por si só, é um dos grandes chamarizes da Patagônia argentina no inverno. Para aproveitar o cenário de estradas branquinhas, lagos congelados e montanhas nevadas, é possível embarcar em passeios especiais.

Um deles, por exemplo, é a avistagem de estrelas, que envolve um trekking de 30 minutos pelo Valle da Tierra Mayor, calçando raquetes de neve, em direção a um abrigo rústico. Lá, é feito um “piquenique noturno”, com muitos espetos, ensopados e vinho.

Na volta, a travessia do vale fica por conta de um trenó puxado por huskies.

Para quem curte esportes mais radicais, como snowboard e esqui, também é possível curtir um dia na estação de Cerro Castor, que fica a apenas 26 km do centro de Ushuaia. O lugar é livre para a contratação da atividade na neve que mais agradar ao viajante.

Um destino perto e receptivo no exterior

Uma das grandes vantagens de optar por uma viagem para a Patagônia argentina é por conta da proximidade desse destino em relação ao Brasil, tanto em termos geográficos quanto em termos culturais. 

O trajeto de avião entre São Paulo e Buenos Aires costuma durar aproximadamente 3 horas, enquanto o trecho entre Buenos Aires e Ushuaia dura cerca de 4 horas, totalizando apenas 7 ou 8 horas de viagem. 

Além disso, os habitantes locais da Patagônia argentina tendem a ser bastante receptivos aos visitantes brasileiros, tendo em vista que existem diversas parcerias entre esses dois países a fim de promover o turismo. 

O idioma, uma barreira significativa em outros destinos, também não é um problema aqui - na maioria das vezes, um bom e velho “portunhol” já é suficiente para se comunicar.

Fazer algo diferente para toda a família

A Patagônia argentina pode estar próxima do Brasil, mas ela certamente oferece experiências completamente únicas e diferentes. No inverno, a região se torna um verdadeiro parque de diversões no gelo, que pode ser aproveitado por toda a família.

Afinal, em nenhum lugar no Brasil seria possível visitar bosques congelados, caminhar sobre geleiras, avistar lobos marinhos e conhecer de onde saem os navios que partem em direção à Antártica. 

E além de ter muitas coisas para fazer, a viagem é ideal também para quem busca refúgio ou descanso. Alguns roteiros permitem que o viajante tenha dias livres para aproveitar da forma que quiser, escolhendo atividades opcionais ou deixando o dia vago para relaxar.

Vale notar que alguns hotéis aceitam pets, e que a maioria oferece quartos com TV de tela plana, WiFi gratuito e banheiro privativo, além de café-da-manhã incluso e serviços de concierge.

Agora que você por que viajar para a Patagônia Argentina neste inverno, que tal agendar o seu passeio? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Argentina. Confira todos aqui e tire as suas dúvidas com os nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Patagônia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta