Dia dos Pais: ideias de viagens para pais ciclistas

Conhecer um destino em cima de uma bicicleta é uma experiência libertadora. Com o vento batendo no seu rosto, as paisagens passando ao seu redor e a possibilidade de percorrer mais quilômetros do que caminhando, uma viagem de cicloturismo é relaxante e desafiadora na medida certa.

Não importa se o pai na sua vida é iniciante na bicicleta ou se ele já tem vários anos de estrada: com certeza temos um roteiro certo para ele. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta ideias de viagens para pais ciclistas.

Circuito das Frutas

O Circuito das Frutas, no interior de São Paulo, é ideal para os ciclistas iniciantes e para os pais que curtem um passeio rápido no campo. O roteiro compreende um total de 45 km que são percorridos entre dez cidades, incluindo Itupeva - onde nos encontramos para iniciar e encerrar a viagem - Atibaia, Jundiaí, Valinhos e Vinhedo.

A viagem tem duração de apenas dois dias. No primeiro dia, a nossa rota passa pelo Caminho do Sol, uma “versão brasileira” do caminho de Santiago de Compostela. O dia se encerra na Fazenda Cana Verde, em Itu, onde ficamos hospedados e temos uma vivência de mecânica básica, aprendendo a deixar a bicicleta pronta para o próximo dia.

Já no segundo dia, inicia-se a pedalada de volta para Itupeva por um caminho diferente, que se destaca pela presença de um quilombo e de diversas fazendas de café, milho e uva. Vale lembrar que, durante toda a viagem, um carro de apoio acompanha o grupo para fornecer água, frutas e lanche e dar suporte mecânico caso necessário.

Chapada dos Veadeiros

O cicloturismo na Chapada dos Veadeiros tem dificuldade moderada e é indicado para o pai ecoturista, que quer conhecer um lado diferente de um dos principais destinos de natureza do Brasil. São 4 dias de pedalada, com uma média de 40 km diários, passando pelos principais atrativos do parque.

O local de início do pedal depende do dia da semana. Nas segundas-feiras, por exemplo, o início se dá pelos Jardins da Fazenda Boa Vista. Já nas quarta-feiras, começamos pelas Cataratas do Rio dos Couros. Por essa razão, essa é uma viagem que exige bastante planejamento prévio, para garantir que o roteiro esteja de acordo com o seu gosto.

O roteiro é 100% pedalável, sem trechos técnicos, permitindo conhecer lugares como o Vale da Lua, as cachoeiras Almécegas I e II e o Mirante da Janela. A cidade-base para as atividades por lá é a Vila de São Jorge, repleta de pousadas, lojas de artesanatos e restaurantes que valorizam os ingredientes da região.

Estrada Real - Diamantina a Ouro Preto

A história do Brasil é muito rica, e ter a chance de aprender mais sobre ela nunca é demais. Esse roteiro de cicloturismo leva os viajantes ao interior de Minas Gerais, uma região repleta de belezas naturais e memórias referentes ao passado extrativista do Brasil. Nele, percorremos a Estrada Real, que era utilizada para escoar ouro e diamantes.

O roteiro se inicia por Diamantina, uma das cidades mais importantes da era colonial brasileira e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seguimos pela Serra do Espinhaço, e deixamos o caminho nos levar por diferentes cidades da região, como Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara e Mariana, percorrendo entre 23 e 69 km por dia durante sete dias.

No terceiro dia de viagem, fazemos uma parada para conhecer a Cachoeira do Tabuleiro, que mede 273 metros é a terceira maior cachoeira do Brasil. Os caminhos que percorremos nessa viagem estão intimamente ligados à história do Brasil, nos mostrando um pouquinho das lutas e conquistas que contribuíram para o desenvolvimento do país.

Caminho de Santiago de Compostela

O roteiro de cicloturismo pelo Caminho de Santiago da Compostela é ideal para o pai que não tem muitos dias disponíveis para viajar, mas quer ter uma experiência internacional marcante, percorrendo um dos trajetos mais famosos do mundo. Aqui, é necessário ter um bom condicionamento físico. 

O pedal tem duração de seis dias e começa na cidade de Léon, na Espanha. Essa é uma versão “abreviada” do Caminho Francês, considerado o percurso original. O roteiro é autoguiado, sendo necessário percorrer aproximadamente 53 km por dia, mas a bagagem do viajante é transportada de uma cidade a outra de carro.

Ao longo do trajeto, passamos por cidades antiquíssimas, que datam do século XII, e que tiveram a sua rica arquitetura preservada. É uma verdadeira viagem pelo tempo, que rende ótimos momentos de reflexão e contemplação. O roteiro se encerra na cidade de Santiago de Compostela, famosa pela sua imensa catedral de mesmo nome. 

Itália - Toscana

Para uma viagem de cicloturismo mais requintada, busque a região de Toscana, no centro da Itália. Ela é mais conhecida por sua capital, Florença, que abriga algumas das obras de arte mais famosas do mundo. Embora o foco deste roteiro seja o campo, essa é a viagem ideal para o pai que aprecia a arte e todas as coisas belas da vida. 

As próprias paisagens da região, afinal, parecem pinturas. O nosso pedal começa em Chianti, onde vinhedos e oliveiras dão o sabor ao nosso dia. Lá, nós paramos para conhecer uma vinícola e fazer piquenique. Em seguida, passamos pelo Val D’Orcia, que possui campos de trigo que dão uma coloração dourada à paisagem. 

Ao longo do trajeto, também somos agraciados pela vista de burgos medievais e castelos longínquos, e temos a oportunidade de entrar em algumas das cidades, como Pienza, presente na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. O roteiro tem dificuldade moderada, com cerca de 45 km diários de pedal em estradas de asfalto e terra.

Agora que você já conhece as viagens mais indicadas para pais ciclistas, que tal transformar uma delas no presente de uma vida? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes de cicloturismo. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes

Leia mais textos sobre viagens de cicloturismo:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta