Quer conhecer os Lençóis Maranhenses em 2023? Reserve com antecedência!

Você reconhece as dunas branquinhas e lagoas azuis-esverdeadas que compõem o cenário de Travessia, a nova novela da Globo? É isso mesmo: são os Lençóis Maranhenses ocupando a sua tela e te lembrando que o Nordeste brasileiro é bonito demais! Se você quer conhecê-los em 2023, é bom reservar a sua viagem com antecedência.

Destino único e concorrido

No início de outubro, o Brasil inteiro acompanhou o lançamento da nova novela da Globo, Travessia, escrita por Glória Perez. Na trama, as paisagens do maior deserto úmido do mundo são pano de fundo para a história de amor entre os personagens Brisa e Ari, com parte das filmagens tendo sido feitas em Barreirinhas, Atins e no povoado de Mandacaru

Toda essa atenção, naturalmente, impulsionou ainda mais o turismo na região - e agora, boa parte dos pacotes de final de ano para Lençóis Maranhenses já estão cheios. Se você não conseguiu garantir a sua vaga, ou simplesmente decidiu deixar a sua visita para o ano que vem, a dica é reservar a viagem com antecedência.

lençóis maranhenses

Apesar da disputa, uma viagem para Lençóis Maranhenses não tem erro: o destino é deslumbrante e acessível, oferecendo diversos atrativos. Há passeios de 4x4 para conhecer as lagoas mais famosas, trekking para fazer a travessia completa da região, saídas de lancha e quadriciclo, e até oportunidade de fazer kitesurfing e curtir a praia.

Tudo isso acompanhado da vibrante cultura maranhense, que se manifesta na hospitalidade do povo e até na gastronomia saborosa, com pratos regionais que vão da carne de sol ao camarão no abacaxi. 

Lençóis Maranhenses - Santo Amaro

Melhor época para visitar

Para garantir a melhor experiência, contudo, é importante ficar atento à melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses, tendo em vista que esse é um destino que pode mudar bastante ao longo do ano. 

O período entre junho a agosto é considerado o mais indicado para visitar os Lençóis Maranhenses, por vir logo após a época de chuvas. A lógica é simples: com as chuvas, as lagoas que se formam entre as dunas começam a encher de água. Chegado junho, as chuvas diminuem, mas o volume das lagoas permanece.

Lençóis Maranhenses - Sobrevoo

É nesses meses que você irá encontrar a paisagem típica dos Lençóis Maranhenses: lagoas profundas e largas, com águas verde-azuladas, intercaladas por dunas de mais de 10 metros de altura. 

A partir de setembro, com o prolongamento da época de seca, porém, as lagoas começam a esvaziar. O ápice da seca ocorre nos meses de novembro e dezembro - por isso, quem viaja nessa época é aconselhado a priorizar os passeios no litoral, como nas cidades de Atins e Caburé, onde o mar é o foco. 

Lençóis Maranhenses - Praia de Caburé

Agora que você já tem dicas para conhecer os Lençóis Maranhenses em 2023, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para os Lençóis Maranhenses. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre os Lençóis Maranhenses:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta