5 dicas para você começar 2023 na trilha!

Nunca é tarde para iniciar uma vida mais ativa. Com a chegada do novo ano, tire os seus tênis de caminhada do armário e comece a planejar as suas primeiras viagens de trekking. Elas são uma ótima maneira de manter o corpo saudável e aproveitar o que a natureza oferece de melhor. A seguir, confira 5 dicas para começar 2023 na trilha!

Seja ativo

Se você é uma pessoa sedentária, se torne mais ativo aos poucos. Em vez de usar o elevador, suba as escadas. Faça caminhadas matinais pelo seu bairro, aproveitando o ar fresco e a claridade sutil. Deixe o carro em casa e opte por andar até o supermercado ou a farmácia quando for necessário.

Pequenas atitudes assim tiram a preguiça e ajudam a acostumar o corpo a se movimentar. E se você quiser se dedicar ainda mais, inscreva-se em uma academia. Elas oferecem os equipamentos certos para fortalecer os seus músculos e, geralmente, ainda contam com treinadores que podem te aconselhar e montar o treino ideal para você. 

Invista em equipamentos aos poucos

Para fazer uma boa viagem de trilha, é indispensável contar com os equipamentos certos. Um bom tênis de caminhada com solado aderente, por exemplo, é essencial para percorrer longas distâncias com conforto. O ideal, inclusive, é utilizar esse mesmo calçado nos seus treinos diários, a fim de amaciá-lo e acostumá-lo ao seu pé.

Mas não se preocupe em comprar todos os equipamentos já de uma vez. Comece com o básico, como o tênis e roupas de tecido sintético, e vá investindo em equipamentos mais elaborados aos poucos. A ideia é ir analisando a sua experiência conforme você for viajando, vendo sempre o que pode ser melhorado para a próxima aventura.

Faça um calendário

Se você é do tipo de pessoa que gosta de esquematizar os planos para o novo ano, aproveite para fazer um calendário de viagens das trilhas desejadas. Planeje da mais fácil para a mais difícil, com o objetivo de ir treinando e se preparando fisicamente para desafios mais exigentes.

Um calendário também facilita o comprometimento com a proposta de fazer trilhas, e ainda permite que você se organize com antecedência e escolha a melhor época para fazer o seu passeio. Afinal, é sempre recomendado fugir das épocas de chuvas e da alta temporada, quando os preços vão lá em cima.

Reserve com antecedência

Reforçamos que é importante reservar a viagem com antecedência a fim de garantir a sua vaga no passeio e nos melhores hotéis, quando a trilha for em um destino longe da sua cidade. Isso é ainda mais importante se você planeja viajar nas férias escolares ou nos feriados, quando a demanda aumenta.

Outra vantagem de reservar com antecedência é organizar planos com amigos para ter companhia para fazer as trilhas. Isso torna toda a experiência mais rica e divertida, e reforça o comprometimento com a viagem, tendo em vista que é mais difícil desmarcar compromissos com outras pessoas do que consigo mesmo. 

Escolha agências de viagens e guias especializados

Ter o amparo e a orientação de profissionais é a chave para uma viagem de trekking bem-sucedida do começo ao fim. Eles não apenas te guiam pelo caminho e dão informações interessantes sobre o local, como oferecem dicas sobre quais equipamentos levar, como se preparar e ainda fazem os primeiros socorros em caso de acidente.

Todos os detalhes, como hospedagem, refeições e transporte, também costumam ser cobertos pelos pacotes de viagem. A você, cabe apenas aproveitar a experiência e focar no momento presente.

Assim, procure agências de viagens especializadas como a Pisa Trekking para estrear 2023 na trilha. Há várias opções de pacotes de trekking para iniciantes pelo Brasil e pelo mundo, seja na floresta, no litoral, na montanha ou no deserto. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre trilhas para iniciantes:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta