A Antártica é um verdadeiro paraíso ecológico, sendo o continente mais frio, isolado, seco e com os ventos mais fortes do mundo. A sua beleza é poderosa e inexplicável, e apenas conhecendo pessoalmente conseguimos entender.
Cada dia nesse lugar é diferente do outro. É frio? Sim, mas você pode chegar um dia antes em Ushuaia e alugar roupas de neve apropriadas. É um grande privilégio visitar esse admirável continente que tem inspirado e atraído exploradores, aventureiros e cientistas por mais de dois séculos.
Pouquíssimas pessoas pisaram na Antártica. Esta pode ser a sua oportunidade de juntar-se a este seleto grupo de viajantes, partindo em um autêntico e poderoso navio projetado para navegar no gelo, em uma extraordinária expedição ao continente branco.
Conteúdo
- 1 O que visitar e como ir para a Antártica
- 2 Quando ir para a Antártica
- 3 Locais visitados
- 4 Recomendações
- 5 Roupas para ir à Antártica
- 6 Como escolher seu navio
- 7 Vida dentro do navio
- 8 Conexão Wi-Fi no navio
- 9 Idioma no navio
- 10 Seguro
- 11 Enjoos
- 12 Conheça os nossos roteiros!
- 13 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
O que visitar e como ir para a Antártica
A viagem tem início em Ushuaia, no sul da Patagônia Argentina. A navegação de 1.000 km cruza a famosa Passagem de Drake até chegar à Península Antártica. Em alguns roteiros, pode haver opção de passar pelas Malvinas ou Falklands no trecho de volta.
A navegação é a melhor forma de conhecer a Antártica. Apesar de haver voos partindo do Chile, eles são irregulares e podem ser cancelados sem prévio aviso e sem reembolso. Assim, a melhor forma é ir navegando.
A rota mais rápida é pela Argentina. Tome um voo para Ushuaia, e chegue um dia antes para alugar roupas e conhecer essa cidade única no fim do mundo. Poderá visitar o Glaciar Martial, o Lago Fagnano, o Parque Nacional da Terra do Fogo, ou simplesmente comer um churrasco, provar a centolla e saborear um verdadeiro alfajor.
O embarque no navio é feito diretamente no porto e é bem fácil, mas é necessário ter passaporte válido por 6 meses no mínimo, pois você irá navegar em águas internacionais.
Quando ir para a Antártica
As viagens para a Antártica ocorrem de novembro até o final de fevereiro, durante os longos dias do verão austral. Nesse período, você irá conhecer enormes colônias de pinguins, observar baleias, ver centenas de focas descansando sobre o gelo, e maravilhar-se com as espetaculares formas, tamanhos e cores dos "icebergs".
Locais visitados
A logística sempre será determinada pelas condições de ventos e marés, e isso será determinado localmente, mas estão previstas 2 descidas por dia.
Esses desembarques são organizados de acordo com os pisos do navio e são feitos dentro dos chamados zodiacs, que são botes infláveis com fundo rígido. São seguros e ideais para navegarem entre os blocos de gelo. O tempo de navegação nos botes é curto.
As visitas são lugares de interesse de fauna como pinguineras com diversas colônias de pinguins de diferentes espécies, focas, elefantes marinhos, e bases científicas. Ou seja, é sempre uma novidade atrás da outra.
A Antártica é um destino realmente diferente de tudo que você já imaginou. Prepare-se para ter a viagem da sua vida!
Recomendações
- Leve livros sobre o destino e leia durante a viagem, isso aumentará muito a sua experiência sobre o lugar;
- Não se aproxime dos animais, por mais dóceis que possam parecer. São animais selvagens com seus filhotes e podem ficar agressivos. Mantenha uma distância saudável e tudo ficará bem;
- Leve seus medicamentos de uso regular pois não tem loja para comprá-los no meio do oceano.
Roupas para ir à Antártica
Para viajar à Antártica, é preciso levar roupas térmicas (calça e camiseta), além de filtro solar, gorro, óculos de sol, e uma boa câmera ou celular para tirar muitas fotos.
Já o resto, como calça dupla, jaqueta à prova d'água e luvas, você poderá alugar diretamente no navio. Eles também emprestam as botas de borracha para as descidas em terra, já que não há porto e as descidas são nas águas rasas das praias, e o colete salva-vidas para as descidas em terra nos botes infláveis.
Dentro do navio, recomenda-se o uso de botas de caminhada.
Como escolher seu navio
A escolha do navio fará toda a diferença na sua viagem. Se optar por um navio grande com mais de 110 passageiros, se prepare para filas grandes nos desembarques e lentidão para cruzar o mar Drake.
Isso é super importante, pois essa travessia demora entre 1 dia e meio e 2 dois dias. Mas os navios grandes podem demorar até 3 dias, e isso significa menos dias na Península Antártica.
Vida dentro do navio
O navio é confortável, com uma temperatura interna entre 18ºC e 22ºC, e uma equipe sempre pronta para dar o suporte necessário. Existe uma gorjeta em torno de US$ 10/noite/pessoa que é paga de uma só vez, em um envelope que se deposita em uma urna no final da viagem.
A alimentação é incluída e possui a opção de pratos vegetarianos. Já a bebida costuma ser paga separadamente, embora dependa do navio. O traje é esporte, mesmo para a noite de jantar com o capitão.
Todos os dias, há atividades como palestras sobre geologia, história, biologia marinha e terrestre do continente, entre outros temas, por especialistas que viajam junto com o grupo. Os anúncios sobre as atividades são feitos pelo alto-falante pelo capitão ou chefe da expedição.
Os navios oferecem a possibilidade de viajar sozinho sem custo extra. Há navios que permitem que os clientes que viajam sozinhos possam dividir as cabines com outros de mesmo sexo/gênero, sem necessidade de reservar cabine individual.
Conexão Wi-Fi no navio
O navio tem conexão via satélite, mas ela é paga, cara e não é online. Portanto, o melhor é se desconectar e viver o que essa terra tem para oferecer: paisagens de tirar o fôlego, animais exóticos, e sensações que ficarão para sempre em sua memória.
Idioma no navio
Dentro do navio, você irá encontrar pessoas do mundo todo e assim poderá interagir em qualquer idioma, mas os anúncios e palestras são feitos em um idioma preferencial. O inglês é o mais comum, mas há navios que optam pelo espanhol. Consulte seu agente de viagens para verificar.
Seguro
Obrigatório e sempre deverá ser emitido antes da sua viagem.
Enjoos
Enjoos podem acontecer. Recomendamos que leve o seu remédio de uso regular pois o labirinto demora um pouco para se acostumar com o movimento do navio e poderá dar um pouco de desconforto nos primeiros 2 dias. Depois, geralmente, o corpo se acostuma.
Eu não enjoei. É muito pessoal e você só vai descobrir quando viajar.
Agora que você já sabe o que esperar de uma viagem para a Antártica, faça já a sua reserva. Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Antártica. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre a Antártica e destinos relacionados:
Se for possível, gostaria de mandar um abraço pra Claudia Ribeiro.
Abraços a Pizza, Curupira (guia de ecoturismo dos anos 90).