Feriados de Abril 2023, para onde viajar no Brasil?

Ainda dá tempo de fazer planos para os feriados de Páscoa e Tiradentes! Que tal dar uma escapadinha da cidade para cuidar do corpo, mente e alma em meio à natureza maravilhosa que o Brasil oferece? Para te ajudar a escolher o destino ideal, o Blog Vida ao Ar Livre traz algumas sugestões para onde viajar no Brasil durante os feriados de abril.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é o retiro perfeito para você que quer abandonar a cidade por alguns dias, e se reconectar com a natureza através de trilhas e muitos banhos de cachoeira. Esse é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e, em abril, você conta com um clima sem chuvas para poder aproveitá-lo ao máximo.

No roteiro de feriados, você entende por que dizem que Veadeiros é o “berço das águas” da região: passamos pelas suas cachoeiras mais belas e emblemáticas, incluindo os Saltos do Rio Preto, a Catarata dos Couros e o Vale da Lua. Temos paradas para lanches de trilha e apreciação da paisagem, e os pernoites ocorrem em uma pousada em Alto Paraíso.

Cachoeira Santa Bárbara - Chapada dos Veadeiros

Confira aqui o roteiro dos Encantos da Chapada dos Veadeiros.

Cicloturismo na Chapada dos Veadeiros  

Veadeiros é um destino tão completo, que você também pode optar por conhecê-lo de bicicleta! A intenção é passar pelos principais atrativos da região enquanto exploramos a paisagem circundante de uma forma diferente. São cerca de 30 km por dia, e para participar basta ter bom condicionamento físico e disposição.

Afinal, esse roteiro busca se adaptar às necessidades de cada um. Você pode definir a quantidade de dias da viagem, selecionar os passeios que prefere fazer, e até conjugar com o roteiro de trekking. Haverá um carro de apoio para garantir mais segurança, e você nem precisa levar a sua bicicleta, pois deixaremos mountain bikes novinhas ao seu dispor!

Confira aqui o roteiro de Cicloturismo na Chapada dos Veadeiros.

Diamantina 

A cidade mineira de Diamantina é um destino charmoso e interessante para passar o feriado. Além de oferecer muita cultura e história sobre o passado colonial do nosso país, ela também é cercada por uma natureza exuberante, permitindo fazer trilhas e conhecer cachoeiras, córregos, grutas e pinturas rupestres.

Nos seus arredores, temos atrativos como a Vila de Biribiri, a Gruta do Salitre e as cachoeiras dos Cristais e da Sentinela. Já na própria cidade, as visitas são principalmente em igrejas e museus, com a oportunidade de fazer degustações da gastronomia local. É uma experiência rica e relaxante que te apresenta um lado mais bucólico do Brasil!

Confira aqui o roteiro para os Encantos de Diamantina.

Jalapão 

Se você tem um espírito aventureiro, precisa conhecer o Jalapão. Esse é o mais novo "queridinho" do ecoturismo brasileiro, mas que permaneceu intocado por muito tempo por conta da sua localização no meio do Tocantins. Hoje, contudo, temos roteiros de baixa intensidade que te apresentam todos os cantinhos desse magnífico destino.

São dunas, fervedouros, cânions, cachoeiras e diversos outros atrativos especiais para preencher os seus dias, incluindo a Serra da Catedral, a Pedra Furada e a Lagoa do Japonês. Para ir de um lugar a outro, contamos com veículos 4x4 que nos permitem apreciar a paisagem das estradas, oferecendo uma experiência rica de começo a fim.

Confira aqui o roteiro para o Jalapão.

Amazônia - Navegação pelo Rio Negro

A Amazônia é o maior tesouro do Brasil, e a melhor forma de conhecê-la é através dos seus rios. Mas você já imaginou fazer isso a bordo de um barco que mais parece um hotel de charme? É isso o que o navio M/V Desafio oferece, enquanto navega pelas águas do Rio Negro e te apresenta a essência da nossa encantadora floresta. 

A navegação possui 12 cabines e acomoda, no máximo, 24 passageiros, sendo ideal para quem busca privacidade e conforto. Lá também há um restaurante que serve delícias locais, e todos os dias nós partimos em explorações especiais pela floresta, incluindo saídas em canoas motorizadas e trilhas na terra firme. 

Confira aqui o roteiro de Navegação pelo Rio Negro.

Serra do Roncador

O coração do Brasil ainda é cheio de mistérios, e a Serra do Roncador pode provar isso. Esse destino, que está localizado na divisa entre Minas Gerais e Goiás, possui formações rochosas que serviram de refúgio para o homem pré-histórico, e a região ainda é repleta de lendas sobre UFOs e civilizações intraterrestres, o que rende uma experiência interessante.

Mas também há muito além do esoterismo. A natureza do Roncador é marcada pelo encontro do Cerrado com a Floresta Amazônica, e há oportunidade para fazer trilhas e tomar banhos de cachoeira. Os atrativos têm acesso difícil e são acessados por longos trechos de estradas de asfalto e terra, então a cada dia é um novo desafio e uma nova rota!

Confira aqui o roteiro para a Serra do Roncador.

Chapada das Mesas

O Maranhão não é só feito de litoral. Em vez de visitar as famosas praias maranhenses neste mês de abril, você pode seguir para o interior e conhecer a Chapada das Mesas, a chapada mais isolada do Brasil, mas também a que possui os atrativos mais acessíveis, com cachoeiras, piscinas naturais e formações rochosas imponentes.

Aqui, quase não há necessidade de partir em longas caminhadas já que os deslocamentos são feitos de carro. Entre os principais atrativos que conhecemos, temos o Poço Azul e o Encanto Azul, que são piscinas naturais onde é possível fazer flutuação, e cachoeiras famosas como a da Caverna e a do Santuário. É uma região de pura beleza!

onde fica, como ir e melhor época para conhecer a chapada das mesas

Confira aqui o roteiro para a Chapada das Mesas.

Agora que você já sabe para onde ir nos feriados de abril de 2023, que tal já agendar as suas viagens? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta