8 dicas para planejar uma viagem para ver a Aurora Boreal

Se você, assim como boa parte das pessoas, tem o sonho de ver a fascinante Aurora Boreal, é fundamental planejar sua viagem com cuidado para aumentar as suas chances de avistá-la e ter a melhor experiência possível. Há muitos detalhes para prestar atenção, desde onde buscar o fenômeno até como registrá-lo. 

Sendo assim, a seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te apresenta 8 dicas para planejar uma viagem para ver a Aurora Boreal!

1) Viaje no meio da temporada

Oficialmente, a melhor época para ver a Aurora Boreal é de outubro a março, aproveitando os meses em que as noites são mais longas no hemisfério norte, e o frio intenso ajuda a dissipar as nuvens e a limpar o céu. Porém, é nos meses de novembro a fevereiro - bem no meio dessa temporada - que as chances de avistá-la são maiores. 

No dia do solstício de inverno, por volta de 21 de dezembro, a noite chega a durar quase 24 horas nas regiões mais setentrionais do globo. Isso significa que há muita oportunidade para caçar a Aurora Boreal, além de esse ser, por si só, um fenômeno bastante impressionante de se presenciar.

Aurora Boreal na floresta

2) Maximize o número de noites

Agende um roteiro que tenha várias noites disponíveis para ir à caçada da Aurora Boreal a fim de aumentar as suas chances de vê-la. Esse, afinal, é um fenômeno que depende de condições atmosféricas específicas para ocorrer, sendo necessário estar no lugar certo na hora certa. É muito provável que você não presencie ele na sua primeira tentativa.

3) Escolha os lugares certos

Os melhores lugares para avistar a Aurora Boreal são aqueles mais remotos, longe das luzes artificiais. Mesmo que a sua estadia seja em uma grande cidade, esteja preparado para sair de carro ou van à noite em busca das luzes, desbravando o interior dos países nórdicos com o acompanhamento de um guia especializado.

Logo você irá notar que, toda noite, a maioria dos turistas parte nesse mesmo tipo de jornada. Outra opção é programar noites fora das grandes cidades para já estar no local onde as luzes costumam aparecer. Existem hospedagens que inclusive oferecem iglus de vidro em lugares remotos para que você possa ver as luzes no maior conforto possível.

Aurora Boreal na Islândia

4) Prepare a câmera e o tripé

Registrar o fenômeno da Aurora Boreal não é tão fácil como pode parecer. Para fazer boas fotos e vídeos, o mais indicado é utilizar uma câmera profissional e um tripé, optando por uma exposição prolongada a fim de capturar a maior quantidade de luz possível. Nesses momentos de exposição, evite tocar na câmera para não ter trepidações na imagem.

Isso não significa que seja impossível capturar as luzes com um celular. Os smartphones modernos têm melhorado muito em termos de qualidade, e com as técnicas adequadas e o uso de tripé, é possível obter resultados satisfatórios. Mas se a sua intenção for fazer registros de alta qualidade, opte pela câmera semi-profissional ou profissional. 

5) Leve roupas adequadas

Ao se preparar para ver a Aurora Boreal, é crucial vestir-se adequadamente para aguentar as baixas temperaturas do norte. O recomendado é usar botas impermeáveis, casaco isolante, roupas térmicas, gorro, luvas e meias - de preferência de materiais como lã e tecidos sintéticos - para manter o corpo aquecido e seco durante o tempo ao ar livre. 

Além disso, é aconselhável usar um protetor de ouvido e um chapéu de abas largas para proteger o rosto e os olhos do vento e do frio.

6) Reserve com antecedência

Ver a Aurora Boreal é uma experiência almejada por pessoas de todo o mundo, e por isso é importante reservar com antecedência para garantir vaga nos hotéis e passeios, além de passagens aéreas com preços acessíveis. Em geral, 4 a 6 meses de antecedência costumam ser suficientes, garantindo que a sua viagem seja do jeitinho que você imaginou.

7) Programe passeios para o resto do dia

Nem só de Aurora Boreal vivem os destinos do Círculo Polar Ártico. Na Finlândia, por exemplo, além de observar a Aurora, você pode desfrutar de atividades como passeios de trenó puxados por renas e cruzeiro no Golfo de Bótnia, enquanto na Noruega, é possível fazer passeios de barco pelos fiordes.

Já na Islândia, há inúmeros passeios para conhecer a impressionante natureza do país, incluindo suas cachoeiras, gêiseres, geleiras e praias de areias pretas. A questão é: não se esqueça de aproveitar ao máximo todo o potencial que esses países têm para oferecer. Há muito o que conhecer e diversas oportunidades para tornar a sua viagem ainda mais rica.

Passeio de renas

8) Tenha paciência 

Ao viajar para ver a Aurora Boreal, é essencial ter paciência. A ocorrência desse fenômeno natural é altamente dependente das condições atmosféricas e solares, e mesmo em locais ideais, a sua observação requer tempo e sorte. Sendo assim, esteja preparado para não avistá-la, e seja perseverante quando for buscá-la!

Agora que você conhece as nossas 8 dicas para planejar uma viagem para ver a Aurora Boreal, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para ver a Aurora Boreal. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a Aurora Boreal:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta