El Chaltén, à primeira vista, é apenas um pequeno vilarejo situado entre rios e montanhas nevadas. Para os amantes de trilhas, porém, essa é uma das principais capitais de trekking no mundo, com percursos que levam aos famosos maciços de Cerro Torre e Fitz Roy, passando por algumas das paisagens mais deslumbrantes da Patagônia Argentina.
A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta 5 motivos para conhecer El Chaltén!
Conteúdo
- 1 1. Apreciar as belas paisagens montanhosas
- 2 2. Fazer os trekkings mais icônicos da Patagônia
- 3 3. Desfrutar do clima descontraído do vilarejo
- 4 4. Experimentar outras atividades de aventura
- 5 5. Conjugar com Ushuaia, El Calafate ou Torres del Paine
- 6 Conheça os nossos roteiros!
- 7 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
1. Apreciar as belas paisagens montanhosas
As paisagens de El Chaltén têm aquele “quê” meio europeu, que muitas pessoas nem sabem que existe na América do Sul: montanhas imponentes, cobertas de neve, entrecortadas por inúmeros glaciares, rios e lagos formados por degelo.
Do centro da cidade, já é possível perceber a tamanha beleza da região, pois algumas das montanhas possuem mais de 3 mil metros de altitude e estão por toda a parte. Mas é apenas caminhando por suas florestas, seguindo o curso dos rios e chegando ao cume de seus morros que percebemos a verdadeira magnitude de tudo.
Vale notar que esse é também um lugar bastante rico em fauna, oferecendo a oportunidade de avistar condores, guanacos, raposas e aves raras durante essas expedições.
Se possível, visite El Chaltén durante diferentes estações do ano, pois as paisagens, neste clima tipicamente temperado, podem mudar bastante. O verão é considerada a melhor época de visita, mas o outono e a primavera também têm belezas únicas (o inverno geralmente é evitado, pois muitos serviços turísticos e trilhas fecham).
2. Fazer os trekkings mais icônicos da Patagônia
Mas é claro que El Chaltén não entrou no mapa do turismo de aventura apenas por sua beleza: ela é o ponto de partida para inúmeras trilhas no Parque Nacional Los Glaciares, que passam pelos atrativos mais importantes e emblemáticos da região.
Por sorte, as trilhas variam bastante em percurso e nível de dificuldade, fazendo com que sempre exista uma que se encaixe no seu perfil. Algumas têm duração de pouco mais de uma hora (ida e volta), para cachoeiras ou mirantes próximos do centro da cidade. Já outras têm duração de um dia inteiro, e nos levam para o coração do parque.
Por exemplo, o trekking Laguna de Los Tres tem cerca de 18 km e culmina nos pés do poderoso Cerro Fitz Roy. Apesar de ser uma das caminhadas mais clássicas da região, ela é bastante intensa, e é indicada apenas para quem tem bom condicionamento físico.
Para opções meio-termo, indicamos o trekking Laguna Capri (leve), ou o trekking Laguna Torre (moderado), que nos levam para outros atrativos importantes com mais facilidade.
3. Desfrutar do clima descontraído do vilarejo
Com sua atmosfera amigável e descontraída, o vilarejo de El Chaltén também merece atenção. Ele é um lugar pequeno, com menos de 2 mil habitantes, mas que possui tudo o que você pode precisar em uma viagem de contemplação e aventura.
Toda a cidade se concentra em duas ruas principais, onde você irá encontrar hotéis e albergues, agências de turismo, lojas de equipamentos e souvenirs, restaurantes e bares. A maior parte dos estabelecimentos é frequentada por viajantes internacionais, como você, o que oferece uma oportunidade interessante de ter trocas culturais.
É o ambiente perfeito para quem deseja escapar da agitação da vida urbana e desfrutar de um ritmo mais tranquilo.
4. Experimentar outras atividades de aventura
O trekking não é a única atividade de aventura disponível em El Chaltén. Naturalmente, por conta da grande disponibilidade de montanhas na região, a escalada é outra atividade comum entre os turistas.
Assim como no trekking, existem percursos diferentes para níveis diversos de experiência e preparo. No nível mais alto, temos as escaladas do Monte Fitz Roy e do Cerro Torre, que são extremamente desafiadoras, e cujos cumes são considerados conquistas altamente respeitadas no mundo do montanhismo.
Para quem não está nesse nível, cabe conferir as escaladas recomendadas pelas agências e guias de turismo. O Hotel Explora El Chaltén, por exemplo, oferece passeios introdutórios de escalada - com duração de 2 a 3 horas - para os seus hóspedes.
5. Conjugar com Ushuaia, El Calafate ou Torres del Paine
A cidade de El Chaltén faz parte de um circuito maior de destinos famosos da Patagônia, e você pode aproveitar a sua ida lá para fazer uma viagem mais abrangente por toda a região. Alguns destinos que podem fazer sentido são:
Ushuaia: é a cidade mais austral do mundo, também conhecida como a “cidade do fim do mundo”. É cercada por montanhas nevadas, e de lá saem passeios pelo Canal de Beagle, passando por suas ilhas de pinguins e lobos marinhos, e até para a Antártica.
El Calafate: localizada na mesma província de El Chaltén, essa pequena cidade turística se destaca pela sua proximidade ao famoso glaciar Perito Moreno. O glaciar possui uma área equivalente a Buenos Aires, e se você já sonhou em caminhar sobre a imensidão branca de uma geleira, essa é a sua chance!
Torres del Paine: situado no Chile, esse é considerado um dos parques nacionais mais belos do mundo, sendo um destino popular para caminhadas e trekkings. Ele possui florestas, lagos, glaciares e montanhas deslumbrantes, que certamente valem ser vistos ao menos uma vez na vida.
Quer conferir um roteiro que passa por todos esses lugares? Clique aqui.
Agora que você tem 5 motivos para conhecer El Chaltén, que tal começar a planejar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Patagônia Argentina. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!
Leia mais textos sobre a Patagônia: