Programa FEAL – Uma busca por você mesmo

Não existe sensação melhor do que superar limites pessoais, e o Programa FEAL mostra que a natureza é o melhor lugar para fazer isso. Em uma expedição de duas semanas, você é incentivado a abandonar a zona de conforto, trabalhar em equipe e exercer sua liderança, a fim de realizar uma travessia bem-sucedida pelo interior do Brasil.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre explica como funciona o Programa FEAL.

O que é o Programa FEAL?

O Programa FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre) é uma vivência de 14 dias na natureza promovida pela Outward Bound Brasil. O seu objetivo é fazer com que os participantes aprimorem habilidades físicas, cognitivas e emocionais importantes, como foco, disciplina e autoconfiança, através de desafios ao ar livre.

A expedição geralmente envolve trekking, e é guiada pelos próprios participantes. Os instrutores estão lá para conduzir as diversas aulas para desenvolver soft e hard skills e promover conversas reflexivas.

As responsabilidades diárias são alternadas ao longo do programa e cada integrante poderá exercitar diferentes papéis, como líder, navegador, cozinheiro, etc. Essa é uma experiência que tira os participantes da rotina e da zona de conforto e os ajuda a descobrir pontos fortes e habilidades adormecidas em si mesmos. 

Apesar da expedição durar somente duas semanas, o poder da jornada dura a vida inteira, como atestam os inúmeros viajantes que já participaram do programa.

Qual a estrutura do Programa FEAL?

O Programa FEAL não possui um itinerário completamente definido, apenas as cidades de início e fim da expedição. O grupo dita o andamento e o percurso, e tudo pode mudar a depender da rotina de convivência entre os participantes, suas preferências e dificuldades.

Nos primeiros dias sempre são feitas aulas de preparação para a expedição. Aspectos como navegação com mapa e bússola, técnicas de mínimo impacto na natureza, gestão de riscos, cuidados com equipamentos e cozinha ao ar livre são abordados.

No final também há um dia especial de encerramento, em que o grupo reflete sobre a expedição e o desempenho de cada participante.

Onde e quando ocorre o Programa FEAL?

O programa possui edições em três destinos icônicos do Brasil:

  • Chapada Diamantina: localizada na Bahia, é marcada por seus imponentes paredões, com grutas e cachoeiras de tirar o fôlego. A viagem tem início e fim em Andaraí.
  • Chapada dos Veadeiros: localizada em Goiás, é conhecida por ser o “berço das águas” do Centro-Oeste, abrigando inúmeras belas cachoeiras. A viagem tem início em Cavalcante e fim em Alto Paraíso.
  • Serra do Papagaio (Mantiqueira): localizada no sul de Minas Gerais, tem um cenário formado por montes e vales majestosos em meio à Mata Atlântica. A viagem tem início e fim em Campos do Jordão. 

As datas para o programa são divulgadas em todo início de ano. Para 2024, temos o seguinte calendário:

FEAL Chapada Diamantina – 31/03 a 13/04

FEAL Mantiqueira – 07/07 a 20/07

FEAL Chapada dos Veadeiros – 01/09 a 14/09 

O que é ensinado no Programa FEAL?

Mais do que uma viagem para conhecer e celebrar a natureza do Brasil, o Programa FEAL tem como intenção promover experiências transformativas aos viajantes. Sendo assim, os seus ensinamentos podem ser divididos em dois tipos. 

De um lado, temos os ensinamentos socioemocionais:

  • Manter-se envolvido e presente em cada desafio proposto, mesmo quando o objetivo parece estar fora do alcance;
  • Unir-se ao grupo e focar no esforço coletivo;
  • Dividir responsabilidades, comunicar-se e liderar;
  • Encontrar reservas de perseverança e compaixão.

Do outro lado, temos as técnicas de sobrevivência na natureza:

  • Montar a mochila da melhor maneira possível, distribuindo o peso uniformemente;
  • Navegar com mapa e bússola para traçar sua rota e chegar ao destino;
  • Escolher um local ideal de acampamento e montar a barraca;
  • Cozinhar em campo com fogareiros, preparando refeições nutritivas e elaboradas;
  • Aplicar os 7 princípios de mínimo impacto para deixar o menor rastro possível pelos locais que você irá passar.

Ao final da viagem, os viajantes devem se sentir mais confiantes e motivados a enfrentar desafios, tanto em suas vidas pessoais quanto na natureza. 

Para quem é indicado o Programa FEAL?

O programa é indicado para pessoas maiores de 18 anos que buscam ampliar seus sonhos e limites ao viverem uma jornada única na natureza. Não é necessária nenhuma experiência prévia pois todas as técnicas são ensinadas, só é preciso ter um bom condicionamento físico e resistência aeróbica.

Agora que você conhece o Programa FEAL, que tal participar da próxima edição? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos diversos pacotes em parceria com a Outward Bound Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre viagens no Brasil:

Seja mais um trekker!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta