Lençóis Maranhenses em 2024 – Melhores Dicas

Os Lençóis Maranhenses são uma verdadeira joia natural do Brasil, conhecida por suas paisagens deslumbrantes de dunas brancas contrastando com lagoas de águas cristalinas. Se você ainda não teve a oportunidade de explorar esse paraíso, 2024 pode ser o ano para fazer essa viagem inesquecível.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta as melhores dicas para visitar os Lençóis Maranhenses em 2024!

1. Para ver as lagoas, viaje na época certa

As lagoas são os atrativos mais famosos dos Lençóis Maranhenses, mas elas não estão lá o ano inteiro. Isso porque elas são formadas pela água da chuva, e dependem da pluviosidade sazonal para ficarem cheias e resplandecentes como vemos nas fotos.

Sendo assim, a melhor época para viajar para a região e conhecer as suas belas paisagens é entre os meses de junho e agosto, logo após a época de chuvas. Dessa forma, conseguimos ver as lagoas com o nível máximo de água, e ainda evitamos a chuvinha chata que pode atrapalhar os passeios.

Existem algumas lagoas que ficam cheias o ano inteiro, mas esse não é o caso da maioria. Os meses com menos lagoas cheias para avistar nos Lençóis são de dezembro a abril.

2. Explore mais de uma opção de hospedagem

A cidade de Barreirinhas é a mais procurada por viajantes que querem conhecer os Lençóis Maranhenses. Ela possui infraestrutura completa, com hotéis, pousadas, agências de turismo, restaurantes e bares, e ainda tem acesso facilitado de São Luís.

Porém, ela não é a única cidade-base que você pode ficar hospedado. Santo Amaro, por exemplo, é conhecida por ter as lagoas mais belas da região, com poços extensos e profundos, sendo que algumas podem ser alcançadas a pé. A cidade é pequena, com poucos restaurantes, mercadinhos e pousadas, transmitindo a sensação de interior.

Outra opção é Atins, localizada na região onde o Rio Preguiças encontra o oceano. O povoado possui ruas de areia fofa, restaurantes que servem deliciosos camarões, pousadas aconchegantes e acesso fácil para praias e lagoas. Quem se hospeda lá não pode perder a oportunidade de observar o belo pôr-do-sol que se forma sobre o mar. 

3. As lagoas não são o único atrativo

Há muito o que fazer nos Lençóis Maranhenses além de conhecer as dunas e lagoas, especialmente se você se interessa pela cultura local. 

Uma opção é fazer um passeio de lancha pelo Rio Preguiças, com paradas nos povoados às suas margens. Em Vassouras, por exemplo, conhecemos famílias cujo sustento vem exclusivamente da pesca e do turismo. O percurso pela água também nos apresenta mais da natureza local, mostrando seus mangues e igarapés.

Outra opção é conhecer os povoados que ficam isolados em meio às dunas, com pouco contato com visitantes. Isso é possível através do roteiro de travessia, que nos leva a pé pelo centro dos Lençóis Maranhenses, de Atins a Santo Amaro. Passamos por vilarejos como Baixa Grande e Queimada dos Britos, onde pouquíssimas famílias habitam.

4. Escolha o roteiro para o seu perfil

Existem muitas opções de roteiros para os Lençóis Maranhenses. Se você quer uma viagem apenas com os “essenciais”, incluindo passeios de 4x4 nas dunas, banho nas lagoas, estadia em Barreirinhas e visita a Atins ou Santo Amaro, roteiros como esse e esse são os mais indicados.

Já se você tem um espírito mais aventureiro e quer ir para onde poucas pessoas têm acesso, o roteiro de travessia é a sua melhor pedida. Ele envolve um trekking de três dias por entre dunas e lagoas, com pernoites em pousadas ou redários. Com uma semana de viagem ao todo, é a melhor forma de conhecer a região a fundo.

Por fim, se você quer aproveitar mais o Nordeste, o roteiro de Rota das Emoções te leva a uma viagem conjunta com Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara, entre outros destinos. É uma viagem singular em uma das regiões mais belas de todo o mundo.

5. Reserve com antecedência

É claro que, para fazer tudo isso da melhor maneira possível, é necessário reservar as passagens aéreas, hospedagens e passeios com antecedência. Essa é a melhor maneira de garantir disponibilidade e os melhores preços, e ter uma viagem do jeitinho que você imagina.

Agora que você conhece as principais dicas para visitar os Lençóis Maranhenses em 2024, que tal planejar uma visita? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para os Lençóis. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre os Lençóis Maranhenses:

Seja mais um trekker!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta