Estrada Real – Qual caminho escolher e como fazer?

O interior de Minas Gerais é um lugar rico em história e belezas naturais. Através da Estrada Real, é possível fazer uma verdadeira expedição em estilo “off-road trip” por todos os seus cantinhos, conhecendo fazendas, cidades históricas e cachoeiras, e sair de lá com uma compreensão profunda do que foi o período colonial brasileiro.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre a Estrada Real!

O que é a Estrada Real?

A Estrada Real é uma rede de caminhos criada no período colonial brasileiro. O seu objetivo era conectar o interior de Minas Gerais aos portos do Rio de Janeiro, a fim de auxiliar no escoamento de metais preciosos e outros produtos extraídos da região.

Com uma extensão total de aproximadamente 1.600 km, a Estrada Real atravessa mais de 400 cidades e vilas. Importantes centros urbanos floresceram ao longo do seu trajeto, como as cidades de Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, que ainda hoje preservam um valioso patrimônio histórico e cultural.

A Estrada Real é conhecida como a maior rota turística do país, e é possível até mesmo solicitar um passaporte oficial para registrar suas experiências nesse trajeto.

Como conhecer a Estrada Real?

A Estrada Real é dividida em quatro caminhos principais: Caminho do Ouro (ou Velho), Caminho Novo, Caminho dos Diamantes e Caminho Sabarabuçu. A maneira mais fácil de percorrê-los é com veículos 4x4, com paradas para fazer trilhas pela região.

Conheça mais sobre os caminhos:

Caminho do Ouro

Percurso: Ouro Preto a Paraty

Também conhecido como “Caminho Velho”, este foi o primeiro trajeto oficializado pela Coroa Portuguesa para ligar a região produtora de ouro no interior de Minas Gerais ao litoral fluminense.

Ao longo de seus 710 km, o Caminho do Ouro passa por localidades como Tiradentes, São João del Rei, Carrancas, Caxambu e Cunha. Estas cidades históricas revelam muito sobre o passado da região por meio de seus museus, igrejas e fazendas, além de oferecerem uma deliciosa experiência gastronômica tipicamente mineira.

Além dos atrativos urbanos, a região também encanta pela sua natureza. Os viajantes têm a oportunidade de explorar o Parque das Águas de Caxambu, o maior complexo hidromineral do mundo, realizar trilhas em Itatiaia e tomar banhos em cachoeiras.

Caminho do Ouro

Confira aqui o roteiro para o Caminho do Ouro.

Caminho Novo

Percurso: Ouro Preto a Petrópolis

O Caminho Novo surgiu como uma alternativa mais segura ao Caminho Velho, uma vez que a rota original estava se tornando cada vez mais suscetível a assaltos e roubos. 

Com extensão total de 515 km, é um percurso conhecido por suas paisagens serranas, sendo Petrópolis um dos destinos de destaque por conta de suas belas montanhas. Outras cidades da rota incluem Barbacena, Juiz de Fora e Paraíba do Sul.

Caminho Novo, Estrada Real

Caminho dos Diamantes

Percurso: Diamantina a Ouro Preto

Como o próprio nome sugere, esta rota era originalmente utilizada para o transporte de diamantes da capitania de Minas Gerais.

Com extensão total de 395 km, o Caminho dos Diamantes percorre a Cordilheira do Espinhaço, passando por cidades como Cocais, Santa Bárbara e Mariana. A natureza é uma presença marcante no caminho, oferecendo a oportunidade de explorar belas cachoeiras, conhecer mais sobre plantas medicinais e contemplar a fauna mineira.

Além disso, nas paradas ao longo do percurso, os aventureiros também têm a oportunidade de fazer degustações de queijos e cachaças locais, visitar museus e igrejas históricas, e adquirir um entendimento mais profundo sobre a rica história de Minas Gerais. 

Diamantina, MG

Foto: Zé Rocha

Confira aqui o roteiro para o Caminho dos Diamantes.

Caminho Sabarabuçu

Percurso: Cocais a Glaura

O Caminho Sabarabuçu é o trecho mais curto da Estrada Real, com uma história de criação um tanto curiosa. 

Ele foi criado após exploradores avistarem um brilho na Serra da Piedade, o qual presumiram ser ouro, mas na verdade era minério de ferro. Apesar do engano, a rota revelou-se recompensadora, proporcionando um itinerário com belas paisagens. Com 160 km no total, o caminho passa por cidades como Caeté, Sabará e Brumadinho.

Agora que você conhece melhor a Estrada Real, que tal escolher um caminho para percorrer? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Estrada Real. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia nossos textos sobre Minas Gerais:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta