Trekking na Sardenha: saiba tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu

A Sardenha é um paraíso natural que guarda segredos selvagens e paisagens de tirar o fôlego. Entre suas belezas, a Trilha Selvaggio Blu se destaca como um desafio imperdível para os amantes de trekking, um percurso de 48 km que serpenteia por entre praias e montanhas, e nos leva a acampar em meio à natureza mediterrânea. 

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu.

Onde fica a Trilha Selvaggio Blu?

A Trilha Selvaggio Blu está localizada na Sardenha, uma grande ilha italiana no Mar Mediterrâneo. A sua rota se estende ao longo do Golfo de Orosei, na costa leste da ilha, seguindo por penhascos íngremes, grutas e enseadas escondidas.

Criada nos anos 80 por dois alpinistas italianos, a trilha é uma mescla de trechos de caminhos que foram descobertos por pastores do final do século XIX, unidos a caminhos pouco explorados entre o calcário e a vegetação local. O resultado é uma trilha única e marcante com paisagens encantadoras.

Como chegar à Trilha Selvaggio Blu?

Para chegar à ilha de Sardenha, é necessário pegar um voo para o Aeroporto Internacional de Cagliari Elmas, localizado próximo a Cagliari, a capital da Sardenha. Geralmente, o voo conta com uma escala em Roma, ou mais em outros países.

Então, basta seguir de carro ou de ônibus para Santa Maria Navarrese, uma cidade costeira turística que se tornou base para o trekking. O vilarejo fica no pé de uma colina coberta de oliveiras, figueiras com floresta densa. De lá para o início da trilha, o mais recomendado é pegar um transfer privado com um guia turístico.

Qual o percurso da Trilha Selvaggio Blu?

São 5 dias de trekking, com cerca de 6 ou 7 horas de caminhada por dia. Os dias são divididos da seguinte forma:

1º dia: O trekking se inicia em Pedra Longa, um monumento natural de 120 metros de altura, símbolo da ilha de Sardenha. De lá, seguimos pela Cengia Giradili, um caminho íngreme pela lateral de um penhasco, até chegarmos ao platô da montanha.

2º dia: Seguimos ao longo da falésia do Capo Monte Santo, onde os golfos de Arbatax e Orosei se encontram, em direção ao Bacu Tenadili. Então temos um trecho de escalada de montanha sem muitas dificuldades técnicas. 

3º dia: Neste dia, fazemos um emocionante caminho nas alturas que nos leva a Punta Salinas. Depois de uma subida extenuante, podemos admirar uma das mais lindas vistas da trilha, com as praias mais bonitas do golfo. Então, descemos à praia de Cala Gloritzè.

4º dia: Esta é a etapa mais desafiadora, mas também a mais divertida da caminhada, graças às vistas espetaculares do oceano. A trilha acidentada com diferentes elevações exige utilização de cordas, com subidas íngremes e rapel em corda dupla. 

5º dia: O último dia inclui escaladas de montanha e descidas em rapel em corda dupla, embora no geral o percurso seja menos cansativo do que o do dia anterior. Passamos por bosques, falésias e travessias e chegamos à Cala Sisine a tempo de um último mergulho. 

Durante o trekking, todos os pernoites ocorrem em acampamentos na natureza.

Quando fazer a Trilha Selvaggio Blu?

Existem duas épocas mais indicadas para fazer a Trilha Selvaggio Blu:

Na primavera (abril a junho), o clima é ameno e agradável, com temperaturas médias de 15ºC a 25ºC e poucas chuvas. A paisagem também é particularmente bonita nesta época do ano, com muitas flores e vegetação exuberante.

Já no outono (setembro a novembro), as temperaturas são um pouco mais frescas, mas ainda agradáveis para caminhadas, com médias de 15ºC a 20ºC. Os tons vermelhos e dourados da vegetação nessa época mostram uma beleza diferenciada da região.

Qual o nível de dificuldade da trilha?

A Trilha Selvaggio Blu é considerada uma trilha de alta dificuldade, uma vez que há muitos trechos íngremes e que exigem escalada e rapel. Além disso, boa parte da caminhada não é sinalizada, o que faz com que a presença de um guia experiente seja indispensável.

Sendo assim, ela não é recomendada para caminhantes inexperientes. É importante ter um bom nível de condicionamento físico, experiência em trekking e estar familiarizado com técnicas de escalada e rapel. Também é importante levar o equipamento adequado, incluindo botas de caminhada e roupas apropriadas para o clima.

Vale notar que, ao viajar com a Pisa Trekking, há um veículo que transporta alimentos frescos, equipamentos de acampamento e mochilas para o grupo, o que permite ter uma caminhada mais leve. 

Agora que você sabe tudo sobre a Trilha Selvaggio Blu, que tal planejar a sua aventura? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Itália. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre trekkings:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta