Peru: uma país de paisagens e culturas impressionantes

Viajar até o Peru para conhecer Machu Picchu é um sonho para muitas pessoas que tem espírito livre. As histórias de mochilões que tem como destino final a Cidade Sagrada são sempre carregadas de simbolismos e enchem nossa imaginação de curiosidade.

machu-picchu-1569324-peru

Machu Picchu, o sítio arqueológico mais visitado das Américas, grande atração no turismo peruano.

A fama de Cuzco e Machu Picchu ofuscam um pouco a diversidade de paisagens que o Peru possui. Sua geografia e arqueologia é muito diversificada. Com culturas que existiram há milhares de anos atrás, criando construções imponentes e misteriosas, e com desertos, cânions, lagos e florestas, fazem deste país um dos melhores do mundo quando o assunto é ter uma viagem inesquecível.

Preparamos uma seleção de experiências incríveis que uma viagem ao Peru proporciona, para que você possa se planejar melhor para realizar este sonho de viagem!

Amazônia

A região menos conhecida do Peru está no Nordeste do país. Na fronteira com o Brasil, a Amazônia Peruana atrai muitos turistas, mas é um público que vem principalmente da Europa, ávidos por conhecer a maior floresta do mundo, suas comunidades indígenas e navegar pelo Rio Amazonas. Iquitos é a cidade base para se conhecer a Amazônia Peruana. Mas, por ser uma paisagem que temos também por aqui, este é o local menos visitado por turistas brasileiros

O Rio Amazonas, aliás, nasce no alto da cordilheira, próximo a Cuzco, e chega à planície amazônica já com um grande volume de água.

atardecer-iquitos-peru

Entardecer em Iquitos, selva peruana. Foto: Gabymuaa

Costa do Pacífico

Do outro lado dos Andes, uma faixa de baixas altitudes e clima desértico acompanha todo o Oceano Pacífico.

Este clima árido da costa foi muito propício para a conservação de grandes obras construídas por ancestrais dos Incas. Sem chuva, mutias construções se mantiveram intactas até os dias de hoje.

  • Litoral Norte

Partindo de Lima, muitos tesouros arqueológicos estão escondidos no Norte do Peru.

A cidade de Chan Chan, capital do Império Chimu,  abrigou 50 mil pessoas que viviam em uma cidade planejada, construída de barro há 600 anos atrás! Próximo dali, encontramos outros tesouros arqueológicos, como as Huacas del Sol e de la Luna, na cidade de Trujillo. E a Tumba do Sr. de Sipán, que foi descoberta apenas nos anos de 1980, com peças de ouro, prata, cerâmica e muitos adornos, que fazem dela a mais rica de toda a América.

guardschanchan1-peru

Guardas de Chan Chan, imensa cidade de barro no Norte do Peru, Patrimônio da Humanidade - Foto: Bruno Girin

Além de tesouros arqueológicos, o litoral norte ainda é conhecido por quem gosta de praticar surf de alto nível. Piúra é muito conhecida pelas suas ondas perfeitas e pelo Sol 360 dias do ano!

huaca_del_sol_090323_018_moche-peru

Huaca del Sol, na região de Chiclayo, Norte do Peru - Foto: Carl Ottersen

  • Litoral Sul

Do litoral Norte para o litoral sul, o clima desértico guardou muito mais maravilhas arqueológicas. A principal e mais conhecida delas são as Linhas de Nazca. Desenhos de animais, figuras humanas e geométricas impressionantes, feitas diretamente no solo, e que de tão grandes só podem ser vistas sobrevoando a região. Não é à toa que as linhas só foram descobertas no século XX, depois que o avião já havia sido inventado. A precisão dos desenhos e seus tamanhos descomunais causam espanto até hoje, provocando muitas dúvidas e suposições sobre como eles teriam sido criados.

nazca-level-43223-peru

Sombra de um avião levantando voo para sobrevoar as Linhas de Nazca, região Sul do peru.

A civilização Nazca viveu nesta região há cerca de 1600 anos atrás. As múmias ali encontradas só aumentam as intrigas quanto às incríveis capacidades que tiveram. São corpos com cabelos muito compridos e com a caixa craniana deformada, em um ritual que provavelmente era feito logo que os bebês nasciam. Eles eram grandes produtores de artefatos de barro, além de também terem construídos sistemas de dutos de águas que funcionam até hoje!

peru-1177687-peru

Uma imensa aranha, um dos desenhos das Linhas de Nazca, no Sul do Peru.

Próximo a cidade de Ica, também ao Sul do Peru, dunas imensas e alguns oásis transformam a paisagem. Um local perfeito para a prática de sandboard e passeios irados em bugues. Além da possibilidade de visitar colônias de animais marinhos que fazem seus ninhos no Parque Marinho de Paracas e as Ilhas Ballestas.

peru-1017926-peru

Ilhas Ballestas, um santuário ecológico próximo a Paracas, ao Sul de Lima.

Cordilheira dos Andes

Por fim, a região mais conhecida do Peru corta toda a região central do país: a imponente Cordilheira dos Andes.

  • Arequipa e Colca

No Sul, Arequipa guarda em seus cartões postais nada mais do que a paisagem do cânion mais profundo do mundo. No Vale do Colca, com nada menos que 4.160m de profundidade, é possível observar o voo esplendoroso do condor-dos-andes. A maior ave voadora do mundo, símbolo do país e que figura na triste lista de animais ameaçados de extinção.

arequipa-43282-peru

A charmosa cidade de Arequipa, com seu estilo colonial.

gorge-1344259-peru

Cânion do Colca, o mais profundo do mundo, na região de Arequipa, Peru.

  • Lago Titicaca

Vamos um pouco mais ao norte, próximo da fronteira com a Bolívia. Lá, o Lago Titicaca desponta como o lago navegável mais alto do mundo, aos 3.812 metros de altitude. Com montanhas nevadas no horizonte, o Titicaca deveria ser parada obrigatória para todo viajante que visita o país. Um lugar de extrema beleza, lá é possível ter uma experiência autêntica de vivência da cultura andina. Seja conhecendo as ilhas flutuantes de Urus, ou dormindo na casa de moradores locais na Ilha de Amantani.

copacabana-505101-peru

peru-143876_1920-peru-2

  • Cordilheira Blanca

E para terminar a lista de paisagens cinematográficas do nosso vizinho, a Cordilheira Blanca. Um pequeno conjunto de montanhas que desponta nos Andes, com picos nevados lindíssimos, como o Huascarán, e o Alpamayo, considerada a montanha mais bonita do mundo. Conhecer a Cordilheira Blanca é um privilégio para poucos, já que o destino é pouco conhecido até hoje. As travessias são de encher os olhos, como a clássica Santa Cruz x Llanganuco ou nas montanhas de Huayhuash. As altitudes são mais aprazíveis do que as encontradas no Himalaia e o número  de turistas é reduzido. Estes fatores faz com que este seja um destino imperdível para quem gosta de atividades ao ar livre.

Nevado e lagoa

Com tantas possibilidades, é impossível não sentir uma vontade súbita de se aventurar por terras andinas.

Então não perca tempo! Comece agora a planejar esta vigem inesquecível! Você pode (e deve) guardar alguns dias para conhecer Machu Picchu. As opções vão desde um roteiro cultural, até trilhas entre montanhas nevadas acampando, ou dormindo em confortáveis logdes de montanha.

Depois de Machu Picchu, reserve uns dias para viajar mais pelo país. Você não irá se arrepender!

E, se precisar de uma consultoria exclusiva, entre em contato com a Pisa Trekking! Há 30 anos oferecemos viagens dos sonhos para o Peru. Confira aqui todos os roteiros, tire suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

Leia outros textos sobre o Peru:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta