Fazer uma trilha é um tipo de exercício muito recomendado para quem quer ter hábitos de vida mais saudáveis.
O trekking, ou as caminhadas de longa duração, são atividades aeróbicas muito seguras, e por isso podem ser praticadas por qualquer pessoa. E o melhor de tudo: são feitas na Natureza! Por isso, além de ser uma forma muito prazerosa de estar em movimento, também proporciona uma sensação de paz e tranquilidade. Uma ótima escolha não só para a saúde física como também para a mental.
Se você é iniciante no mundo do trekking, ou pretende começar a praticar mas ainda não sabe muito bem como, veja nossas dicas e entre nessa você também!
Conteúdo
- 1 Trekking para iniciantes
- 2 Opções de trilhas para quem quer começar
- 3 Dicas essenciais para as primeiras trilhas
- 4 Trekking para iniciantes em todas as regiões do Brasil
- 5 Região Sul
- 6 Região Sudeste
- 7 Região Centro-Oeste
- 8 Região Nordeste
- 9 Região Norte
- 10 CONHEÇA NOSSOS ROTEIROS!
- 11 Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog
Trekking para iniciantes
Existem trilhas para todos níveis de dificuldades, desde caminhadas bem leves até grandes expedições. Se você não tem o hábito de caminhar em trilhas, é melhor começar com atividades mais fáceis (conheça aqui diferentes sugestões de roteiros de trilhas para iniciantes da Pisa Trekking)
Isso significa que é importante escolher uma trilha com pouco desnível altimétrico (ou seja, poucas ladeiras!), e em um terreno pouco acidentado. Ainda não é hora de querer enfrentar longas jornadas, travessias de rios ou lugares muito isolados. Aqui a ideia é curtir a paisagem, fazer um pic-nic e desfrutar deste contato único com a natureza.
Opções de trilhas para quem quer começar
O ideal é começar fazendo uma trilha de um dia. São ótimas opções pois você não precisará acampar, nem carregar uma mochila muito pesada. Além disso, nas primeiras trilhas você estará se adaptando a uma nova forma de caminhar. A pisada vai ficando mais firme, e o corpo está se adaptando à situações de maior cansaço. Em outras palavras, é nas primeiras trilhas que você estará se acostumando a sair fora da sua zona de conforto.
A Pisa Trekking tem ótimas opções de viagens de um dia. Veja aqui as sugestões.
Para isso existem roteiros especiais para quem é iniciante neste mundo. São caminhadas leves. Mochila nas costas só se for pequena, e pra levar água e câmera fotográfica. Na região de São Paulo, por exemplo, existem muitas opções como a Serra do Japi (a 1h da capital) ou Monte Verde (que fica em Minas Gerais, mas também é bastante próximo dos paulistanos). Até o Litoral Norte de São Paulo, conhecido pelas belas praias que tem, é um local ideal para quem quer fazer uma caminhada ao ar livre, passando por diversas praias desertas. São exemplos de locais em que é possível sair cedo, ir até uma cachoeira ou um mirante, e voltar no mesmo dia para casa!
Dicas essenciais para as primeiras trilhas
Nunca é demais lembrar que qualquer atividade na natureza está sempre sujeita às variações climáticas. Por isso é muito importante estar sempre preparado com equipamentos corretos (uma boa bota, mochila e roupas adequadas).
Estar acompanhado de um guia experiente é outro detalhe muito importante, pois ele está preparado para situações mais delicadas, como lidar com quedas e torções, reconhecer sinais da Natureza e o próprio conhecimento do caminho a ser seguido.
Trekking para iniciantes em todas as regiões do Brasil
Pra finalizar, vamos dar mais algumas dicas para quem quer pegar um avião e fazer trilhas nas paisagens mais bonitas do interior do Brasil.
Região Sul
No Sul, a região de Aparados da Serra possui trilhas para iniciantes até a borda de alguns cânions, como o Itaimbezinho e o Fortaleza, com paisagens impressionantes.
Região Sudeste
No Sudeste, a Serra da Mantiqueira tem um relevo montanhoso, com montanhas famosas como Agulhas Negras e Prateleiras, que exigem um bom condicionamento físico. Mas lá, neste pedaço entre Minas, Rio e São Paulo, existem alguns caminhos bem mais leves e contemplativos, como o Circuito dos 5 Lagos, que é recomendado para todos os públicos.
Região Centro-Oeste
No Centro-Oeste, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos de ecoturismo mais consolidados do Brasil. Em 2016, mais de 50 mil pessoas passaram pelo parque nacional e fizeram uma de suas trilhas, que variam de 3 a 6 horas de duração, e nos levam para cachoeiras que são verdadeiros cartões postais.
Região Nordeste
O Nordeste possui vários destinos muito especiais para a prática de trekking. Alguns deles são mais difíceis, como a Travessia dos Lençóis Maranhenses, ou da Costa do Descobrimento. Outros são mais ecléticos, como na Chapada Diamantina, onde é possível se fazer desde uma travessia de 80km (do Vale do Pati), até trilhas mais leves, como a Cachoeira da Fumaça, com 12km de ida e volta.
Região Norte
O Norte do país talvez seja a região com menos opções de trilhas. Mas, por outro lado, caminhar dentro da Floresta Amazônica é impressionante. Esta experiência é possível na Floresta Nacional do Tapajós, próximo a Alter do Chão. Andar na maior floresta do mundo é uma experiência inesquecível.
Com certeza, depois que você começar a fazer este tipo de atividade, irá descobrir o prazer de caminhar nos lugares mais bonitos da natureza!
E se precisar de uma ajuda para começar a fazer trilhas, entre em contato com a Pisa Trekking! Especialista em viagens de ecoturismo, nós oferecemos diversos roteiros para o Brasil e o mundo. Confira aqui algumas sugestões para você que está começando e, para qualquer dúvida, contate nossos atendentes!
Leia outros textos sobre ecoturismo:
Máximo!
Que demais!!
Não vejo a hora de iniciar esse estilo de vida: trilhas!!
Vlwz..
Adorei tudo isso ai ilustrado, apesar de ser a muitos anos atras gostaria estar participando de uma trilha, como faço contato para saber se sou apto ou nao para trilha., qual contato desse site para agendar uma conversa e se alianhar mais sobre o assunto.
Oi, Carlos! Você pode enviar um e-mail para pisa@pisa.tur.br, ou chamar no WhatsApp pelo número (11)91049-9990, ou fazer a pré-reserva pela página do roteiro que tiver interesse! Nossos consultores ajudarão na escolha do roteiro que seja do seu nível, depois de entender melhor sobre o seu preparo físico.