Melhores destinos: nossa seleção de viagens imperdíveis para 2018

Você já sabe onde vai fazer sua melhor selfie em 2018? Fomos buscar nas principais publicações sobre o turismo mundial quais são os lugares que estarão em evidência este ano. Os roteiros de ecoturismo estão em alta nas listas de melhores destinos. Alguns são clássicos que não saem da moda. Outros são novidades que surgem encantando a todos. 

Fizemos uma lista de roteiros que merecem sua atenção. Confira nossas sugestões e se quiser saber mais sobre cada destino, é só clicar nos links do texto! Boa viagem!

 

Chile

O Chile foi eleito o melhor país para viajar em 2018 pela Lonely Planet, na 13ª edição do Best in Travel.

Um país que se destaca na América do Sul por ser rodeado de belezas naturais que vão das paisagens selvagens da Patagônia no Sul até o Deserto de Atacama no Norte. O Chile é um país completo para quem gosta de ecoturismo e aventura. 

A Patagônia, além do já consagrado Parque Nacional de Torres del Paine, tem locais que ainda são pouco conhecidos, como a Isla Navarino, praticamente intocada e quase nenhum turista.

Dientes de Navarino, na Patagônia Chilena

O Atacama é outro destino já consagrado. Considerado o deserto mais seco do mundo, talvez seja também o mais bonito. Com lagoas coloridas, salares, vulcões que surgem aqui e ali na Cordilheira dos Andes, formações rochosas inusitadas, não tem como não se apaixonar por este lugar.

Além de tudo isso, possui ótimas pistas de esqui para quem quer curtir o inverno. E a remota Ilha de Páscoa, o ponto habitado mais distante de qualquer continente no globo. Não é à toa que o Chile está mais uma vez em evidência no cenário turístico.

 

Islândia

A Islândia segue atraindo os olhares do turismo mundial. Este ano o país foi um dos destaques da pesquisa anual da Skyscanner. A ilha gelada do noroeste europeu recebe ano após ano mais turistas para suas terras.

Um dos principais motivos para isso é a Aurora Boreal. No inverno, com noites mais longas e escuras, o céu da Islândia é tingido por fabulosas luzes coloridas. Além disso, a grande parte do seu território é desabitada, o que favorece uma "Aurora Hunt" perfeita.

Aurora boreal no norte da Islândia

Mas não é só isso. O verão é a melhor época para visitar a Islândia! Com dias mais longos e temperatura mais amena, é possível visitar belezas naturais impressionantes. As Sensações da Islândia são as grandes cachoeiras Seljalandsfoss e Gullfoss, vulcões ativos, gêiseres, fiordes, glaciares, montanhas e paisagens costeiras. Esta grande ilha é um caleidoscópio de paisagens indescritíveis e impactantes.

No verão também é possível fazer a famosa viagem pela Ring Road, que circula toda a ilha e visitar as regiões mais montanhosas. Período perfeito para fazer passeios mais ativos como cavalgada, mountain bike, rafting e os melhores trekkings.

 

Rússia

Em ano de Copa, a Rússia irá atrair os olhares do mundo todo. Com cidades de beleza rara, como São Petersburgo, percorrer suas ruas é praticamente uma aula de história, visitando os monumentos que marcaram o apogeu da União Soviética.

Mas, quem pensa que na Rússia só se fala dos tempos de socialismo ou de Copa do Mundo, muito se engana.

O Cáucaso, uma imensa cadeia montanhosa, abriga o ponto mais alto de toda a Europa. O Monte Elbrus é uma montanha ainda praticamente desconhecida, pois durante a época do regime soviético e da Guerra Fria, os picos e vales da região eram praticamente proibidos para escaladores estrangeiros. 

Escalada do Elbrus, na Rússia, a montanha mais alta da Europa.

Em Julho, logo após a final da Copa do Mundo, a Pisa Trekking está oferecendo uma saída exclusiva para quem quer alcançar o topo da Europa. Além de conhecer São Petersburgo, essa é a chance de escalar um dos seven summit mais acessíveis para escaladores não profissionais, chegando aos 5642 metros acima do nível do mar.

 

Amazônia Paraense

O turismo sustentável é uma tendência cada vez maior, e ganhou destaque em 2017, considerado Ano Internacional do Turismo Sustentável pela UNESCO. 

Segundo a WWF, o chamado turismo de base comunitária é uma vertente que consiste em valorizar as atividades culturais e os modos de vida no contexto natural em que eles se encontram. Diferente do turismo convencional, os visitantes são levados para conhecer o dia a dia das comunidades e vivenciar com elas suas realidades.

Turismo comunitário em Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós, Pará.

E quando o quesito é conhecer o dia a dia de uma comunidade tradicional, a Amazônia é um lugar perfeito. No Pará, pequenas comunidades do Rio Tapajós estão há mais de 10 anos abrindo suas portas para quem quer vivenciar os modos de vida ribeirinhos.

Além de conhecer a paisagem imponente da Amazônia, com seus rios imensos, igapós e árvores imensas, esta forma de turismo tem uma relação de ganho mútuo. Ganham os turistas, que descobrem uma forma de vida simples e em harmonia com a natureza. Ganham os moradores locais, que tem uma fonte de renda extra, e que sentem o orgulho de falarem e mostrarem sua cultura.

 

Jalapão

Há um ano atrás quase ninguém tinha ouvido falar das dunas douradas do Jalapão. Depois da novela “O outro lado do Paraíso”, o Jalapão agora é pop!

Isolado por estradas de areia que são, por si só, uma grande aventura, o Jalapão possui paisagens dignas dos melhores destinos de ecoturismo do mundo. Além das já famosas dunas de areias douradas, seus principais atrativos são o Rio Novo e os fervedouros.

As dunas de areias douradas do Jalapão

O Rio Novo é talvez o último grande rio de água potável do Brasil. A Cachoeira da Velha é uma grande cascata com 100m de largura e cerca de 15m de queda, e tem um grande volume de água mesmo na estiagem.

À beira deste rio fica o Safári Camp, um acampamento com 10 tendas confortáveis, banheiros cuidadosamente limpos com banho quente ao final do dia, e uma área de redes para relaxar nas horas de descanso entre as atividades.

Área do Safári Camp, à beira do Rio Novo

Os fervedouros são a atração mais incomum do Jalapão. São nascentes de água, que brotam com tanta força do solo arenoso que formam poços de água cristalina e que não deixam o corpo afundar.

 

Lista bônus: outros 5 destinos que estarão em alta!

Além destes cinco destinos que estarão em evidência em 2018, escolhemos mais cinco destinos que valem a pena colocar na lista de desejos! São roteiros que chamam a atenção pelas paisagens ou pela importância histórica.

Rota das Emoçõesuma das grandes estrelas do ecoturismo brasileiro, é um circuito turístico que tem atraído cada vez mais os olhares. Com Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jeri em uma única viagem, é a viagem perfeita para descansar e conhecer paisagens de tirar o fôlego.

Delta do Parnaíba, no Piauí

 

MéxicoPoucos países são tão plurais quanto o México. Com belas praias na costa do Caribe e impressionantes sítios arqueológicos da civilização Maia, é um país relativamente barato para conhecer, e que surpreende pela hospitalidade nas cidades coloniais.

Cancún, no México

 

CroáciaAs séries pops criam legiões de fãs, e a Croácia é o destino perfeito para quem quer conhecer as locações da premiada série "Game of Thrones". Além disso, seus diversos parques nacionais são outro atrativo imperdível. O mais famoso é o Parque Nacional Plitvice repleto de lagos de cores que vão do azul turquesa ao verde esmeralda e de lindas cachoeiras.

Dubrovnik, na Croácia, é uma das locações de Game of Thrones

 

PeruO turismo no Peru está sempre se renovando. A onda agora são as viagens multiaventuras para Machu Picchu. Já ouviu falar no skylodge? Para chegar até lá, você terá que escalar uma Via Ferrata de 300m, encravada num paredão do Vale Sagrado. A noite será dentro de uma cápsula de vidro, olhando as estrelas e contemplando o Vale Sagrado dos Incas. Já imaginou?

o Skylodge está ancorado a 300m de altura nas montanhas da Cordilheira dos Andes, no Vale Sagrado do rio Urubamba

 

Chapada DiamantinaLençóis, na Bahia, é a charmosa porta de entrada para quem quer conhecer as paisagens impressionantes da Chapada Diamantina. Cada vez mais tem atraído a atenção de turistas estrangeiros, e foi o único destino nacional no Best In Travel deste ano. Nossa sugestão é fazer o Trekking no Vale do Pati, que já foi eleita a travessia mais bonita do Brasil.

Vista para o Vale do Pati, na Chapada Diamantina.

 

Agora que você já sabe o que é tendência em 2018, se jogue de cabeça nessas aventuras. E para te ajudar nisso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo nós oferecemos pacotes para o Brasil e o mundo com muita segurança e conforto. Confira aqui alguns de nossos roteiros, tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes e boa viagem!

 

Leia outras listas do Blog Vida ao Ar Livre:

Conheça nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

2 Comentários em: “Melhores destinos: nossa seleção de viagens imperdíveis para 2018

Deixe uma resposta