Lixo zero nesse Carnaval!

Carnaval chegando e, com ele, muita folia, glitter, confete e poluição! Que tal inovar este ano e arrasar no brilho sem peso na consciência e no meio ambiente? Repense seus hábitos e seja criativo! Neste post está uma série de dicas para aproveitar o Carnaval de maneira mais sustentável.

Glitter Biodegradável

O glitter e a purpurina são os maiores vilões da folia. Isso porque eles são formados por microplásticos, partículas minúsculas de plástico, que descem pelos ralos e bueiros após as festas de Carnaval.

Por serem muito pequenos, acabam passando direto pelos processos de tratamento da água e chegam aos rios e oceanos. Essas partículas levam centenas de anos para se decompor na natureza e, quando chegam ao oceano, causam danos à vida marinha.

Muitas marcas já produzem glitter biodegradável a partir de materiais naturais, como o pó de mica. Também é possível fazer o seu próprio glitter ecológico em casa, utilizando sal ou gelatina vegetal.

Confete Ecológico

O confete é muito comum no nosso Carnaval! Mas, você já parou para pensar que o que você usa para colorir o carnaval pode ser prejudicial ao meio ambiente?

Uma alternativa é produzir o seu próprio confete utilizando papel reciclado ou melhor ainda, folhas e flores secas. Tudo que você precisa é de um furador de papel para produzir confetes biodegradáveis.

Lixo zero nesse Carnaval

Leve seu copo e canudo reutilizáveis

Muitas cidades já proibiram a venda de canudos e copos plásticos em pontos comerciais. Mas, se você faz questão de utilizá-los, a melhor opção é adquirir seu copo e canudo reutilizáveis e levá-los com você não só no carnaval, mas no ano todo. Existem modelos de vidro, alumínio e bambu, de diferentes tamanhos e diâmetros. Dê uma pesquisada por aí!

Prefira as latinhas

Trocar as garrafinhas de vidro ou de plástico por latas de alumínio é uma forma mais sustentável de matar a sede. As latinhas são altamente recicláveis e, quando descartadas corretamente, podem voltar às prateleiras do mercado em apenas 60 dias.

Leve uma sacola para trazer seu lixo de volta

Se você levou, você pode trazer de volta, é simples assim! No tumulto dos blocos lotados muitas vezes é difícil encontrar uma lixeira, mas você pode guardar o lixo para ser descartado de forma correta ao invés de jogado na rua.

O meio ambiente agradece!

Lixo zero nesse Carnaval

 

Esse texto foi escrito pelos nossos parceiros da Curtlo e nós fizemos questão de compartilhar por aqui também. E você, tem mais alguma dica para aproveitar a folia de forma mais sustentável? Deixe suas ideias nos comentários abaixo e bom Carnaval!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta