Onde fica, como ir e melhor época para visitar o Salar de Uyuni

O maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, é uma importante parte da cultura boliviana. Além de ter sido fonte de lendas e folclores para os povos indígenas que viviam próximo à Cordilheira dos Andes, ele é hoje um dos principais atrativos turísticos da Bolívia. Quer saber mais? O Blog Vida Ao Ar Livre explica onde fica, como ir, e melhor época para visitar o Salar de Uyuni.

Onde fica o Salar de Uyuni?

O Salar de Uyuni está localizado no sudoeste da Bolívia, a 600 km da capital La Paz, perto da borda da Cordilheira dos Andes. Foi inclusive por conta do surgimento dessa cordilheira, milhares de anos atrás, que o deserto também se formou. As montanhas criaram uma barreira entre o altiplano boliviano e o Oceano Pacífico, formando lagos pré-históricos que depois secaram e deram origem ao salar.

Acredita-se que o Salar de Uyuni contenha mais de 10 bilhões de toneladas de sal, que se estendem por uma área de mais de 10.000 km². Por conta da sua enorme extensão, o salar também é o único ponto brilhante natural que pode ser visto do espaço, auxiliando na calibração de satélites de observação da Terra, por exemplo. 

Como ir para o Salar de Uyuni?

Embora seja possível fazer um passeio ao Salar de Uyuni por conta própria, isso não é recomendável. Não existem estradas oficiais ligando grande parte dos atrativos bolivianos, há pouca sinalização, e o sinal de internet no interior do país pode ser praticamente inexistente. Assim, para saber como ir ao salar, é sempre melhor ir acompanhado de um guia turístico que conhece a região.

A maneira mais rápida de chegar lá é de avião. Em La Paz, é possível pegar um voo que te leva até o Aeroporto Joya Andina, localizado na cidade de Uyuni, a principal porta de entrada do deserto. A duração é de aproximadamente 2 horas, te deixando com bastante tempo para explorar os atrativos do lugar. Também é possível fazer esse percurso por ônibus, mas assim pode-se levar até 10 horas.

Quando se vai por La Paz, é importante passar uns dias lá para aclimatar. A altitude de todo o planalto boliviano, em especial a região do Salar de Uyuni, é bastante elevada, então é preciso permitir que o organismo vá se adaptando aos poucos. Geralmente, quem escolhe essa rota também aproveita para conhecer melhor a Bolívia, visitando o Lago Titicaca e a Cordilheira dos Andes.

Outra opção também bastante popular é sair de São Pedro de Atacama, no Chile, em direção ao salar. A grande vantagem dessa opção são os atrativos que você fica conhecendo ao longo do caminho, abrangendo vulcões, montanhas nevadas, lagoas com flamingos, e até um cemitério de trens. Nessa opção, você vai fazendo a aclimatação aos pouco. Essa viagem dura um dia inteiro, mas boa parte desse tempo deriva das paradas para observar os atrativos, num passeio muito bonito.

Melhor época para visitar o Salar de Uyuni?

A experiência turística no Salar de Uyuni pode variar bastante a depender da temporada da visita. Portanto, embora seja difícil definir qual é a melhor época para visitar o salar, cabe estabelecer uma divisão entre o período de seca, que vai de abril a outubro, e o período de chuvas, que vai de novembro a março.

Durante o período de seca, é possível explorar o salar de maneira integral. Isso inclui, por exemplo, a Isla Incahuasi, que fica no meio do deserto e contém uma vegetação de cactos que chegam a medir 10m de altura. Na seca, o sal do chão forma figuras geométricas, e o salar fica com aquele aspecto branco interminável. O único “porém” dessa época é a temperatura, que pode chegar a graus negativos nos meses de junho e julho.

Já durante o período de chuvas, acontece o fenômeno que costuma render as fotos mais “conceituais”: uma fina camada de água sobre o chão faz o deserto inteiro se tornar um gigantesco espelho. À noite, chega a ser possível observar as estrelas refletidas no chão. Ainda assim, visitar o salar nessa época requer alguns sacrifícios, tendo em vista que o alagamento restringe o acesso a certos lugares, como à Isla Incahuasi. 

Agora que você já sabe onde fica, como ir e melhor época para visitar o Salar de Uyuni, que tal começar a pensar em uma viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Bolívia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a América do Sul:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

4 Comentários em: “Onde fica, como ir e melhor época para visitar o Salar de Uyuni

    1. Olá, Francis! Como é o fim da época de chuva, é possível ter essa experiência em março. A cada ano essa transição pode se dar em períodos um pouco diferentes, por conta das mudanças climáticas. Não podemos garantir que o fenômeno acontecerá, como qualquer outro evento natural.

  1. Estamos pretendendo ir no final de dezembro/2022 a início de janeiro/2022. Então, iremos pegar uma época não tão boa assim ou também poderemos aproveitar parte do Salar Uyuni? Jocélia Nogueira.

    1. Oi, Jocélia! Dá pra aproveitar o Salar de Uyuni o ano inteiro. A diferença é que nessa época não conseguirão explorar toda a extensão do salar, e não terão acesso a algumas partes, por causa do período de chuvas. Mas por conta disso, provavelmente poderão ver o fenômeno que gera uma fina camada de água sobre o chão e faz o deserto inteiro se tornar um gigantesco espelho. Isso rende várias fotos legais e, à noite, em alguns casos chega a ser possível observar as estrelas refletidas no chão. Esperamos que aproveitem bastante a viagem!

Deixe uma resposta