O que levar na mala para a Índia

Quando chega a hora de arrumar as malas, você provavelmente já está bastante familiarizado com o destino que irá visitar. Ainda assim, quando a viagem envolve países como a Índia, onde a cultura e os costumes são tão diferentes dos nossos, o pânico pode se instaurar rapidamente. Por isso, hoje o Blog Vida ao Ar Livre te ajuda a decidir o que levar na mala para a Índia.

Roupas e sapatos

A Índia é um país com tradições fortes. Portanto, para não se deparar com situações desconfortáveis, é preciso se adequar à cultura indiana, especialmente ao visitar cidades do interior ou menos internacionalizadas. Isso significa, por exemplo, que mulheres devem evitar usar roupas que revelam muito das pernas ou dos ombros. Dentro de lugares sagrados, como o Taj Mahal, isso é ainda mais importante.

A Índia, porém, é um destino quente durante boa parte do ano, então lembre-se de levar roupas leves. Vestidos e saias que chegam aos pés são boas opções, assim como shorts, para os homens. A solução universal “calça jeans e camiseta” também costuma funcionar na maioria dos lugares. Para camisetas que mostram os ombros, é recomendável usar um lenço sobre eles.

O que muitos turistas descobrem, contudo, é que comprar roupas na Índia também pode ser uma ótima ideia. As vestimentas, afinal, foram adotadas de acordo com o clima e a cultura locais, e utilizá-las pode ser a opção mais confortável de todas.

Em relação aos sapatos, a história já é diferente. Embora não exista nenhuma convenção cultural que os delimite, o ideal é levar sapatos fechados e “robustos” para as caminhadas no meio da cidades, já que as ruas do país podem ser bastante acidentadas e sujas. Sandálias também são boas opções para dias mais quentes, assim como chinelos para lugares dentro do hotel e praias.

Protetor solar e repelente

O protetor solar, apesar de não ser muito utilizado pela população indiana, pode ser encontrado em localidades turísticas. Como o turismo na Índia envolve bastante exposição ao sol, porém, você com certeza vai depender bastante desse produto. Assim, é recomendável que você leve de casa um protetor no qual você confie, para não correr riscos.

O produto na Índia costuma ser um pouco mais caro e, se comprado em lojas não confiáveis, ele pode inclusive ser um outro tipo de creme apenas colocado na embalagem do protetor solar. 

De forma semelhante, também é importante levar repelente para a sua viagem. Assim como ocorre em algumas regiões do Brasil, o clima quente acaba atraindo mosquitos, sendo alguns deles vetores de doenças como malária e febre amarela. Como adquirir o produto na Índia pode ser uma tarefa difícil, inclusive por conta da barreira linguística, é melhor se garantir levando um repelente de casa.

  • Higiene básica

Outros itens bastante úteis para se levar em uma viagem para a Índia são lenços de papel e álcool gel. Muitos banheiros públicos, por exemplo, não oferecem papel higiênico. E se você passou o dia inteiro na rua, e quer parar para comer alguma coisa, é melhor que você faça isso com as mãos limpas.

Purificador de água

Já é senso comum que, na Índia, deve-se evitar consumir a água vinda da torneira, ou vendida em lugares suspeitos na rua, tendo em vista que existe uma grande chance de estar contaminada com bactérias que causam doenças como giardíase, por exemplo. Até para escovar os dentes é recomendável utilizar água filtrada.

Assim, uma aquisição essencial para viajar na Índia é o purificador de água, especialmente se você pretende fazer trekking ou andar por partes mais afastadas do país. Alguns purificadores filtram até 99% dos microorganismos presentes na água, sendo uma ótima opção se você não pode ferver aquela água no momento. 

Tendo em vista que a Índia também apresenta um grande problema de poluição decorrente do descarte de garrafas de plásticas, é até mais interessante filtrar a sua própria água e armazená-la em uma garrafa térmica, por exemplo. 

Agora, se de fato você não tiver outra opção senão consumir água engarrafada, é importante tentar se ater a marcas mais confiáveis, como Bisleri, Kinley e Aquafina.

Outros

Se a sua viagem na Índia vai envolver viagens de trem ou ônibus, é importante levar cadeados e cabos para garantir a segurança da sua bagagem. Assim, se a viagem for longa, você vai se sentir mais à vontade para dormir sem precisar se preocupar com os seus pertences. 

E, por fim, para passeios internacionais no geral, nunca é demais também levar um adaptador de tomadas.

Agora que você já sabe o que levar na mala para a Índia, que tal começar a pensar em uma viagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para toda Índia. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes

Leia mais textos sobre a Índia:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 374 outros assinantes

Deixe uma resposta