Está chegando a promoção Green Week!

Para quem já está se preparando para os descontos da Black Friday, está na hora de conhecer a Green Week, a maior promoção de viagens de aventura e ecoturismo do Brasil! Essa é a oportunidade perfeita para fazer um roteiro completo naquele lugar que você sempre quis conhecer. Hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te mostra alguns destinos que vão entrar na promoção. 

Serra do Cipó

A Serra do Cipó é um paraíso ecológico localizado em Minas Gerais, a cerca de 100 km de distância de Belo Horizonte. O seu relevo entrecortado intercala picos com mais de 1600m e córregos que culminam em cachoeiras. As três cachoeiras mais famosas da região são a do Tabuleiro, da Farofa e o Véu de Noiva. A primeira tem uma queda de 273m de altura, sendo considerada a terceira maior do Brasil

A região é ideal para fazer caminhadas, e uma imperdível é a Trilha do Vale do Travessão, que ocorre na parte alta da serra, e permite que se tenha uma vista deslumbrante dos vales, serranias e campos rupestres. É lá também onde há a divisão do Rio Doce e do Rio São Francisco. A Serra do Cipó também possui pinturas rupestres espalhadas pelo seu território, comprovando a ancestralidade da região.

Serra da Capivara

E por falar em pinturas rupestres, a Serra da Capivara, no Piauí, está cheia delas. Existem mais de 700 sítios arqueológicos catalogados, sendo que quase 200 deles estão abertos à visitação. Um dos mais conhecidos é o Boqueirão da Pedra Furada, que conta com a pintura rupestre que virou símbolo do parque, e outros vestígios do homem pré-histórico com dezenas de milhares de anos.

A Serra da Capivara também é uma área de conservação da caatinga, que muda seu aspecto a depender da época do ano: com as chuvas, as suas plantas florescem e tudo fica verde; já durante o período de estiagem, temos a paisagem seca típica do sertão nordestino. A região também apresenta formações geológicas interessantes, como cânions e boqueirões.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é o berço das águas do Centro-Oeste brasileiro, contando com diversas nascentes, rios e mais de 30 cachoeiras, sendo que algumas das suas mais famosas são os Saltos do Rio Preto e a Catarata dos Couros. Esse é um destino perfeito para se refrescar com banhos naturais e relaxar ao som da queda das águas.

Mas Veadeiros também pode ser um destino de aventura. A Tirolesa Voo do Gavião, por exemplo, percorre 850 km a 100m de altura, permitindo que se tenha uma visão geral de boa parte do parque. Também é possível fazer rapel em algumas cachoeiras, como as Almécegas I e II, e fazer travessias que partem do município de Alto Paraíso e cruzam o parque.

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses compõem uma paisagem única no Brasil, em que dunas altas e lagoas com águas verde-azuladas se intercalam infinitamente. Barreirinhas é a cidade que serve como porta de entrada, e é de lá que saem passeios como o Circuito da Lagoa Azul e o Circuito da Lagoa Bonita, que passam pelas principais lagoas da região e, por vezes, permitem a observação do pôr-do-sol em meio às dunas.

Mas o turismo em Lençóis Maranhenses também conta com outras atividades mais aventureiras, como bóia cross, sobrevoo e kitesurfing. Para praticar essa última, o lugar ideal é o Canto de Atins, um paraíso isolado localizado no encontro entre o mar e o Rio Preguiças, e da onde vêm os camarões mais famosos de Lençóis.

Rota das Emoções

Já a Rota das Emoções é um roteiro que abrange tanto os Lençóis Maranhenses, quanto o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, com opção de também incluir Barra Grande, Santo Amaro e Fortaleza. São os principais destinos do Nordeste brasileiro conjugados em apenas um passeio, que percorre centenas de quilômetros com veículos 4x4 e lanchas rápidas.

Essa é uma experiência que integra aventura, cultura, gastronomia e muita praia, tendo diversas atividades opcionais como caminhadas, cavalgadas, voos panorâmicos, observação da vida silvestre e vivência junto às comunidades locais. É garantido que, depois de ter uma experiência como essa, você vai querer retornar ao Nordeste mais vezes.

Monte Roraima

O Monte Roraima está localizado na fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, e carrega um significado sagrado para as tribos indígenas que habitam a região. O monte foi formado há cerca de dois bilhões de anos, e possui 2.800m de altura, e uma superfície de 34km². A região que o cerca é formada por rios gelados, e terreno íngreme e rochoso, e o viajante que ousa a subir o monte é desafiado e recompensado por Makunaima, seu guardião.

A flora e fauna que povoam o topo do Monte Roraima são endêmicas, tendo se desenvolvido de uma maneira completamente única ao longo dos séculos. Os principais atrativos do local são o Vale dos Cristais, em que pedras cristalinas como quartzos brotam do chão, o El Fosso, que é um buraco com quedas d’água e cavernas subterrâneas, e o Ponto Triplo, que é o marco piramidal que marca as fronteiras entre Brasil, Venezuela e Guiana.

Jalapão 360º

O Jalapão é uma região ainda pouco explorada do Tocantins, tomada por dunas, cachoeiras, fervedouros e grutas. Um roteiro 360º é a maneira perfeita de conhecer os principais atrativos desse lugar em poucos dias, percorrendo quase 1.000 km em carros 4x4.

A Serra do Espírito Santo é uma das paisagens mais famosas do Jalapão, sendo composta por um grande paredão de quartzo que, através do processo de erosão, formou dunas douradas que chegam a medir 30m de altura. O Morro da Catedral é outro atrativo importante, sendo uma formação rochosa imponente que lembra o formato de uma catedral. A Cachoeira do Formiga, por sua vez, é um dos melhores lugares para se refrescar, e o seu poço de águas verde-esmeraldas é exuberante.

  • Jalapão com Trilhas e Rafting

Já para quem curte uma aventura, o roteiro do Jalapão com Trilhas e Rafting é ideal para conhecer a região a partir de diferentes perspectivas. O rafting geralmente ocorre no Rio Novo, o maior rio de água potável do Brasil, ou, durante o período de chuvas, no Rio Soninho.

As opções de trekking também são variadas. É possível subir no Morro da Catedral, em uma trilha de dificuldade leve; fazer a Travessia da Velha, uma caminhada de 12 km passando por campos limpos, veredas, e terminando em uma cachoeira; e, inclusive, subir na Serra do Espírito Santo, numa caminhada de 4 horas ao longo de 6 km.

Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas está localizada no Maranhão, exibindo formações rochosas curiosas que mais se assemelham a mesas espalhadas pelo cerrado nordestino. As cachoeiras, os cânions e as pinturas rupestres ajudam a compor esse cenário, fazendo deste um destino de ecoturismo bastante variado.

Um dos cartões-postais da região é o Portal da Chapada das Mesas, que é um buraco formado naturalmente no meio de uma rocha, que permite uma visão panorâmica do Cerrado e do famoso Morro do Chapéu. O Encanto Azul também é um chamariz para um turismo mais relaxante, funcionando como uma hidromassagem natural em meio a águas azuis cintilantes. Contudo, embora o transporte ocorra principalmente com carros 4x4, algumas caminhadas também são necessárias para chegar de um atrativo a outro.

Agora que você já conhece alguns destinos que entrarão na Green Week, que tal já agendar o seu passeio? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para a Green Week. Inscreva-se na pré-promoção aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta