Como será o Carnaval 2021 e para onde ir?

Como ocorrerá o Carnaval 2021 ainda é incerto. As principais capitais brasileiras ainda estão discutindo se as festividades serão canceladas ou apenas adiadas. Mas uma coisa é garantida: o feriado dos dias 15 e 16 de fevereiro será mantido como ponto facultativo. Por isso, hoje, o Blog Vida ao Ar Livre te dá sugestões de destinos sem aglomerações para visitar no feriado de Carnaval 2021.

Atualização: No dia 29 de janeiro, o Estado de São Paulo decretou que os pontos facultativos dos dias 15, 16 e 17 seriam cancelados. Mas ainda cabe a cada empresa decidir ou não dar feriado aos seus funcionários.

Festividades e feriado

Como já era de se esperar, o Carnaval 2021 não poderá ocorrer da maneira tradicional por conta da pandemia da COVID-19. Mas isso não significa que as festividades estarão canceladas terminantemente: em São Paulo, por exemplo, a sua realização estará condicionada à imunização da população contra o vírus. 

Embora não exista uma data definida, a expectativa é de que elas ocorram em meados de julho em várias capitais simultaneamente, para manter a tradição cultural e o potencial turístico. 

Quanto ao feriado dos dias 15 e 16 de fevereiro, sendo 17 o dia de quarta-feira de cinzas, será mantido como ponto facultativo em estados como São Paulo. Isso significa que caberá ao empregador decidir se ele dará ou não os dias de folga aos seus funcionários. Por isso, já é bom começar a ir planejando alguns passeios alternativos, em destinos isolados e conectados com a natureza, para aproveitar o feriadão. 

Para onde ir no Carnaval 2021?
  • Roteiros lado B

Visitar o lado B, ou o lado “menos conhecido”, de parques nacionais importantes é ideal para evitar o grande público e ainda apreciar os visuais. Na Chapada dos Veadeiros, localizada em Goiás, por exemplo, é possível realizar a Travessia Leste, o primeiro roteiro de travessia com acampamento da região, que passa por paisagens deslumbrantes e típicas do cerrado brasileiro.

A travessia dura 3 dias e totaliza 51 km, começando no Alto Paraíso e terminando no Vale do Macaco. As cachoeiras são os atrativos que mais se destacam nesse percurso, permitindo um banho refrescante após uma caminhada intensa - as principais são as Cachoeiras do Rio Cristal, da Água Fria e do Sertão Zen. Aqui, também temos contato com a comunidade local, sendo que na fazenda da Dona Leônia nós podemos degustar deliciosas comidas caseiras.

Ainda na Chapada dos Veadeiros, é possível fazer um roteiro pelo Parque Estadual da Terra Ronca, um dos maiores sítios de cavernas e grutas da América Latina. Durante as diversas caminhadas realizadas pelo seu interior, é possível avistar lagos subterrâneos, salões de rochas, estalactites, ninhos de pérolas, flores de aragonita, e muito mais.

O roteiro tem duração de 5 dias, sendo que os pernoites ocorrem no vilarejo de São João. Dentre as grutas visitadas, estão a Gruta da Angélica, com seus diversos espeleotemas; a Gruta Terra Ronca, da onde é possível visitar o Oco das Araras e o Salão dos Namorados; e ainda a Gruta de São Bernardo, que assim como as demais, possui rios subterrâneos e formações rochosas únicas. 

  • Roteiros com atividades ao ar livre

O Jalapão, localizado em Tocantins, é uma região que abriga uma variedade de paisagens, passando por dunas, fervedouros, serras e cânions. Por isso, esse destino é naturalmente receptivo a diferentes atividades ao ar livre, como trekking e rafting, que compõem o roteiro de Volta ao Parque

Através dessas atividades, você tem a chance de conhecer alguns dos atrativos mais famosos da região, como o Morro da Catedral, a Serra do Espírito Santo e a Cachoeira do Formiga, e ainda se deparar com a cultura local através do artesanato do capim dourado. Apesar do clima quente, existem muitas oportunidades para se refrescar no Jalapão: lá está presente, inclusive, o maior rio de água potável do mundo, o Rio Novo

Outra opção para quem quer aproveitar o feriado de Carnaval 2021 para se exercitar é o roteiro de Cicloturismo em Urubici, em Santa Catarina. Urubici é um município da Serra Catarinense que já foi considerado uns dos destinos mais frios do Brasil, estando a uma altitude de quase mil metros. Por conta da sua vista privilegiada e natureza exuberante, ele tem investido cada vez mais em ecoturismo.  

O roteiro tem duração de 4 dias, e no total são pedalados cerca de 106 km. Alguns dos atrativos visitados incluem o Morro da Igreja, o ponto mais alto do Sul do Brasil; a Serra do Corvo Branco, onde existe o maior corte em rocha no Brasil, com 90m de profundidade; e o Rio Sete Quedas, que consiste em sete cachoeiras consecutivas. Os pernoites ocorrem no Sítio Arroio da Serra, onde há a produção orgânica de frutas e hortaliças.

  • Roteiros para ir com a família

Para aproveitar o feriado com a família, e ainda ter uma vivência autêntica em meio à natureza, a Expedição OBB - Programa Pais e Filhos na Mantiqueira é ideal. O passeio dura 4 dias e ocorre nas montanhas de Campos do Jordão, tendo sido elaborado para crianças que tenham entre 7 e 14 anos, com acompanhamento dos pais e de instrutores. 

O intuito desse programa é que todos coloquem “a mão na massa” - ou seja, que todos ajudem a montar o acampamento, a fazer a comida, e a se preocupar com não deixar rastros e não prejudicar a natureza. Os instrutores ensinam as técnicas necessárias, e também alojam tempo de lazer e contemplação na natureza. No final de tudo, você irá notar que acampar com os seus filhos é bem mais fácil do que você imaginava. 

Outro destino que é convidativo a famílias é Bonito, localizado ao sul do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Essa região já foi considerada o Caribe do Centro-Oeste por conta da exuberância de suas águas, que adquirem uma coloração azul fosforescente. Os atrativos aqui são inúmeros, incluindo fauna e flora riquíssimas, cachoeiras, lagos, e mais de 80 opções de cavernas para visitar.

Dos passeios inclusos, temos mergulho superficial do Rio da Prata, onde é possível observar dezenas de espécies de peixes e plantas marinhas; passeio de bote no Rio Formoso, um dos principais da região e cujo percurso tem 6 km; exploração da Gruta de São Miguel, que possui estalactites, estalagmites e travertinos; e caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, passando por passarelas suspensas, grutas e mirantes. 

  • Paraísos isolados e exclusivos

A Serra da Canastra, em Minas Gerais, é um destino ainda pouco explorado pelo turismo, mas a extensão dos seus campos e a sua vegetação bem preservada o tornam o lugar perfeito para a realização de uma viagem de trekking encantadora. Além disso, a região também se destaca por ser o berço do Rio São Francisco, que forma algumas cachoeiras no local, como a Cachoeira Casca D’Anta.

O roteiro no estilo fast trek tem 5 dias de duração, com pernoites que ocorrem em um acampamento exclusivo para o grupo - sendo que, fora dele, é bem improvável encontrar outras pessoas. O trekking é bastante intenso por conta do relevo íngreme da região - mas a vista que se tem do alto da Serra do Rolador e da Serra da Babilônia, por exemplo, faz tudo valer a pena. 

Também em Minas Gerais está localizada a Serra do Inhames, ainda menos conhecida do que a Serra da Canastra, mas igualmente bela. Há mais de duzentos anos, a região era utilizada como acesso para as áreas mais inóspitas da Serra do Espinhaço; hoje, os seus rios, cachoeiras, e piscinas naturais atraem turistas que buscam uma experiência mais remota e autêntica.

Esse roteiro, também no estilo fast trek, tem duração de 4 dias, e ocorre principalmente na região do Vale do Paraíso, propriedade privada com mais de 3 mil hectares - isso garante exclusividade e isolamento ao grupo visitante. Apesar de os pernoites ocorrerem no Rancho Vale do Paraíso, também será possível dormir em um acampamento selvagem. Todo dia serão realizados passeios de trekking pelas redondezas, com possibilidade de banhos em cachoeiras, apreciação do pôr do sol, meditação e yoga.

Agora que você já  sabe como será o Carnaval 2021 e para onde ir, que tal começar a planejar o seu passeio? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para todo o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre destinos isolados:

Confira os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

2 Comentários em: “Como será o Carnaval 2021 e para onde ir?

Deixe uma resposta