Viagens para acampar pela primeira vez

Acampar é uma experiência imperdível para quem curte viagens de aventura e ecoturismo. O contato com a natureza é muito mais próximo, e a necessidade de se ater aos princípios de sustentabilidade é mais presente. Alguns acampamentos são mais requintados, enquanto outros são totalmente selvagens - mas todos são enriquecedores à sua própria maneira. Conheça algumas viagens para acampar pela primeira vez.

Travessias Jalapoeiras

O Jalapão é um destino bastante receptivo às atividades de aventura, e o roteiro de Travessias Jalapoeiras proporciona essa vivência através de dois dias de rafting, e três dias de trekking intenso. É durante os dias de rafting que ocorrem os pernoites em acampamentos, e esse tempo reduzido é ideal para quem vai acampar pela primeira vez e ainda está incerto ou inseguro sobre a nova experiência.

O primeiro acampamento ocorre à beira da praia do Buriti Pelado, e contém barracas duplas do tipo iglu. O lugar é afastado e é ideal para observar as estrelas e compartilhar histórias ao redor da fogueira. Já o segundo acampamento ocorre no Jalapão Ecolodge, que oferece maior conforto e dispõe tanto de bangalôs construídos em alvenaria com cobertura de palha, como de cabanas construídas em bambu e palha. 

Nos demais dias, os pernoites ocorrem em pousadas em Palmas, São Félix do Tocantins, Mateiros e Ponte Alta. Embora o roteiro seja ideal para iniciantes no acampamento, ainda assim as atividades são exigentes e requerem bom condicionamento físico.

Confira aqui o roteiro para as Travessias Jalapoeiras.

Pico do Santo Agostinho

A expedição do Pico do Santo Agostinho começa na Usina dos Bragas e se encerra no topo do pico em questão, localizado em Minas Gerais, acumulando uma elevação de 1.200 metros. Embora o trekking seja intenso, esse roteiro tem apenas um pernoite em acampamento, e é indicado para iniciantes uma vez que existem carregadores que levam as barracas, as refeições e os equipamentos coletivos, e montam o acampamento.

Ao viajante, cabe apenas carregar lanche, saco de dormir, isolante, equipamentos pessoais, e água. É possível, inclusive, fazer uma expedição em família levando crianças e bebês, adaptando os equipamentos de acordo.

As barracas também são duplas, e o acampamento é montado no topo do Pico Santo Agostinho, da onde é possível curtir um fabuloso pôr do sol, e também observar outros pontos de interesse como o maciço do Itatiaia, a Serra Fina, e a magnitude do Complexo da Mantiqueira como um todo. Na volta, é possível fazer uma parada para comprar queijo, mel, doces, cachaça, e outros produtos artesanais da região.

Confira aqui o roteiro para o Pico do Santo Agostinho.

Serra da Canastra

A expedição Serra da Canastra também ocorre em Minas Gerais, mas o trekking é mais intenso e existem mais dias de pernoites em acampamento. Essa é uma das regiões de Cerrado mais bem preservadas do país, com terreno bastante irregular e várias subidas e descidas íngremes. Por sorte, o roteiro ocorre no estilo fast trek, com mochilas leves.

São três pernoites no acampamento-base, onde há barracas individuais, pensão completa, além de outros confortos como Wi-Fi, banheiros, ducha, cozinha e fogão a lenha. Todos os equipamentos coletivos de camping já são fornecidos. O equipamento é exclusivo para o grupo, e, fora do acampamento, a probabilidade de encontrar outras pessoas é bem baixa. Esse, portanto, é um roteiro ideal para quem quer curtir um paraíso isolado.

A Serra da Canastra, além do trekking, também proporciona uma oportunidade única para a observação de animais, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará, o veado-campeiro, entre outros que podem ser avistados mais facilmente quando não há concentração de turistas.

Confira aqui o roteiro de Expedição na Serra da Canastra.

Expedição OBB - Expandindo a Zona de Conforto

A Expedição OBB de Expansão da Zona de Conforto é indicada para pessoas que se interessam pelo mundo outdoor e pela natureza, e desejam aprender mais técnicas sobre como realizar uma expedição de sucesso, saindo da zona de conforto e trabalhando em equipe. Não é necessário ter experiência prévia, apenas bom condicionamento físico.

A expedição ocorre na Serra da Mantiqueira, e os três pernoites são feitos em acampamentos montados pelos próprios participantes. Barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, panelas e kits de primeiros-socorros são fornecidos pela OBB, mas todo o peso é dividido entre os participantes durante o trekking.

Além de aprender a escolher um lugar para o acampamento e montá-lo, os participantes também aprendem a navegar com mapa e bússola, operar uma cozinha de camping, e aplicar os princípios de Leave No Trace, adquirindo habilidades que podem ser aplicadas em expedições futuras.

Confira aqui o roteiro de Expedição OBB - Expandindo a Zona de Conforto.

Parque Nacional do Itatiaia - Trekking com Acampamento

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado na divisa entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um dos destinos favoritos dos amantes de montanhismo do Brasil. Tanto que, em geral, não é difícil encontrar pousadas e refúgios que acolham os viajantes que estão fazendo trekking por lá. 

Porém, também é possível fazer um roteiro de acampamento com pernoites em barracas no Abrigo Rebouças, localizado no interior do próprio parque e considerado o abrigo público mais alto do Brasil. O seu posicionamento em meio às montanhas, associado aos pernoites “ao ar livre”, permite uma contemplação ainda maior das belezas do parque. 

O roteiro exige bom condicionamento físico, e passa por alguns dos principais atrativos do Itatiaia, como os Picos das Agulhas Negras, as Prateleiras, e a Pedra do Altar. Contudo, as mochilas cargueiras são deixadas no acampamento, para que não seja necessário levar muito peso para as caminhadas diárias. 

Confira aqui o roteiro de Trekking com Acampamento no Parque Nacional do Itatiaia.

Agora que você já sabe quais são as viagens para acampar pela primeira vez, que tal começar a planejar a sua? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui, e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta