5 Hotéis de Luxo, Charme e Natureza no Brasil

Um passeio na natureza não precisa, necessariamente, ter pernoites em barracas para proporcionar uma experiência completa e inesquecível. Existem hotéis de ecoturismo que oferecem bastante luxo e conforto, com camas macias, ar condicionado e ducha quente, ao mesmo tempo em que potencializam o convívio com a natureza. O Blog Vida ao Ar Livre te apresenta 5 hotéis de luxo, charme e natureza no Brasil.

Anavilhanas Jungle Lodge 

O Anavilhanas Jungle Lodge é um hotel de selva localizado na Amazônia, em um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo: o Arquipélago de Anavilhanas, que contém mais de 400 ilhas. O hotel é de pequeno porte, mas conta com uma piscina de borda infinita, um bar flutuante que oferece drinks exóticos, e um mirante de 13 metros de altura que dá vista para o arquipélago. 

A hospedagem pode ocorrer em três ambientes distintos: chalés, bangalôs e panorâmicos, todos equipados com ar condicionado, ducha quente, TV LCD, frigobar, varanda com redes e vista para a floresta. Em todas as experiências estão inclusos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, elaborados por um chef residente que mistura técnicas internacionais com ingredientes locais.

O hotel se integra de maneira harmônica com a floresta, prestando atenção aos princípios de sustentabilidade, e oferece passeios como contemplação do nascer do sol, tour pelo arquipélago, trilha na mata, canoagem pelos igapós e igarapés, focagem noturna, e pesca recreativa.

Confira aqui o roteiro para o Anavilhanas Jungle Lodge.

Pousada Trijunção

A Pousada Trijunção está localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás, em uma fazenda de 33 mil hectares, e tem como missão apoiar a redescoberta e a preservação do Cerrado. Com uma arquitetura ao mesmo tempo rústica e refinada, a pousada apresenta três tipos de suítes - standard, premium e master -, sendo que a última possui uma sala de estar, duas varandas e banheiro com ofurô.

A gastronomia utiliza ingredientes locais e é inspirada por autores como Guimarães Rosa, que descrevia a diferença entre a “cozinha de fora”, que na pousada é onde ocorrem os piqueniques, churrascos e café da manhã com violeiro cantando músicas tradicionais, e a "cozinha de dentro”, onde há um restaurante que serve uma combinação entre comidas mineira, goiana e baiana. 

O café da manhã, que é composto por frutas, bolos, sementes, castanhas e sucos, pode ser servido a qualquer hora, não havendo preocupação com o horário. Porém, a verdadeira diversão está no lado de fora, com atividades como observação de aves e de estrelas, focagem noturna, passeios de caiaque e de bicicleta, visita ao berçário de jabutis e ao criadouros conservacionistas, e ida ao Parque Sertão Veredas.

Confira aqui o roteiro para a Pousada Trijunção.

Refúgio Ecólogico Caiman

O Refúgio Ecológico Caiman está localizado no Pantanal Sul, em uma área de 53 mil hectares, abrigando três projetos complementares: ecoturismo, pecuária extensiva de corte, e pesquisa e conservação ambiental. O Pantanal é a maior planície alagável do mundo, e abriga diversas espécies de animais selvagens como onças, jacarés, cervos, capivaras e outros.

Existem dois tipos de acomodações. A primeira é a Pousada Baiazinha, cuja arquitetura remete às antigas fazendas da região e que está às margens de uma baía permanente de águas cristalinas. A área externa possui deck com piscina e redário, e a área interna possui sala de estar, sala de jantar, banheiro com ducha aquecida, ar condicionado e seis quartos. A segunda é a Pousada Cordilheira, localizada entre uma mata de cordilheira e uma vazante que pode estar cheia ou vazia dependendo da estação. Há deck com piscina, redário, sala de estar, sala de jantar, banheiro com ducha aquecida, ar condicionado e cinco suítes.

Dentre as atividades oferecidas pela pousada, há safári tradicional e safári offroad, focagem noturna, caminhada ecológica, canoa canadense, e até o "pantaneiro tour”, que permite aos visitantes conhecer de perto o modo de vida e cotidiano dos habitantes do Refúgio Ecológico Caiman. 

Confira aqui o roteiro para o Refúgio Ecológico Caiman.

Parador Casa da Montanha 

O Parador Casa da Montanha está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, um dos maiores complexos de cânions da América Latina, no Rio Grande do Sul. O hotel oferece uma experiência intimamente conectada à natureza, mas aliando a isso muito luxo e conforto. 

As hospedagens podem ocorrer em cinco tipos de ambientes diferentes, sendo que o mais diferente deles é o casulo: uma barraca extensa de formato cilíndrico, com 24 metros quadrados, que possui deck com banheira de hidromassagem, lareira e ar condicionado. Os demais ambientes são os bangalôs, as barracas suíte e de luxo, as suítes verbena e lavanda, e o chalé camarinha, todos contando com café da manhã, minibar cortesia, chuveiro, ar condicionado, entre outros serviços. 

Já as áreas comuns incluem sala de estar e deck, e o hotel permite a entrada de pets, oferecendo a eles caminha, comedouro e bebedouro. Por fim, as atividades oferecidas pelo hotel incluem passeio a cavalo, trekking pelos cânions, passeio de quadriciclo e bicicleta, passeio de balão, e caçada a cogumelos selvagens. 

Confira aqui o roteiro para o Parador Casa da Montanha.

Cristalino Jungle Lodge 

O Cristalino Jungle Lodge está localizado em uma das regiões mais ricas em biodiversidade da Amazônia, às margens do Rio Cristalino, no norte do Mato Grosso. O hotel já foi vencedor do World Savers Award, um dos mais importantes prêmios de sustentabilidade em hotelaria do mundo, fazendo uso de energia solar, tratamento de esgoto e reciclagem do lixo, e também apresentando uma arquitetura refinada que se harmoniza com a natureza.

O hotel conta com duas torres de observação de 50 metros cada, sendo possível observar de lá uma grande extensão da floresta, além de pássaros como araras e papagaios. Há também bar e restaurante, que dão preferência a produtos locais, sala de leitura, sala de apresentações, onde há palestras, exibição de filmes e workshops, e um deck flutuante. 

A hospedagem pode ocorrer nos bangalôs ou no apartamentos, que apresentam diferentes graus de refinamento, embora todos contem com varanda privativa com rede, ventilador de teto e ducha quente. Das atividades oferecidas pelo hotel, pode-se citar as trilhas em meio à floresta, canoagem, observação da fauna e flora, passeio de barco, além de workshops de fotografia. 

Foto: Samuel Melim

Confira aqui o roteiro para o Cristalino Jungle Lodge. 

Agora que você já conhece 5 hotéis de luxo, charme e natureza no Brasil, que tal agendar uma hospedagem? Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil inteiro. Confira todos aqui, e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta