7 viagens de ecoturismo no Brasil para fazer com seus filhos

Para crianças que moram na cidade grande, viagens às vezes são o único meio de obter um contato mais íntimo e imersivo com a natureza. Observando a vida selvagem, as crianças aprendem a ter um respeito maior pelo planeta, e os passeios ao ar livre - com caminhadas, banhos de cachoeira e passeios de bike - podem trazer diversos benefícios à saúde dos pequenos. Por isso, o Blog Vida ao Ar Livre separou 7 sugestões de viagens no Brasil para fazer com seus filhos.

Bonito

Bonito está localizado no Mato Grosso do Sul, em uma região conhecida como “Caribe do Centro-Oeste”, dada a cor verde-esmeralda de seus rios e lagoas. A cidade é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, e possui diversas opções de atividades, como passeios em fazendas, banhos em rios e cachoeiras, flutuações, e até atividades mais “radicais” como arvorismo, rapel, mergulho e pedaladas. 

Uma das grandes vantagens de Bonito é que boa parte dessas atividades possui pouca ou nenhuma restrição de idade. A visita às cachoeiras da Serra da Bodoquena, por exemplo, pode ser feita por crianças de qualquer idade. A visita à Gruta do Lago Azul, um dos principais atrativos da região, tem idade mínima de 5 anos. Mesmo o arvorismo tem idade mínima de apenas 6 anos, com monitores que acompanham os praticantes durante todo o percurso. A única recomendação é que a criança goste de contato com a água e não se importe em caminhar.

Confira aqui os roteiros para Bonito. 

Pantanal

O Pantanal é a maior planície alagada do mundo e um hotspot de biodiversidade. Na época de seca, os mamíferos costumam se reunir nas pequenas poças de água para matar a sede, sendo possível observar onças-pintadas, ariranhas, veados, capivaras, tamanduás, além de outros tantos. Na época de chuvas, os mamíferos são expulsos pelos jacarés, patos, peixes e cegonhas, e as terras mais baixas são completamente ocupadas por um espelho d’água.

Assim, o Pantanal é um destino recomendado para crianças devido à possibilidade de avistar diversos animais em seus habitats naturais, e também de fazer atividades tipicamente rurais, como passeio a cavalo, passeio de barco e manejo de gado. As pousadas dentro do Pantanal também costumam oferecer alguns atrativos, como piscinas, salas de TV ou de jogos, redários e conexão WiFi, para que as crianças possam se entreter a todo momento. 

Confira aqui os roteiros para o Pantanal. 

Pousada Trijunção - Cerrado

A Pousada Trijunção está localizada na divisa entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás, e tem o objetivo de apoiar a redescoberta do Cerrado brasileiro. As suas instalações unem o rústico ao refinado, e promovem uma oportunidade bastante confortável para pais que querem introduzir seus filhos à vida ao ar livre. Existem três tipos de suítes - standard, premium e master -, a gastronomia utiliza ingredientes locais e o café-da-manhã é servido a qualquer hora do dia.

Porém, o destaque mesmo é para os passeios externos oferecidos pela pousada. Observação de aves e de estrelas, visita ao berçário de jabutis, passeios de caiaque e de bicicleta, focagem noturna e visita ao Parque Sertão Veredas são alguns deles, e todos estão inclusos no pacote. Andando pela reserva de 33 mil hectares da pousada, seus filhos poderão conhecer animais como lobo-guará, emas, queixadas, tatus, tamanduás, e aprenderão mais sobre a importância da preservação do Cerrado.

Foto: Pousada Trijunção - Facebook

Confira aqui os roteiros para a Pousada Trijunção.

Morretes e Ilha do Mel

Morretes é um município do Paraná localizado a cerca de 1 hora de Curitiba, com uma arquitetura rica e rodeado por montanhas tomadas por Mata Atlântica. Já a Ilha do Mel é um paraíso escondido a cerca de 70 km de Morretes, com acesso apenas por barco e 23 km de extensão de praias. Para pais que querem que seus filhos saiam um pouco da cidade grande, esse é um passeio agradável e não muito fora de mão.

Em Morretes, é possível fazer um cicloturismo pelos seus vilarejos, parando em uma produtora local para degustar alguns produtos típicos e únicos da região. Na Ilha do Mel, o destaque é para as caminhadas na beira das praias e os tours opcionais de barcos, com paradas para mergulho e para almoço. Crianças que curtem observar a paisagem do alto também irão gostar do Farol das Conchas, que embora não esteja aberto para visitação, está localizado em um dos pontos mais altos da ilha.

Confira aqui o roteiro para Morretes e Ilha do Mel.

Amazônia - M/V Desafio 

Conhecer a Amazônia com seus filhos nunca ficou tão fácil. O M/V Desafio é um grande navio à vela de 34 metros que possui apenas 12 cabines, acomodando no máximo 24 passageiros. O seu trajeto passa pelas águas do Rio Negro, garantindo privacidade, conforto e intimidade para famílias que querem explorar o maior bioma brasileiro.

O barco possui um restaurante panorâmico que serve produtos locais, assim como um sundeck grande e um bar ao ar livre. As expedições diárias ocorrem em barcos menores, que levam os passageiros para conhecer as comunidades ribeirinhas da região, interagir com a fauna aquática no Recanto dos Botos, visitar o famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e fazer focagem noturna de jacarés por meio dos igarapés. A depender da época da viagem, também é possível fazer trilhas adentro da floresta, conhecendo mais sobre sua flora e fauna.

Confira aqui o roteiro para o M/V Desafio.

Aparados da Serra Light

Aparados da Serra é um parque de cânions localizado no Rio Grande do Sul. Com muitos rios, trilhas e cachoeiras, além de uma paisagem de tirar o fôlego, esse é um verdadeiro santuário para os aventureiros de plantão. Mas mesmo para quem não é aventureiro, é possível aproveitar o destino com algumas atividades mais light, como passeios a cavalo, de quadriciclo, de bote e de bike, trekking, e até rapel nos paredões.

As caminhadas pelos famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza - passeios imperdíveis para quem está na região - totalizam cerca de 3 horas de ida e volta. Elas passam pela parte superior dos cânions, chegando próximo à borda, onde há diversos mirantes. Também há visita ao Circuito das Águas com veículos 4x4, com caminhadas curtas em cada parada, sendo possível tomar banhos de rio nos dias mais quentes. 

Confira aqui o roteiro para Aparados da Serra Light.

Praia da Pipa

A Praia da Pipa, localizada no Rio Grande do Norte, é um destino paradisíaco e sustentável, com praias de águas claras e mornas, coqueirais, piscinas naturais e imponentes falésias encobertas por Mata Atlântica. Além de oferecer várias oportunidades de diversão e relaxamento, a Pipa também é educativa: lá, o Projeto TAMAR monitora 33 km de praias, que são utilizadas para a desova de tartarugas marinhas e podem ser visitadas.

Trilhas pela Mata Atlântica, cicloturismo pelas falésias, sandboard nas dunas, caiaque, surfe e snorkel são algumas das atividades populares na região, e que permitem maior contato com a sua natureza exuberante. É possível encontrar passeios para crianças de todas as idades, e tudo isso conciliado com uma infraestrutura cheia de charme e conforto, com pousadas, restaurantes de gastronomia internacional e bares badalados.

Confira aqui os roteiros para a Praia da Pipa.

Agora que você já conhece 7 viagens de ecoturismo no Brasil para fazer com seus filhos, que tal começar a planejar a sua? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre viagens com os filhos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta