Férias de Janeiro com as crianças, para onde ir?

As férias de janeiro estão chegando, assim como a oportunidade de proporcionar uma viagem divertida com as crianças. Depois de mais um ano de restrições por conta da pandemia, está na hora de sair de casa e experimentar novos ares. As opções de roteiros são diversas, e envolvem bastante cultura e natureza. A seguir, o Blog Vida Ao Ar Livre apresenta alguns passeios para fazer nas férias de janeiro com as crianças. 

Serra da Capivara - Arqueologia e Natureza

A Serra da Capivara é o destino perfeito para unir aprendizado e diversão com as crianças. Afinal, quem nunca teve curiosidade de saber como o homem pré-histórico vivia? Apesar de possuir uma paisagem geológica que merece destaque, são os seus mais de mil sítios arqueológicos cadastrados que fazem a fama do local.

Com 173 desses sítios abertos à visitação, você tem a oportunidade de se deparar com vestígios de humanos que viveram há mais de 50 mil anos. Essa é a maior concentração de arte pré-histórica ao ar livre do mundo. Em janeiro, surge a vantagem adicional de que o clima fica mais ameno, e a vegetação permanece exuberante.

Confira aqui o roteiro para a Serra da Capivara - Arqueologia e Natureza.

Programa Pais e Filhos na Mantiqueira

O programa Pais e Filhos é reservado para crianças entre 7 e 14 anos de idade, e é a oportunidade perfeita para unir famílias em torno de objetivos em comum. Durante o programa, que ocorre na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão, fazemos trilhas pela região, aprendemos a montar barracas, descobrimos como cozinhar refeições deliciosas, e ainda conhecemos as técnicas de mínimo impacto na natureza.

Assim, o roteiro é desenhado para propor uma mistura perfeita entre desafio, auto-descobrimento e brincadeira. Inclusive, fica difícil dizer se o maior aprendizado é para as crianças ou para os adultos, tendo em vista que as crianças são incentivadas a desenvolverem certa independência, e cabe aos pais dar alguns passos para trás e observar o espetáculo.

Confira aqui o roteiro do Programa Pais e Filhos na Mantiqueira.

Amazônia - Navegação pelo Rio Negro

Sempre quis levar seus filhos para conhecer a Amazônia, mas nunca pensou que essa poderia ser uma viagem fácil? Então está na hora de conhecer o M/V Desafio. Esse é um grande navio à vela, que abriga cabines e um restaurante panorâmico, cujo trajeto passa pelas águas do Rio Negro, garantindo privacidade e conforto para famílias que querem explorar o mais famoso bioma brasileiro.

As expedições diárias ocorrem em barcos menores, e levam os passageiros para conhecer as comunidades ribeirinhas da região, interagir com a fauna aquática no Recanto dos Botos, visitar o famoso encontro das águas dos rios Negro e Solimões, e fazer focagem noturna. Como janeiro é a época de seca amazônica, quando o nível da água está baixo, também é possível fazer trilhas dentro da floresta, conhecendo mais sobre sua flora e fauna.

Confira aqui o roteiro de Navegação pelo Rio Negro.

Os Encantos da Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é o destino perfeito para famílias que querem aproveitar a natureza maranhense. Ao contrário de outras chapadas, as trilhas não são difíceis, e existem diversas passarelas de madeira que facilitam a circulação pelo local. Localizada próxima à divisa com Tocantins, essa é uma região repleta de formações rochosas peculiares, bem como quedas d’água, cânions, e vegetação de cerrado e caatinga.

Com um nível moderado de caminhadas, associado a deslocamentos com veículos 4x4, é possível aproveitar o que o parque tem de melhor. O Santuário da Pedra Caída, por exemplo, guarda uma das cachoeiras mais belas de todo o Brasil, e os destaques também ficam para o Poço Azul e o Encanto Azul, onde são formadas piscinas naturais de águas cristalinas e é possível mergulhar junto com os peixes.

Confira aqui o roteiro de Encantos da Chapada das Mesas.

Inhotim Com Caraça

Se você está em busca de cultura, natureza e conforto, então está na hora de levar a sua família para o Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho, em Minas Gerais. Esse local abriga um dos principais acervos de arte contemporânea do mundo, contando com esculturas, instalações e pinturas, além de um jardim botânico que ostenta diversas plantas raras, tanto nativas quanto exóticas.

O terreno da instituição é tão grande, que para atingir algumas das partes mais distantes é necessário ir de carro. Para reforçar o aspecto ecoturístico da viagem, também visitamos o Parque Natural do Caraça, que outrora abrigou um colégio interno que recebia os filhos das ricas e cultas famílias do Império. O parque está localizado em um vale rodeado por belas montanhas, apresentando cachoeiras e uma fauna representada pelo lobo-guará.

Confira aqui o roteiro de Inhotim com Caraça.

Península de Maraú - Lagoa do Cassange

A Península de Maraú é um trecho paradisíaco do litoral baiano que foge do circuito turístico tradicional, garantindo tranquilidade e exclusividade ao passeio em família. As suas praias desertas, lagoas de água doce, manguezais e pequenas ilhas tornam ela uma região ideal para quem quer aproveitar o litoral nordestino na alta temporada, mas sem precisar se preocupar com as multidões.

As águas da região são ideais para stand-up paddle, mergulho de snorkel ou apenas banhos de mar, e um de seus principais atrativos são as piscinas naturais de Taipu de Fora, caracterizadas pela presença de corais e arrecifes, que viram abrigo para peixinhos coloridos. Em Maraú, muitas pousadas contam com faixas de areia praticamente exclusivas, facilitando o acesso ao mar e contribuindo para uma viagem em família mais descomplicada.

Confira aqui o roteiro para a Península de Maraú - Lagoa do Cassange.

Agora que você já sabe para onde viajar em janeiro com as crianças, só falta agendar o passeio ideal para a sua família. Para tanto, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta