O que os anos de pandemia ensinaram para o turismo?

É verdade que 2021 não se provou o ano do “fim da pandemia” como a maioria de nós esperava. Porém, ainda temos muito a comemorar: o turismo internacional foi retomado, o ecoturismo ganhou força, e, se a pandemia não acabou, ela com certeza recuou bastante. Embora a incerteza ainda esteja no ar, o Blog Vida ao Ar Livre aproveita este final de ano para agradecer e desejar boas festas a todos!

Um passo de cada vez

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo mundial ainda não recuperou os níveis do período pré-pandêmico. Por outro lado, eles já estão bastante superiores àqueles vistos em 2020. 

Considerando o período de julho a setembro de 2021, por exemplo, foram registrados 58% mais turistas internacionais do que no ano anterior. Julho, inclusive, registrou o maior número de turistas internacionais desde o começo da pandemia: 54 milhões. Dados da organização também mostram que a Europa e as Américas são as regiões que estão se recuperando mais rapidamente.

Embora não seja possível predizer como será o cenário em 2022, as expectativas são de que os protocolos de saúde e segurança, incluindo o uso de máscaras e a realização de testes, continuarão em vigência, enquanto os passaportes de vacinas se tornarão cada vez mais indispensáveis.

Afinal, não podemos esquecer das atitudes que nos permitiram conquistar os avanços vistos esse ano. No Brasil, aproximadamente 66% da população está totalmente vacinada, segundo dados compilados pelo G1, sendo que, dentro do Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 77%. É através de medidas que priorizam o bem comum que nós voltaremos à normalidade.

Essa visão é, inclusive, corroborada pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, que disse em um relatório: “Nós não podemos baixar a guarda. Precisamos dar sequência aos nossos esforços para garantir acesso igualitário às vacinas, coordenar procedimentos de viagens, utilizar certificados digitais de vacinação para facilitar a mobilidade, e manter o nosso apoio ao setor.”

Um mundo para todos

Ser um turista vem com inúmeros benefícios - mas, como é possível notar, as responsabilidades também são grandes. Em 2021, além das discussões sobre a pandemia, também ficaram em destaque os debates sobre sustentabilidade e mudança climática.

Neste segundo semestre, a COP-26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021) foi o epicentro das discussões sobre o tema. A conferência reuniu diversos líderes mundiais com o objetivo de encontrar maneiras de diminuir as emissões de carbono e preservar o planeta em que vivemos. 

Concomitantemente, também surgiram diversos protestos liderados por grupos ambientalistas que argumentaram que as medidas tomadas até agora não foram suficientes. Segundo eles, apenas falar não adianta, é preciso agir.

Através do ecoturismo e do contato educativo com a natureza, é possível criar um maior senso de responsabilidade pelo mundo ao nosso redor e começar a tomar decisões mais conscientes. As visitas a montanhas, rios, cachoeiras, praias, manguezais e florestas nos lembram que, apesar de serem bonitas, essas paisagens só continuarão existindo enquanto nós cuidarmos delas.

A pandemia, nesse sentido, ensinou ao setor turístico que os destinos naturais, com passeios ao ar livre, são o caminho a seguir. Afinal, durante boa parte dos últimos dois anos, esses foram os únicos destinos que permitiram o cumprimento pleno dos protocolos de saúde. 

É verdade que, como indivíduos, a nossa voz é uma entre muitas. Porém, se a pandemia provou algo para todos nós, é que um indivíduo pode ter um impacto muito maior nos seus arredores do que ele imagina. Basta esperar que, daqui para frente, esses impactos sejam cada vez mais conscientes e positivos. 

A Pisa Trekking deseja a você um feliz Natal e próspero Ano Novo! Esperamos poder encontrá-lo em mais aventuras em 2021. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes para todo o mundo. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre a pandemia:

Seja mais um trekker!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta