As diferenças das 4 principais Chapadas do Brasil

Cada chapada brasileira tem um estilo próprio. Umas são facilmente acessíveis, outras são mais isoladas. Umas são desafiadoras, outras são indicadas para passeios em família. A única constante é o contato íntimo com a natureza. Para ajudar a decidir qual delas visitar, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta as diferenças das 4 principais chapadas do Brasil. 

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma das mais acessíveis e a mais mística das chapadas brasileiras. Localizada em Goiás, ela oferece passeios para todos os gostos e níveis de condicionamento físico: de trilhas que exigem vários dias de caminhada, a cachoeiras que podem ser alcançadas a pé em poucos minutos.

A Travessia Leste é um exemplo do primeiro caso: ao longo de três dias, ela te leva por 50 km entre Alto Paraíso e o Povoado do Bandeira, com pernoites em meio ao Cerrado. Já atrativos como o Vale da Lua são um exemplo do segundo caso: essa formação rochosa, cujas pedras foram lapidadas pelo Rio São Miguel, pode ser facilmente acessada de carro.

Há apenas uma condição para visitar Veadeiros: gostar de cachoeiras. Afinal, não é à toa que essa região também é conhecida como “berço das águas”. Além de ser possível se banhar em cachoeiras como Saltos do Rio Preto, Almécegas I e II e Cachoeira Santa Bárbara, algumas delas também permitem fazer rapel.

Algo curioso sobre Veadeiros é a sua predisposição mística. Diz-se que Alto Paraíso, uma das cidades-base para atividades na região, foi erguida sobre placas de cristal e já foi visitada por OVNIs. A cidade inclusive apresenta diversas referências a esse lado misterioso, tornando a experiência dos hóspedes muito mais interessante.

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães ganha destaque por ser facilmente acessível: ela está localizada a apenas 67 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Para chegar até ela, basta percorrer a Rodovia Emanuel Pinheiro - em pouco mais de 1 hora de viagem, você irá se deparar com os 32 mil hectares que compõem essa reserva natural.

No seu interior, o que mais impressiona são as formações geológicas. Paredões de arenito vermelho-alaranjado se estendem por mais de 150 km e são cortados por cavernas e cachoeiras. Entre elas, há a Cachoeira do Véu da Noiva, que conta com 86 metros de queda livre, e a Caverna Aroe Jari, a maior caverna de arenito do Brasil.

Essa é uma área de Cerrado que também se destaca pela presença de inúmeros córregos e cachoeiras. A região, inclusive, abriga as nascentes de rios de grande importância para o Brasil, como o Paraguai, o Araguaia e o Tocantins. Para conhecer tudo isso, é possível partir em trekkings de diferentes dificuldades pela região.

Um dos principais é o trekking para o Morro São Jerônimo, um dos pontos mais altos do parque, com mais de 800 metros de altitude. Uma caminhada de cinco a seis horas é exigida. Outro ponto de destaque da Chapada é a presença de diversos sítios arqueológicos, onde já foram encontradas pinturas rupestres e ossadas de dinossauros.

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina, na Bahia, é a chapada mais famosa do Brasil. Com mais de 300 km de trilhas, ela é o destino ideal para aqueles que buscam caminhadas mais longas e difíceis, embora percursos mais curtos possam ser arranjados para roteiros mais contemplativos.

Um passeio imperdível nessa região é a Travessia do Vale do Pati, considerado um dos trekkings mais bonitos do Brasil. Com duração de 5 dias, os viajantes passam pelo interior da Chapada, conhecendo de perto os seus paredões rochosos e cachoeiras imponentes. À noite, os visitantes podem dormir nas casas dos moradores locais.

Para descansar as pernas, uma visita ao Poço Azul é recomendada. O poço fica no interior de uma gruta, e assume uma coloração azul intensa quando os raios de luz invadem o espaço. É possível mergulhar nas suas águas e fazer flutuação para observar a sua magnitude: surpreendentemente, a visibilidade chega a 18 metros de profundidade. 

De maneira geral, pode-se considerar a Chapada Diamantina uma verdadeira terra de gigantes, onde tudo é levado ao extremo. São mais de 152 mil hectares de área, equivalente ao tamanho da cidade de São Paulo, que abrangem Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, com muita biodiversidade para ser conhecida.

Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é a mais isolada das chapadas. Ela está localizada no interior do Maranhão, a 840 km de São Luís e 500 km de Palmas. Sendo assim, a melhor forma de chegar até ela é de avião, pousando na cidade de Imperatriz. De lá, é preciso seguir por mais 200 km até Carolina, porta de entrada para o parque.

Por outro lado, o que torna ela atrativa é a sua acessibilidade para pessoas de todas as idades. As distâncias entre os atrativos podem ser percorridas de carro, e há pouca necessidade para longas caminhadas. 

As cachoeiras também são as principais atrações aqui, com suas águas cristalinas e mornas. A Cachoeira Santuário da Pedra Caída, que despenca no meio de um cânion formado por milhões de anos de erosão, e a Cachoeira da Caverna, que só pode ser acessada através de uma caverna inundada, são algumas das mais especiais.

Além disso, a Chapada também possui cenários perfeitos para trilhas ecológicas e esportes radicais como o rapel, vide as suas grandes formações rochosas que se assemelham a “mesas”. Novata entre as chapadas brasileiras, tendo sido criada em 2005, a Chapada das Mesas tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos.

Agora que você já sabe as diferenças das 4 principais Chapadas do Brasil, que tal embarcar em uma viagem para conhecê-las? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Brasil. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta