Lugares para conhecer nas Férias de Janeiro 2023

O tempo passa rápido, e as férias de janeiro de 2023 estão logo ali! Para aproveitar cada segundo e não se arrepender depois, o Blog Vida ao Ar Livre fez uma seleção dos lugares que você não pode deixar de conhecer. Afinal, quando se trata de natureza, a época do ano é determinante para ter uma experiência marcante. Confira a seguir!

Islândia

Conhecer a Islândia nas férias de janeiro é algo totalmente diferente de conhecê-la nas férias de julho. Com a chegada do inverno, a paisagem é tomada por neve, as noites ficam mais longas, e você tem a chance de avistar um dos fenômenos naturais mais belos do mundo: a aurora boreal. 

A ilha nórdica é um dos melhores lugares para observar a famosa dança de cores, que nunca deixa de encantar e impressionar. Mas há muito mais o que conhecer por lá: vulcões, gêiseres, fiordes, cachoeiras, montanhas e bastante influência das culturas viking e esquimó por toda a parte. É uma experiência sem igual.

Confira aqui roteiros para a Islândia. 

Patagônia Argentina e Chilena

A Patagônia, no verão, é um dos melhores destinos sulamericanos para fazer trilhas em meio a paisagens deslumbrantes. Na época das férias de janeiro, o céu costuma ser limpo e azul, revelando planícies esverdeadas nos lindos parques nacionais que existem na região, tanto na porção argentina como na chilena.

A Patagônia possui diversos atrativos que podem ser explorados por passeios de intensidades variadas. Na Argentina, as cidades de Ushuaia e El Calafate são as mais conhecidas, permitindo conhecer picos nevados e geleiras mesmo no calor. Já no Chile, a estrela é o Parque Torres Del Paine, conhecido por suas famosas torres de granito.

Confira aqui roteiros para a Patagônia. 

Deserto de Atacama

Ao norte da Patagônia chilena, temos uma paisagem completamente diferente: o Deserto de Atacama, famoso por abrigar grandes e importantes telescópios. Uma visita aos seus vulcões, gêiseres e milhares de quilômetros de areia certamente tornará as suas férias de janeiro mais especiais.

Há alguns atrativos que não podem ficar fora do seu roteiro, como o Valle de la Luna, o Salar de Atacama, as Lagunas Altiplânicas e os Geysers del Tatio, formados por águas ferventes do Vulcão Tatio. Mas se você quiser, também é possível complementar a experiência com um tour astronômico ou a escalada de um vulcão, por exemplo.

valle da la luna

Confira aqui roteiros para o Deserto de Atacama.

Mendoza

Na capital argentina do vinho, as suas férias de janeiro são elevadas a um nível mais refinado. Ao visitar Mendoza, os seus dias são permeados por degustações de alguns dos melhores rótulos da América do Sul, que nasceram nessa cidadezinha bucólica localizada aos pés da Cordilheira dos Andes. 

Para quem se interessa pelo assunto, é uma experiência e tanto: existem guias que levam os viajantes às principais bodegas e explicam sobre os métodos clássicos e modernos de produção de vinhos na região. Além disso, para quem se interessar pela natureza local, também é possível andar de bicicleta pelos vinhedos e fazer trilha na Cordilheira.

Confira aqui roteiros para Mendoza.

Praias do Nordeste

O Nordeste é um dos destinos brasileiros mais populares nas férias de janeiro, e não é difícil imaginar o porquê. Algumas praias, como as de Fernando de Noronha, parecem até paraísos perdidos, com areias brancas, águas cristalinas e vegetação exuberante. É o sonho de consumo de muita gente que quer começar o ano relaxado e bronzeado.

A Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, é uma dessas que vem crescendo em popularidade, sendo conhecida por suas enormes falésias, projetos de preservação da natureza e vida noturna agitada. Ela já foi considerada uma das dez praias mais belas do Brasil, e a colocação certamente não é um exagero.

Porém, também dá para ter um gostinho de tudo isso em regiões menos agitadas, como Itacaré e a Península de Maraú. Ambas oferecem um toque de reclusão e ainda têm paisagens únicas, como piscinas de corais e cachoeiras que caem diretamente no mar. É o lado “b” de uma das regiões mais belas do país.

Confira aqui roteiros para o Nordeste.

Praia da Amazônia - Alter do Chão

Mas as praias belas não estão restritas ao Nordeste. Na Amazônia, encontramos um dos destinos fluviais mais encantadores do país: Alter do Chão. No verão, o nível do rio está mais baixo, começam a aparecer as praias de areias branquinhas e finas, e os dias estão sempre ensolarados, formando a paisagem clássica desse destino.

Além das praias, temos igarapés, igapós, lagos, serras, botos, florestas, aquários naturais, jardins submersos e árvores gigantes que embelezam as redondezas desse vilarejo escondido no norte do Pará. Essa é uma oportunidade única de visitar um lado menos conhecido da Amazônia brasileira.

Confira aqui roteiros para Alter do Chão.

Chapadas do Brasil

O Brasil possui quatro chapadas principais, e todas estão de braços abertos para te receber nas férias de janeiro. As grandes vantagens de viajar nessa época são os dias quentes, que tornam as atividades ao ar livre mais convidativas, e as cachoeiras mais volumosas, que favorecem o banho e embelezam a paisagem.

Se não souber qual delas escolher, existem algumas diferenças que podem te guiar. A Veadeiros, por exemplo, se destaca pela acessibilidade, pela grande concentração de cachoeiras e pelo misticismo que toma conta das cidades locais. Já a Guimarães, além de ser acessível, impressiona a todos com seus imponentes paredões rochosos.

A Diamantina, talvez a chapada mais conhecida de todas, é uma das mais desafiadoras, mas que compensa pelas paisagens grandiosas e emblemáticas. Por fim, a das Mesas é a mais isolada, ideal para quem quer passear em um lugar ainda pouco explorado pelo turismo convencional. Por outro lado, ela é acessível para pessoas de todas as idades. 

Agora que você já sabe quais lugares conhecer nas Férias de Janeiro 2023, que tal começar a fazer planos? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta