Tendências de Viagens para 2023, para onde ir?

Com a pandemia chegando ao fim, as viagens devem voltar com tudo em 2023. Segundo relatórios de empresas do mercado de turismo, mais viajantes estarão buscando destinos que oferecem experiências únicas, contato com a natureza e bem-estar no novo ano. Eles estarão até dispostos a viajar sozinhos para terem as vivências que desejam.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta mais sobre as tendências de viagens para 2023 e te dá dicas de onde ir, para você se preparar.  

Choque de cultura

Em 2023, as pessoas irão buscar viagens que as tirem da zona de conforto e provoquem algum tipo de choque cultural. Segundo o Booking.com, 50% dos viajantes disseram que desejam experiências que lhes surpreendam, e 51% querem conhecer lugares onde a língua e os costumes sejam completamente diferentes.

Sendo assim, um bom destino para começar essa jornada é o Egito. A sua cultura milenar é estudada no mundo inteiro, mas nada se compara com conhecer os seus templos, museus e pirâmides pessoalmente. Para quem mora no Brasil, até mesmo as paisagens naturais são contrastantes, com todos os desertos e oásis.

O mesmo pode-se dizer sobre o Marrocos, que reúne um pouco das culturas árabe, europeia e berbere. Além do clima árido e das paisagens desérticas, o que mais chama a atenção é a sua arquitetura suntuosa e cheia de azulejos. Ao andar pelas suas ruas, você se surpreende com a variedade de cores, formas e aromas.

Destinos menos conhecidos

Os destinos fora da rota tradicional de turismo também serão destaque em 2023. Além de oferecerem um choque de cultura similar aos destinos anteriores, essas viagens “incomuns” permitem que você tenha um contato mais intimista com a cultura local e explore locais que nunca sequer havia imaginado antes.

O Butão, país encravado em meio aos Himalaias, é perfeito para isso. Esse destino permaneceu isolado do resto do mundo durante séculos, e desenvolveu a sua própria história e costumes. Há muitos templos budistas, mosteiros, castelos, museus, lagos e aldeias para encher os seus olhos e transformar a sua forma de ver o mundo.

Saindo do meio urbano

Ainda segundo o Booking.com, cerca de 44% dos viajantes globais buscam, em 2023, vivências mais simples e desconectadas do dia a dia em suas viagens. Essas férias no estilo “off-grid” ocorrem na natureza, onde nos conectamos com as necessidades básicas da vida e aprendemos habilidades como acender fogueiras e montar acampamentos.

Uma viagem de trekking para o topo do Monte Roraima é justamente isso. São entre 7 e 9 dias de trekking, passando por rios, vales de cristais, jardins com plantas endêmicas e formações rochosas interessantes. É um lugar belo e imponente, mas que exige condicionamento físico e disposição para enfrentar desafios.

Também existem destinos mais acessíveis que trazem a sensação de desconexão com o meio urbano. Na Chapada Diamantina e nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, há roteiros com trilhas curtas e que te levam aos principais atrativos dessas regiões de carro. Você simplifica o transporte mas não perde em contato com a natureza e cultura local.

Foco no bem-estar

Segundo um relatório do Skyscanner, o bem-estar está no foco de 46% dos viajantes para 2023. A ideia é viajar para lugares tranquilos onde é possível relaxar, praticar atividades leves e aproveitar o que a natureza tem para oferecer de melhor. Ao contrário das viagens off-grid, essas oferecem um pouco mais de conforto e luxo.

No coração da Amazônia, é possível ter uma experiência assim ao se hospedar nos hotéis de selva. Eles estão localizados às margens dos principais rios da região, onde tudo o que se vê é água e floresta. Ainda assim, eles oferecem todas as mordomias de um hotel urbano, com restaurante, piscina e estadia em bangalôs aconchegantes.

Fora do Brasil, na Costa Rica, você também pode aproveitar as praias caribenhas, passear por florestas e avistar vulcões em roteiros leves e com dias livres para relaxar. O Equador é outro país com a opção de fazer uma viagem focada no bem-estar, ao conhecer as Ilhas Galápagos em um tour de navio e com hospedagem nos melhores hotéis da região.

Nostalgia

O retorno às origens, com passeios prezando pela nostalgia e pelos prazeres simples da vida, também é uma das tendências de viagens para 2023. Após as incertezas e instabilidades que a pandemia trouxe, agora está na hora de encontrar conforto emocional nas coisas que nos remetem a um passado mais descomplicado.

Uma boa pedida é o Caminho dos Diamantes, que passa pelo interior de Minas Gerais, explorando todo o charme bucólico das cidades entre Diamantina e Ouro Preto. A expedição é feita em veículos 4x4 e segue a Estrada Real, criada no século 17. Há paradas para banhos de cachoeira e muita degustação de delícias mineiras. 

Curtindo atividades culturais

Enquanto a pandemia inviabilizou diversas visitas a museus, lojas, bares e restaurantes, e até mesmo dificultou viagens de trem e hospedagens nos melhores hotéis, agora está na hora de aproveitar tudo isso sem preocupação. No ano que vem, cidades ricas em atividades culturais irão ganhar atenção novamente.

Para aliar esse desejo às tendências anteriores, uma opção é visitar a Guatemala. As suas cidades coloniais são repletas de atrativos como mercados, museus, igrejas, cafés e restaurantes, que incentivam o contato com a população local e tornam os passeios despretensiosos pelas suas ruas ainda mais interessantes. 

Em torno de tudo isso, também há uma natureza tropical exuberante, decorada por vulcões, lagos e bosques, além de sítios arqueológicos com ruínas da civilização Maia. É um prato cheio para quem gosta de relaxar na natureza e se interessa pela cultura pré-hispânica.

De acordo com as pesquisas realizadas, tudo isso será feito com bastante antecedência, planejamento financeiro e independência. Ou seja, em 2023, as viagens solo ou com grupos de pessoas desconhecidas se tornarão mais comuns, caso não seja possível conciliar datas com familiares e amigos. Afinal, já está mais do que na hora de colocar o pé na estrada!

Agora que você conhece as tendências de viagens para 2023 e já sabe para onde ir, que tal agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, nós oferecemos várias opções de pacotes para o mundo inteiro. Encontre o melhor para você aqui e tire todas as suas dúvidas com os nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta