Praias para curtir o verão no Brasil

O verão já chegou e, com ele, a vontade de curtir dias de sol e água na praia. Se você ainda não decidiu para onde viajar, está na hora de conhecer algumas praias que fogem do circuito turístico mais “badalado”, mas ainda oferecem experiências relaxantes e divertidas. A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre apresenta as melhores praias para curtir o verão no Brasil. 

Fernando de Noronha

O arquipélago de Noronha abriga algumas das praias mais deslumbrantes do Brasil. Elas são divididas entre dois tipos principais: aquelas do “mar de dentro”, que têm águas mais calmas e favoráveis a atividades como mergulho, snorkeling, surf e stand-up paddle, e aquelas do “mar de fora”, que têm águas agitadas e cujo acesso é mais restrito.

Todas possuem águas cristalinas, que oscilam entre tons de verde e azul, e são rodeadas por uma natureza exuberante que tem sido ativamente preservada pelo governo local. A mais famosa de todas é, certamente, a Baía dos Porcos, que possui o famoso Morro dos Dois Irmãos e é considerada uma das praias mais bonitas do país. 

O verão é a melhor época para visitar a região, tendo em vista que a ausência de chuvas é praticamente garantida, e o mar fica mais quente e agradável, em torno de 26ºC. Uma visita a esse paraíso natural é necessária pelo menos uma vez na vida!

Morro dos Dois Irmãos em Fernando de Noronha, Pernambuco

Confira aqui os roteiros para Fernando de Noronha.

Itacaré

Itacaré é um daqueles destinos nordestinos que só começou a cair nas graças dos turistas recentemente. A cidade está localizada no litoral sul da Bahia e abriga mais de 20 praias que possuem aquele charme de “paraíso perdido”. Não muito tempo atrás, a região era frequentada apenas por surfistas e pescadores.

Dentre as praias mais exclusivas, temos a Prainha, que é acessível apenas por trilhas e é cercada por Mata Atlântica e coqueiros. Já entre as mais “urbanas”, temos a Praia da Tiririca, com diversos quiosques, restaurantes e um mar perfeito para o surfe, e a Praia da Concha, que é formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas.

Após tomar tanto banho de mar, você pode encerrar os seus dias assistindo ao pôr do sol no Mirante do Xaréu, localizado à esquerda da Praia da Concha. O visual é deslumbrante, mas bastante concorrido!

Dia ensolarado em uma das praias de Itacaré, na Bahia

Confira aqui os roteiros para Itacaré.

Península de Maraú

A Península de Maraú é outra jóia escondida do litoral sul da Bahia, mas que tem crescido em popularidade nos últimos anos. Ela está inserida em uma área de proteção ambiental e possui diversas praias de areia branca e fina, com coqueiros e falésias. Nos seus arredores também há manguezais, lagoas e pequenas ilhas que podem ser visitadas de barco.

A Praia de Taipu de Fora é ideal se você busca um mar calmo para se banhar, uma faixa de areia para deitar e se bronzear, e bastante infraestrutura turística no formato de quiosques, restaurantes e pousadas. Já se você quer se sentir o “dono do campinho”, longe da maioria dos turistas, um lugar mais isolado como a Praia da Bombaça é perfeito para você.

Vale notar que diversas praias da Península de Maraú contam com corais e arrecifes. Essas formações viram abrigo para peixinhos coloridos e deixam as marés mais suaves, sendo os lugares mais indicados para fazer um mergulho de snorkel.

Vista aérea da Península de Maraú, na Bahia

Confira aqui os roteiros para a Península de Maraú.

Ilha de Boipeba

A Ilha de Boipeba também está situada no sul da Bahia, e é ainda mais indicada para quem busca sossego e tranquilidade em meio ao disputado verão nordestino. Cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, ela se destaca por uma rara beleza natural que se manteve intocada por conta do seu difícil acesso.

A Praia da Boca da Barra é a sua praia mais popular, concentrando boa parte dos restaurantes e pousadas. Porém, é a Praia de Moreré que se destaca pela beleza natural, sendo composta por areias branquinhas, coqueiros, mar calmo e diversas piscinas naturais que se formam na maré baixa, onde a prática de snorkeling é recomendada.

Fora as praias, Boipeba também possui uma densa floresta de Mata Atlântica, restinga, dunas, e extensos manguezais que enriquecem a sua paisagem.

Praia deserta na Ilha de Boipeba, na Bahia

Confira aqui os roteiros para a Ilha de Boipeba.

Morro de São Paulo

Se você ainda duvida que o sul da Bahia é um dos melhores destinos para curtir o verão no Brasil, vai aí outra recomendação: o Morro de São Paulo, que além de ser conhecido por suas praias, também tem uma série de atrativos culturais. Ele está localizado ao lado da Ilha de Boipeba, apesar de ser mais badalado e receber mais turistas do que a sua vizinha.

A Segunda Praia é a mais famosa e agitada da região. Ela possui um mar calmo que, durante a maré baixa, forma piscinas naturais em meio aos corais, que favorecem os banhos. Lá também há bares, restaurantes e pousadas que atraem vários jovens, e durante a semana acontecem as festas do luau que duram a madrugada inteira.

Já a Primeira Praia é mais popular entre os moradores da região e indicada para os passeios em família, com um clima maior de sossego. Também há a Terceira Praia, indicada para mergulhos; a Quarta Praia, que possui uma extensa faixa de areia; e a Quinta Praia, perfeita para quem busca silêncio e calmaria.

Litoral do Morro de São Paulo, na Bahia

Confira aqui os roteiros para o Morro de São Paulo. 

Alter do Chão

O único destino da lista que está localizado fora do Nordeste é o vilarejo de Alter do Chão, que pertence ao coração da Amazônia paraense. Com suas praias de águas mornas, doces e de tom verde-esmeralda, a região passou até mesmo a ser chamada de “Caribe Amazônico”, atraindo o interesse de turistas do país inteiro.

Aqui, as praias são fluviais e surgem ao longo do Rio Tapajós. A mais famosa delas é a praia da Ilha do Amor, que fica em frente à orla da cidade e é marcada por areias branquinhas e águas cristalinas. Há bares e restaurantes, além de diversas mesas e guarda-sóis à disposição dos visitantes.

O verão coincide com parte da época de seca da região, fazendo com que as praias se destaquem ainda mais já que o nível da água está mais baixo. É nessa época que você pode conhecer atrativos como a Ponta do Cururu, uma faixa de areia que se estende para o mar e oferece uma vista espetacular do pôr do sol.

Ilha do Amor em Alter do Chão, no Pará

Confira aqui os pacotes para Alter do Chão.

Agora que você conhece as melhores praias para curtir o verão no Brasil, que tal já agendar a sua viagem? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para praias paradisíacas. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre esses destinos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta