As belezas do Marrocos, por que você deve conhecer?

O Marrocos é um destino com paisagens vibrantes e uma história fascinante. Caminhar pelas suas cidades históricas é como mergulhar em um mosaico de sons, cores e aromas. Já fora delas, nas montanhas e no deserto, encontramos a natureza em todo o seu potencial, com cenários sublimes que nos transmitem a sensação de tranquilidade.

A seguir, o Blog Vida ao Ar Livre te conta sobre as principais belezas do Marrocos e por que você deve conhecê-las.

Arquitetura das cidades 

Um dos principais chamarizes do Marrocos é a arquitetura ornamentada e suntuosa de suas cidades, especialmente daquelas conhecidas como “cidades imperiais” - ou seja, que já serviram como capital dos antigos impérios reinantes na região.

É o caso de Marrakesh, cuja herança arquitetônica é percebida nos seus principais pontos turísticos. O Palácio da Bahia, por exemplo, possui mais de 150 quartos cobertos por mosaicos de azulejos das mais diversas cores. Já a Mesquita Koutoubia se destaca pela sua torre de 77 metros e estilo islâmico clássico.

Palácio da Bahia, em Marrakesh, no Marrocos

Foto: Val Traveler - Wikimedia Commons

Em Casablanca, outra cidade marroquina importante, temos a Mesquita de Hassan II, considerada uma das mais belas do país. Com 210 metros de altura, ela é a segunda mesquita mais alta do mundo, e também é decorada com azulejos dispostos em padrões geométricos que enfatizam a simetria.

Até mesmo em algumas ruas das cidades podemos perceber a beleza arquitetônica do Marrocos, com suas influências islâmicas, europeias, africanas e berberes. 

Mesquita de Hassan II, no Marrocos

Cores e aromas dos mercados

Os mercados marroquinos, também conhecidos como souks, são um espetáculo à parte. Eles proporcionam uma experiência imersiva na cultura e no cotidiano do país e possuem uma variedade de cores e aromas que enchem os olhos. 

Não é à toa: afinal, é lá que ocorre a negociação incessante dos mais diferentes tipos de produtos. Há especiarias, frutas, legumes e frutos do mar, além de cerâmica, tecidos, roupas, joias e artesanato. É possível negociar os preços e encontrar peças únicas e autênticas em meio ao mar de opções disponíveis. 

Mercado (souk) em Marrakesh, no Marrocos

Os principais souks do país estão localizados em Marrakesh, e são divididos de acordo com as suas especialidades. O Souk el Attarine, por exemplo, é onde se concentra a venda de especiarias, enquanto o Souk Haddadine é especializado em artesanato feito à base de ferro e o Souk des Bijoutiers é especializado em joias. 

Os souks são uma parte essencial da cultura marroquina. Eles existem há séculos, e caminhar por eles é despertar todos os seus sentidos ao mesmo tempo. 

Mercado (souk) em Marrakesh, no Marrocos

Dunas do Deserto do Saara

Apesar da beleza das cidades, muitas pessoas visitam o Marrocos com o objetivo de conhecer o Deserto do Saara. Esse é um dos lugares mais icônicos do mundo, cujo fascínio reside na magnitude e infinitude de suas dunas.

Uma grande parte do deserto no Marrocos é formada por pedras, mas existem duas grandes áreas de dunas: Erg Chebbi e Erg Chigaga. As formações de areia chegam a medir 150 metros de altura e compõem a típica paisagem do Saara que vemos em filmes e livros. Por aqui, é possível fazer passeios de camelo e conhecer o deserto mais de perto.

Dunas do Deserto do Saara, no Marrocos

O Saara também é lar de muitas aldeias berberes, que ainda mantêm suas tradições e costumes de tempos antigos e podem ser visitadas hoje. Uma opção é, inclusive, pernoitar em um acampamento e aproveitar para observar as estrelas e constelações, já que o deserto tem um dos céus mais limpos do mundo.

Existem poucos lugares no mundo que mostram uma natureza tão única e selvagem, com uma beleza tão impactante quanto o Saara.

Berberes no Deserto do Saara, no Marrocos

Picos nevados da Cordilheira do Atlas

Ao norte do país, a beleza natural começa a adquirir outros tons de cores. A Cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas que se estende por mais de 2.400 km, com picos nevados e trilhas que são perfeitas para os amantes de natureza e de aventura. 

A paisagem do Atlas é completamente diferente da paisagem do Saara: há vales, florestas, lagos e rios prontos para serem explorados. Ela está em contato próximo com o Mar Mediterrâneo e possui diversas espécies endêmicas e raras, como o cedro-do-atlas e o macaco-barbudo-do-atlas.

Cordilheira do Atlas, no Marrocos

A cordilheira também é repleta de caminhos que levam a pequenos vilarejos e aldeias berberes, onde é possível conhecer outro lado da cultura marroquina. Esses povos vivem da agricultura e da pecuária e possuem um estilo de vida seminômade, assim como os seus antepassados.

Assim, se você curte fazer trekking e conhecer paisagens deslumbrantes, a Cordilheira do Atlas é o lugar certo para você! Ela prova, mais uma vez, que o Marrocos tem muito mais a oferecer do que se poderia imaginar.

Cordilheira do Atlas, no Marrocos

Agora que você sabe quais são as belezas do Marrocos, que tal agendar a sua viagem para ir conhecê-las? Para isso, conte com os serviços da Pisa Trekking. Especialistas em ecoturismo, oferecemos várias opções de pacotes para o Marrocos. Confira todos aqui e tire todas as suas dúvidas com nossos atendentes!

Leia mais textos sobre o Marrocos:

Conheça os nossos roteiros!

Assine nossa newsletter e receba nossos roteiros e novos textos do blog

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Deixe uma resposta